Afecções Endócrinas Flashcards
Hipotireoidismo?
O hipotireoidismo secundário corresponde a cerca de 5% dos casos. Esse tipo de hipotireoidismo é desencadeado pela diminuição da secreção de TSH pela hipófise, resultando em uma atrofia folicular secundária.
Dentre as causas de hipotireoidismo secundário estão: tumores hipofisários, malformações da hipófise e a deficiência isolada de TSH. Geralmente está associada a neoplasias, ao hiperadrenocorticismo adquirido e à síndrome do eutireoideo doente.
De acordo com Montanha (2011)o hipotireoidismo secundário raramente é descrito nos cães, provavelmente porque até pouco tempo atrás não havia um teste para TSH canino disponível.
Hiperadrenocorticismo ou síndrome de cushing?
Excessiva concentração glicocorticoides no sangue, do origem endógena ou exógena (iatrogenica) e sintomatologia bastante diversificada, decorrente dos efeitos gliconeogênicos, imunossupressores, antiinflamatóriaos e católicos dos glicocorticoides em vários sistemas orgânicos.
Hiperadrenocorticismo classificado?
ACTH ou hipófise-depende, tumor corticotrofico secretor de ACTH, causando hiperplasia adrenicortical bilateral e excesso de secreção de cortisol.
ACTH-independe: inclui os tumores funcionais do córtex adrenal secretores de cortisol.
Hiperadrenocorticismo iatrogênico: secundário à administração crônica e excessiva de glicocorticoides exógenos.
Hiperadrenocorticismo sinais clinicos?
Poligamia, poliuria, polidipsia, distensão abdominal secundária a obesidade visceral e hepatomegalia, taquipneia, atrofia e fraqueza muscular, letargia, cansaço fácil, intolerância ao calor, alterações do ciclo teatral, atrofia testicular, alterações cutâneas representadas por alopécica não pruriginosa, atrofia cutânea, telangiectasia, estriaçoes, comedos, hiperpigmentação, calcinose e piodermite recidivante.
Hiperadrenocorticismo terapia?
De acordo com a etiologia, que pode ser em função de um tumor hipofisário secretor de corricotrofina (ACTH) ou um tumor adrenicortical primário.
Hipotireoidismo primário causas?
Tireoidite linfocítica. Atrofia idiopática. Destruição neoplasica. Causas iatrogenicas. Remoção cirúrgica. Medicações antitireoidiana Tratamento por iodo radioativo. Fármacos (ex: sulfametoxazol)
Hipotireoidismo sinais clinicos?
Durante a idade adulta.
Diminuição do metabolismo celular e de seus efeitos sobre o estado e atividade mental do cão.
Retardo mental, letargia, intolerância ao exercício e propensão em ganhar peso sem um aumento correspondente no apetite ou ingestão alimentar.
Sinais dermatológicos.
Sinais neuromusculares
Sinais reprodutivos.
Diagnóstico hipotireoidismo?
Sinais clinicos.
Função da glândula tireoide, tiroxina serica (T4)
Tratamento hipotireoidismo?
Levotiroxina sódica.