A leitura e a produção científica Flashcards
Leitura de reconhecimento
Seletiva: é o primeiro tipo de leitura que você deve considerar aqui.
A leitura realizada pelo pesquisador para “fazer os primeiros contatos, selecionar, tomar decisões”. (NASCIMENTO, 2005, p. 29)
Situação na qual você precisa “decidir sobre a leitura apurada de um livro”; ponderar se ele “vai ajudar ou não no tema a ser pesquisado”; escolher quais livros você vai tomar emprestado da biblioteca.
Leitura analítica
Detalhamento pela busca dos elementos mais significativos do texto.
Seleção dos aspectos mais importantes da obra, que auxiliarão no processo de apropriação do saber historicamente acumulado.
Leitura crítica
A leitura crítica é outra face do trabalho de compreensão de uma obra ou um texto.
Parte do pressuposto de que para a elaboração de um trabalho se faz essencial não apenas a tomada de posse das ideias contidas nas obras lidas, mas que também implica acrescentar ao conhecimento existente à contribuição daquele que produz uma obra nova.
Isso quer dizer que é necessária a reflexão crítica e pessoal a partir do que foi lido e trabalhado na fase preparatória da investigação (NASCIMENTO, 2005, p. 30 ).
Essa leitura crítica pode contribuir bastante para a fundamentação do trabalho que será realizado.
A resenha é uma modalidade de trabalho acadêmico que se vale, principalmente, da leitura crítica.
Fichamento: orientação para anotações e apontamentos - Objetivo
Os fichamentos podem ser um excelente recurso para não se perder os dados bibliográficos, as anotações de aula ou os apontamentos decorrentes de uma leitura.
Fichamento: orientação para anotações e apontamentos - Analogia
São “como uma memória exterior”, pois quando bem organizados, eles até “podem se constituir em uma minibiblioteca para uso pessoal” (CERVO & BERVIAN, 2002, p. 92).
Fichamento: orientação para anotações e apontamentos - Porque a necessidade de precisão e clareza
Sempre considere a necessidade de precisão e clareza, pois ao voltar aos registros tempos depois, é preciso reconhecer o sentido e a validade do que foi escrito, mesmo diante do esquecimento natural decorrente do tempo.
Fichamento: orientação para anotações e apontamentos - Porque fazer anotações
Leve em conta que os apontamentos e as anotações de uma leitura devem conter dados que permitam encontrar ou acessar rapidamente a fonte original.
Fichamento: orientação para anotações e apontamentos - Como deve funcionar
O fichamento deve funcionar, assim, como um guia bibliográfico ou guia de leitura que permite retomar e recuperar os dados, anotações e apontamentos decorrentes do estudo de uma obra ou mesmo da assistência a uma aula ou conferência.
Resumo
O resumo como uma modalidade do trabalho acadêmico consiste num texto que registra as ideias ou os pontos essenciais de um texto-base;
Resumo indicativo
corresponde apenas a referências e indicações do texto-base, sem que sejam registrados dados qualitativos e quantitativos;
Resumo informativo
corresponde ao registro conciso das informações mais importantes contidas num texto-base.
Resumo crítico
é, geralmente, identificado com a resenha, sendo uma outra designação para a própria resenha.
Resenha
É muito comum haver confusão entre resenha e resumo, pois a resenha corresponde, em boa parte, a um resumo do texto-base;
Resenha como elaborar
Ao elaborar uma resenha, tenha em mente pelo menos duas tarefas: realizar uma síntese da obra ou do texto e elaborar um julgamento ou apreciação crítica dessa obra.
Resenha - Como fazer a crítica
A crítica pode ser externa e interna. A crítica externa “ressalta a importância da obra no seu contexto histórico, social, cultural e filosófico” e a crítica interna “se dedica ao exame do conteúdo da obra, julgando-o”.