A Terra Flashcards
O que é Litosfera?
É a camada mais superficial do globo terrestre - formada pela Crosta é parte superior do Manto -. É sobre ela que o relevo ganha seus contornos, formando desde depressões até cadeias montanhosas.
O que é Escudo Cristalino?
São os terrenos mais antigos da crosta terrestre, formados pelo choque de massas continentais ocorrido há centenas de milhões de anos durante a era Pré-Cambriana (Arqueozoica e Proterozoica). Os escudos cristalinos são constituídos de rochas magmáticas, ou seja, trata-se do magma - material líquido-pastoso proveniente do Manto - em estado sólido.
Cite as principais eras antigas do planeta Terra.
Em ordem: Arqueozoica (4,5 bilhões) Proterozoica (2,5 bilhões), Paleozóica (570 milhões), Cenozóica (65 milhões).
O que são Bacias Sedimentares?
Foram formadas na era Paleozóica e Mesozóica, com a erosão das rochas do escudo cristalino - após o desgaste dos maciços, seus sedimentos foram depositado em regiões mais baixas. O acúmulo desses detritos, somado aos restos orgânicos, leva à formação de rochas sedimentares pelo processo de litificação.
O que são Dobramentos Modernos?
Trata-se das formações mais recentes da crosta terrestre, surgindo do choque de placas ocorrido no fim da era Mesozóica e o início da Cenozóica. As rochas são mais flexíveis e situam-se na zona de contato entre as placas tectônicas. Nessa região de grande instabilidade e frequentes movimentos sísmicos se encontram montanhas e vulcões ativos e extintos.
Quais são as diferentes camadas do globo terrestre?
De fora para dentro, elas são: Crosta, Manto Superior, Manto Inferior, Núcleo Externo e Núcleo Central.
Quais os 4 tipos de relevo que constituem o cenário terrestre?
São elas: depressões, montanhas, planaltos e planícies.
Explique o tipo de relevo Depressão.
São áreas da superfície localizadas em altitude inferior à das regiões próximas ( depressão relativa) ou abaixo do nível do mar ( depressão absoluta). As depressões podem ser formadas de várias maneiras: por deslocamento do terreno, remoção de sedimentos, dissolução de rochas ou até por queda de meteoritos.
Explique o tipo de relevo Montanha.
Também chamadas de dobramentos modernos, são grandes áreas elevadas resultantes do choque de placas tectônicas, como o da Placa Euro-asiática Ocidental com a Indo-Australiana, que deu origem ao conjunto de montanhas do Himalaia, do sul da Ásia, onde há mais de 100 picos que superam 7 mil metros de altura.
Explique o tipo de relevo Planalto
São elevações de altitudes variadas, em que predomina o processo de erosão e cuja composição rochosa pode ser de rochas sedimentares, cristalinas ou metamórficas. Os planaltos assentam superfície irregular, como serras, e chapadas e são delimitadas por áreas rebaixadas em um de seus lados.
Explique o tipo de relevo Planície
São áreas da superfície relativamente plana, formadas por rochas sedimentares e nas quais predominam os processos de decomposição e acúmulo de sedimentos. Na maior parte das vezes, as planícies são encontradas em baixas altitudes. Mas é bom ficas atento: não é a altitude de um relevo que determina se ela é uma planície; o principal fator definidor é o acúmulo de sedimentos. Nas regiões e,evadas, por exemplo, existem as planícies de montanha, que são formadas de rocha sedimentar e delimitadas por aclives.
Existem duas ações que juntas modelam os relevos, quais são elas?
São elas: forças internas (também chamadas de endógenas) e forças externas (também chamadas de exógenas).
Cite e explique quais são a forças internas que formam os diferentes tipos de relevo.
Tectonismo: são os lentos deslocamentos das placas tectônicas, que podem ser vertical ou horizontal. Quando é vertical (epirogênese), levanta e abaixa a crosta durante um prolongado espaço de tempo. Quando o movimento de uma placa em relação à outra é horizontal (orogênese), uma acaba entrando em baixo da outra (a subducção)
Vulcanismo: os vulcões são fendas na crosta terrestre por meio das quais o magma atinge a superfície. Existem dois tipos básicos de vulcões: os explosivos e os não explosivos. O primeiro aparece no ponto de encontro das placas tectônicas. Já os vulcões não explosivos, ficam bem no meio de uma placa tectônica.
Abalo sísmico: são tremores na superfície terrestre causado pelo movimento das placas tectônicas ou em virtude da grande energia liberada pelo vulcanismo.
Cite e explique quais os tipos de forças externas que forma os diferentes tipos de relevos.
Erosão: o processo de desintegração e consequente transporte do material decomposto recebe o nome de erosão.
Ventos: o mesmo que formação éolica. Um exemplo são as dunas.
Rios: vales, cânions, e planícies são moldados pelo movimento sinuoso das águas dos rios.
Mares: o choque das ondas do mas em paredões litorâneos provoca o desgaste da superfície.
Geleiras: deslocamento das geleiras e desgaste que elas provocam nas montanhas.
Intemperismo: Químico ocorre quando a rocha tem sua composição química alterada pelo efeito da água e da umidade. Físico consiste na fragmentação das rochas por meio de variação de temperaturas, solidificação da água, raízes de plantas.