A perspetiva de Karl popper e Kuhn Flashcards
Para Popper no que consiste o processo científico?
Para Popper o processo científico deve ser entendido como o processo da ciência a direção a um fim )a verdade) que sendo entendida como a correspondência das proposições cientificas à realidade dos factos é a meta para qual a ciência avança.
O que é o critério de falsificabilidade?
O critério de falsificabilidade consiste numa teoria que pressupõe que todas as teorias podem ser refutadas. Neste sentido nenhuma teoria mesmo que possa ser corroborada é completamente verdadeira, é apenas uma aproximação da realidade.
No que consistem tentativas - erro?
A ciência avança por meio de tentativas erro ou seja parte de problemas, propõe hipóteses de explicação de são provisórias, submete as teorias a processos rigorosos de refutação e vai eliminado os erros o que conduz á descoberta de novos problemas aproximando-se assim da verdade.
Porque é que a ciência é uma atividade crítica segundo Popper?
A ciência é uma atividade crítica ( contrária á dogmática) porque utilizando o lado crítico o cientista encontra falhas ou erros nas teorias já existentes e empenha-se na procura de novas respostas.
Como sabemos se uma teoria é mais verosímil que outra?
Uma teoria é mais verosímil do que outra rival somente no caso de implicar mais verdades (explicando um maior número de fenómenos) e menos falsidades do que a teoria rival.
Como responde Popper ao problema da objetividade?
Popper confronta o problema da objetividade dizendo que apesar de um cientista ser um criador, engenhoso de conjeturas, as teorias científicas, sendo corroboradas, correspondem a uma leitura objetiva da realidade.
Quais foram as críticas á teoria de Popper?
As críticas criticavam que o critério de falsicabilidade abalava a confiança das pessoas nas teorias científicas e também a sua perspetiva é posta em causa porque existe uma uma influência da personalidade do cientista e do contexto social na construção das teorias.
Para Kuhn no que consiste o processo científico?
Para Kuhn a ciência depende de um paradigma ( modelo universal) sendo assim as teorias só são verdadeiras dependendo do paradigma em que a ciência esteja exposta. No entanto pode haver anomalias (problemas) que causam uma crise e que obrigam á ponderação de um novo paradigma ( ciência extraordinária) após um consenso existe uma revolução (criação de um novo paradigma) que causa novamente estabilidade.
Quais são as características da perspetiva de Kuhn?
Kuhn acredita que a mudança de paradigma não é cumulativa ou seja o novo paradigma não tem nenhuma ligação ao anterior sendo o progresso da ciência não cumulativo e contínua. A escolha de um novo paradigma é influenciada pela ordem histórica, sociológica e psicológica.
Quais foram as críticas feitas a Kuhn?
Criticaram Kuhn por o mesmo dizer que não defendia o relativismo porém a sua perspetiva acaba por fornecer um plano idêntico aos outros. Criticam também a irracionalidade do seu critério devido á adesão do novo paradigma ser quase como uma conversão de todos os cientistas ( referindo-se à fé).
Quais são as diferenças entre as duas perspetivas?
Popper- contínuo, cumulativo, crítico e corroborativo/refutativo
Kuhn- dogmático, não é cumulativo ou contínuo.