A Evolucao E Distribuicao Da Populacao Flashcards
O que são são os censos?
Referem-se a processos de recolha, tratamento, avaliação, análise e difusão de dados referentes a um momento temporal específico e respeitantes a todas as unidades estatísticas (indivíduos, famílias, alojamentos e edifícios) de uma determinada área geográfica, normalmente o país. Realizam-se de 10 em 10 anos, de acordo com os princípios e recomendações da ONU (2006).
O que é a população residente?
É um conjunto de pessoas que, mesmo ausentes no momento de observação, vivem na sua residência habitual, há pelo menos, 12 meses consecutivos ou chegaram à atual residência durante os 12 meses anteriores ao momento de observação, com a intenção de aí permanecerem por um período mínimo de um ano.
Temos dois indicadores demográficos: Indicadores absolutos e os indicadores relativos, explica a que se referem os indicadores absolutos.
Referem-se a valores absolutos registrados num determinado local e espaço de tempo. Por exemplo: natalidade, mortalidade, imigração, emigração, crescimento natural, etc..
Explica a que se referem os indicadores relativos.
Resultam da relação entre os indicadores absolutos e a população total, num local e espaço de tempo determinados, permitindo a realização de comparações entre países ou regiões. Por exemplo: taxas brutas de natalidade e mortalidade, taxa de crescimento efetivo, tava de crescimento natural, etc..
Como se calcula a taxa bruta de natalidade?
TBN= ( n total de nados vivos) x 1000
——————————
População total
Como se calcula a taxa bruta de mortalidade?
TBM= ( n total de óbitos) x 1000
———————-
População total
Como se calcula a taxa bruta de fecundidade geral?
TFG= ( n total de nados-vivos) x 1000
——————————
N de mulheres 15-49 anos
Como se calcula a taxa bruta de nupcialidade?
TBN= ( n total de casamentos ) x 1000
——————————-
População total
Como se calcula a taxa bruta de mortalidade infantil?
TMI= ( n óbitos de crianças <1 ) x 1000
——————————-
Total de nados-vivos
Como se calcula o saldo natural?
N-M
Como se calcula a taxa de crescimento natural?
TCN= ( saldo natural ) x 1000
——————
população total
Como se calcula o saldo migratório?
SM= I-E
Como se calcula a taxa de crescimento migratório?
TCM= ( SM. ) x 1000
———————-
População total
Como se calcula o crescimento efectivo?
CE= SN+SM
Quais são as causa do declínio da natalidade e da fecundidade?
Emancipação da mulher.
Aumento da idade média das mulheres ao nascimento do primeiro filho
Diminuição da taxa bruta de nupcialidade e aumento do número de divórcios.
Aumento das responsabilidades e encargos financeiros com os filhos, decorrentes da maior exigência com a sua educação e bem-estar, tornando-os uma fonte de despesas (infantário, saúde, vestuário, alimentação, formação, etc…)
Mudança da mentalidade dos casais que passaram a valorizar mais a vida pessoal profissional, investindo primeiramente no seu bem-estar e qualidade de vida.
Generalização do planeamento familiar e do uso de métodos contraceptivos.
Crescimento da taxa de urbanização da população, que encarece a aquisição de habitação, aumenta o emprego precário e os níveis de stress e cansaço dos casais.
O índice de renovação de gerações trata-se do número médio de filhos que cada mulher deve ter, durante a sua vida fértil, para que a sua geração possa ser substituída, para que a substituição de gerações seja assegurada, cada mulher tem que ter, em média, que “porção” de filhos?
Para que a substituição de gerações seja assegurada, cada mulher tem que ter, em média, 2,1 filhos.
Quais sao as causas do declínio da mortalidade?
Desenvolvimento da medicina preventiva curativa, aliada da assistência médica e a um maior numero de médicos por habitante.
Diminuição da taxa de analfabetismo, que favoreceu a melhoria dos hábitos de higiene pessoal, bem como um maior acesso à informação sobre os mecanismos de prevenção e combate das doenças.
Aumento do nível de vida da população, que proporcionou a melhoria das condições alimentares, de higiene e de habilidade.
Melhoria das condições de higiene, saúde e segurança no trabalho.
Quais são os contrastes espaciais na distribuição da mortalidade?
Litoralização.
Apenas alguns municípios localizados, principalmente em áreas urbanas, especialmente AML, do Algarve e dos Açores.
Os valores mais baixos ocorrem principalmente nas regiões do interior norte e centro, onde há concelhos que não ultrapassam os cinco nascimentos por cada mil habitantes.
Saída de jovens em idade fértil para as regiões urbanas do litoral ou para o estrangeiro, em busca de melhores condições de vida.
