acão humana e valores Flashcards
o que é um valor?
o valor é o princípio ou ideal que orienta a conduta humana e inspira aquilo que pensamos, queremos e fazemos.
o que é o critério de polaridade?
um valor tem sempre um anti valor correspondente. por exemplo, só conhecemos o bem por oposição ao mal.
o que é o critério de hierarquia?
os valores podem ser hierarquizados de acordo com as nossas prioridades ou necessidades de vida, ou seja, podem mutáveis de acordo a diferentes fases da nossa vida.
o que é o critério de perenidade?
tentar perceber se os valores são universais e perenes (independentes do tempo) ou se são relativos a um determinado contexto e, por isso, são mutáveis.
o que é um juízo de facto?
os juízos de facto são descritivos, isto é, são afirmações que descrevem algum aspecto da realidade de modo objetivo.
o que é um juízo de valor?
os juízo de valor são apreciações subjetivas da realidade feitas a partir de percepções individuais. dependem de vários fatores e mudam de pessoa para pessoa.
o que é um juízo moral?
os juízos morais são um tipo de juízo de valor e são juízos normativos sobre o que devemos ou não fazer.
o que é o subjetivismo?
o subjetivismo parte da ideia que os valores derivam do ponto de vista de cada individuo e que não existe uma verdade universal. para um subjetivista, esta teoria favorece à liberdade individual e a tolerância.
quais são as objeções ao subjetivismo?
-impede a censura de ações erradas pois tolera a intolerância e ações como homicídio e pedofilia não podem ser julgados.
-impossibilita debates pois seria inútil debater problemas morais se estes fossem subjetivos (cada um acreditaria sempre na sua verdade)
quais são os argumentos a favor do subjetivismo?
argumento do desacordo e argumento da da ausência da prova
o que é o relativismo?
o relativismo parte da ideia que os valores derivam do ponto de vista de cada cultura e que não existe uma verdade universal. para um relativista, cada um deve viver de acordo com os valores da sua sociedade e não deve criticar os valores aceites em outras sociedades pois isso seria intolerante e etnocêntrico.
quais são os argumentos a favor do relativismo?
argumento das diferenças culturais, argumento da tolerância e argumento do desacordo.
quais são as objeções ao relativismo?
-a crítica não tem sempre de ser etnocêntrica e é possível criticar outros costumes sem ser ofensivo pois criticar um costume não é criticar a sociedade num total.
-não permite explicar o progresso moral pois vários progressos foram feitos ao longo do tempo e, segundo o relativismo, cada cultura devia, para sempre, ficar fiel a si.
o que é o objetivismo?
o objetivismo parte da ideia de que os juízos morais são proposições cujo valor de verdade pode ser determinado à semelhança dos juízos facto, isto é, independentemente de da cultura ou de preferências individuais. existem ações objetivamente boas, e outras objetivamente imorais.
quais são os argumentos a favor do objetivismo?
argumento da imparcialidade - se os nossos juízos morais não fossem verdades objetivas, ser-nos-ia impossível justificá-los de um ponto de vista imparcial