Agentes do relevo Flashcards
Diferencie escudos cristalinos, bacias sedimentares e dobramentos.
Escudos cristalinos: rochas cristalinas ou metamórficas. Mais antigos (Era Pré-Cambriana), sofrem erosão e são mais tectonicamente estáveis. Grandes reservas de minerais. Corresponde a 36% do território brasileiro (Escudo das Guianas e Escudo Brasileiro).
Bacias sedimentares: áreas de base cristalina, mas cobertas por sedimentos. Era Paleozoica. Processo intenso de erosão, transporte e deposição de sedimentos. Encontram-se combustíveis fósseis. Corresponde a 64% do território brasileiro (bacias Amazônica, Meio-Norte, Paraná, São Francisco e Pantanal Mato-Grossense).
Dobramentos:
Antigos: Eras Pré-Cambriana e Paleozoica. cadeias bastante desgastadas pela erosão e movimentos tectônicos de baixa intensidade. Ex: Serras do Mar, da Mantiqueira e do Espinhaço (Brasil); Montes Apalaches (EUA); Montanhas Caledônicas (Escócia).
Modernos: Fim das Eras Mesozoica e Cenozoica. Instáveis e recentes. Ex: Andes, Montanhas Rochosas, Himalaia, Atlas, etc.
Explique o que aconteceu na Era Paleozoica e identifique seus períodos.
Paleozoica (550 milhões de anos):
Períodos: Cambriano, Ordoviviano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano.
Formação da Pangeia e grande florestas de coníferas, formação de bacias carboníferas no Sul do Brasil e bacia sedimentar do Paraná.
Explique o que aconteceu na Era Mesozoica e identifique seus períodos.
Mesozoica (250 milhões de anos):
Períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo.
Formação de bacias sedimentares e petróleo, surgimento dos dinossauros (Triássico) e extinção dos dinossauros (Cretáceo), intensa atividade vulcânica, fragmentação da Pangeia e formação de Gondwana e Laurásia.
Explique o que aconteceu na Era Cenozoica e identifique seus períodos.
Cenozoica:
Períodos Paleogeno e Neogeno (65,5 milhões de anos): formação dos dobramentos modernos, fragmentação de Gondwana e formação dos continentes atuais, formação de bacias sedimentares, formação da calota polar antártica, formação de ilhas brasileiras.
Período Quaternário (2,5 milhões de anos): último período glacial, mudanças climáticas globais, surgimento do ser humano e formação de bacias sedimentares recentes.
Quais são os principais agentes endógenos e exógenos que modificam o relevo?
Agentes endógenos: vulcanismo, tectonismo e abalos sísmicos.
Agentes exógenos: chuva, rios, mares, vento e ações humanas.
O que é intemperismo e quais os seus tipos?
É o desgaste das rochas.
Intemperismo físico/desagregação mecânica: as rochas sofrem alteração de tamanho e formato devido à oscilação de temperatura ao longo do dia. Raízes e gelo também podem fragmentar rochas. Ex: inselbergs.
Intemperismo químico/decomposição: mudança na composição das rochas devido à água, sendo maior com temperaturas elevadas. Também pode ser ocasionado por organismo e vegetais, como bactérias e algas. Ex: mares de morros e coxilhas.
Quais são os tipos de erosão?
Fluvial (forma “vales em V”), eólica, pluvial, marinha (forma falésias) e glacial.
Como ocorre o processo de voçorocamento?
A água da chuva compacta o solo, diminuindo a penetração de água, provocando erosão, que pode levar ao surgimento de voçorocas e ravinas. A água também pode gerar a lixiviação do solo (empobrecimento de minerais).
Como ocorre a erosão glacial e quais os seus tipos?
Compressão: solidificação do gelo entre fendas de rochas, alargando-as.
Desgaste mecânico: deslocamento de massas de gelo sobre as rochas, fragmentando-as em pequenos grãos.
A erosão glacial forma “vales em U”, que ao serem ocupados pela água do mar, formam fiordes.
Quais são as principais formas de relevo terrestre?
Planícies: margens de rios e mares; ocorrem processos de acúmulo de sedimentos.
Planaltos: ocorrem processos erosivos e degradação de rochas; são mais altos do que as regiões próximas.
Depressões: são mais baixas do que as áreas ao redor. Pode ser absoluta (abaixo do nível do mar) ou relativa (acima do nível do mar).
Quais são as principais formas de relevo marinho?
Plataforma continental: próximo do continente; profundidade de até 200m; declive pouco acentuado; depósito de sedimentos e petróleo.
Talude continental/zona batial: de 200 a 1000m de profundidade; está entre a plataforma continental e a zona abissal.
Zona abissal: abismos submarinos com mais de 5000m de profundidade.
O que é carste?
Relevo com sistemas de dutos e cavernas.
Como cavernas são formadas?
As rochas carbonáticas possuem minerais solúveis em água pluvial acidificada, que percorre as falhas da rocha, formando dutos que armazenam água. Quando o nível freático é rebaixado, os dutos secam e originam redes de cavernas, cânions, lagoas e rios subterrâneos. O fluxo de água pode ser intensificado pelas monções.
Diferencie estalactites e estalagmites.
Estalactites: teto de cavernas.
Estalagmites: chão de cavernas; formadas a partir das estalactites.
Explique as principais características das diferentes classificações do relevo brasileiro.
Classificação por Aroldo de Azevedo: Critério: altura do relevo. Dividido em planaltos e planícies (7 unidades de relevo).
Classificação por Aziz Nacib Ab’Saber: Critério: processos geológicos. Dividido em planaltos em planícies (10 unidades de relevo).
Classificação por Jurandyr Ross: Critérios: morfoesculturais (erosão), morfoestruturais (geologia), morfoclimáticos e altimétricos. Dividido em menos planícies e mais planaltos e depressões (28 unidades de relevo).