Ação Penal Flashcards
Quando o crime é de ação pública. Quem pode promover a denúncia?
Nos crimes de ação pública, esta será promovida por denúncia do Ministério Público ou de representação do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.
Para quem passará o direito de representação caso o ofendido morra ou seja declarado ausente por decisão judicial?
No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por decisão judicial, o direito de representação passará ao cônjuge, ascendente, descendente ou irmão.
Por qual crime a ação penal será púbica?
Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública.
Em qual situação a representação é irretratável?
A representação será irretratável, depois de oferecida a denúncia.
Como será iniciada a ação penal nas contravenções?
A ação penal, nas contravenções, será iniciada com o auto de prisão em flagrante ou por meio de portaria expedida pela autoridade judiciária ou policial.
Quem e como pode provocar a iniciativa do MP?
Qualquer pessoa do povo poderá provocar a iniciativa do Ministério Público, nos casos em que caiba a ação pública, fornecendo-lhe, por escrito, informações sobre o fato e a autoria e indicando o tempo, o lugar e os elementos de convicção.
Qual o procedimento para a ordem de arquivamento do inquérito policial?
Ordenado o arquivamento do inquérito policial ou de quaisquer elementos informativos da mesma natureza, o órgão do Ministério Público comunicará à vítima, ao investigado e à autoridade policial e encaminhará os autos para a instância de revisão ministerial para fins de homologação, na forma da lei.
Qual o prazo para que havendo discordância do arquivamento do IP?
Se a vítima, ou seu representante legal, não concordar com o arquivamento do inquérito policial, poderá, no prazo de 30 (trinta) dias do recebimento da comunicação, submeter a matéria à revisão da instância competente do órgão ministerial, conforme dispuser a respectiva lei orgânica.
Quem poderá provocar a revisão do arquivamento do inquérito policial crimes praticados em detrimento da União, Estados e Municípios?
Nas ações penais relativas a crimes praticados em detrimento da União, Estados e Municípios, a revisão do arquivamento do inquérito policial poderá ser provocada pela chefia do órgão a quem couber a sua representação judicial.
O que pode ser feito quando ação pública nos crimes de ação públlica não for intentado no prazo legal?
Será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal, cabendo ao Ministério Público aditar a queixa, repudiá-la e oferecer denúncia substitutiva, intervir em todos os termos do processo, fornecer elementos de prova, interpor recurso e, a todo tempo, no caso de negligência do querelante, retomar a ação como parte principal.
Quem poderá intentar ação privada?
Ao ofendido ou a quem tenha qualidade para representá-lo caberá intentar a ação privada.
Quem tem no caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por decisão judicial, o direito de oferecer queixa ou prosseguir na ação?
A ação passará ao cônjuge, ascendente, descendente ou irmão.
Como procederá o juiz sendo o requerente de ação privada comprovadamente pobre?
Nos crimes de ação privada, o juiz, a requerimento da parte que comprovar a sua pobreza, nomeará advogado para promover a ação penal.
Quem é considerado pobre segundo o processo penal?
Considerar-se-á pobre a pessoa que não puder prover às despesas do processo, sem privar-se dos recursos indispensáveis ao próprio sustento ou da família.
O que irá atestar a pobreza do requente de ação privada?
Será prova suficiente de pobreza o atestado da autoridade policial em cuja circunscrição residir o ofendido.