Quais são as causas do declínio da mortalidade infantil?
Melhoria da dieta alimentar e das condições sanitárias e de higiene da população.
Maior assistência médica antes, durante e após o parto.
Progressos na medicina ao nível da vacinação infantil.
Aumento da escolarização, que se refletiu no maior acesso à informação sobre cuidados com a grávida e a criança.
Sensibilização das mulheres grávidas com a frequência de formação especializada sobre o parto e os cuidados materno-infantis.
Quais são os contrastes espaciais da mortalidade infantil?
Não apresenta contrastes significativos entre as regiões, já que todas apresentam valores reduzidos, variam entre os 2,3 e os 3,5 óbitos por casa mil nados-vivos.
O que são movimentos migratórios?
Movimentos da população de uma região para a outra. Podem ser classificados de acordo com o espaço (nacionais ou internacionais), a duração (temporários ou definitivos), o estatuto jurídico (legais ou clandestinos) e a forma (voluntários ou forçados).
O que entendes por imigração permanente?
É a deslocação de uma pessoa pra um país estrangeiro, com o objetivo de aí fixar residência por um período igual ou superior a 1 ano.
O que entendes por imigração temporária?
É a deslocação de uma pessoa para um país estrangeiro, com o objetivo de aí fixar a residência por um período inferior a 1 ano.
O que se entende por remessa dos emigrantes?
As remessas dos emigrantes referem-se ao dinheiro enviado para Portugal por cidadãos portugueses que vivem e trabalham no estrangeiro. Essas remessas são frequentemente enviadas para apoiar familiares, ajudar no consumo, ou investir em bens e propriedades em Portugal.
Qual é o ranking da emigração mundial?
Em 2018, Portugal era o 27.• país do mundo com mais emigrantes e o segundo país da UE com mais emigrantes em percentagem (23%).
Retrata a imigração portuguesa.
Os imigrantes em Portugal vêm de várias partes do mundo como da Europa, da Ásia e dos PALOLP, vêm geralmente á procura de emprego, de oportunidades de estudo ou para trazerem as suas famílias para Portugal. A imigração tem ajudado a combater o declínio populacional e o envelhecimento da população portuguesa. Os emigrantes contribuem para o crescimento económico, ocupando postos de trabalho essenciais e pagando impostos.
O que entendes por imigrantes ilegais?
São cidadãos estrangeiros cuja permanência em território nacional prolongou um período superior autorizado.
Explica a evolução do saldo migratório em Portugal.
O saldo migratório em Portugal tem revelado fortes oscilações ao longo do tempo, alternando períodos de crescimento migratório positivo e negativo, resultado da conjuntura socioeconomica do país em diferentes momentos. Os valores mais baixos registraram-se em 1969, com um número de emigrantes muito superior ao número de imigrantes, culminando num saldo negativo de mais de 200 mil habitantes. No sentido oposto, destaca-se o ano de 1975, imediatamente após a Revolução de Abril, com um saldo positivo de quase 350 mil habitantes.
O que entendes por fuga de cérebros?
A fuga de cérebros em Portugal ocorre quando profissionais qualificados, como cientistas e médicos, emigram para outros países em busca de melhores oportunidades. As principais causas são salários baixos, falta de carreira e melhores condições no estrangeiro. Isso resulta em perda de talento e dificuldades em setores como saúde e educação. Para resolver, seria necessário melhorar salários, investir em áreas estratégicas e criar programas para atrair esses profissionais de volta.
O que entendes por população ativa?
É um conjunto de indivíduos com idade mínima de 15 anos que constituem mão de obra disponível para trabalhar. Inclui a população empregada e desempregada. Não são considerados os estudantes, as domésticas, as crianças com menos de 15 anos, os reformados e as pessoas incapacitadas.
O que entendes por taxa de atividade?
Define a relação entre a população ativa e a população em idade ativa (15 e mais anos de idade). Exprime-se pelo número de ativos por cada 100 pessoas com 15 e mais anos.
Como se calcula a taxa de atividade?
TA= população ativa
———————————————— X 100
População maior ou igual a 15 anos
Quais são os setores de atividade económica?
Setor primário, secundário e terciário.
O que se entende por tercearização?
É a prevalência do setor terceario na economia e na estrutura do emprego da população ativa de um país.
O que entendes por taxa de analfabetismo?
Define a percentagem de individuais com 10 ou mais anos que não sabem ler nem escrever, isto é, que são incapazes de ler e compreender uma frase escrita ou de escrever uma frase completa.
O que entendes por taxa de abandono precose de educação e formação?
É a percentagem de pessoas entre os 18 e os 24 anos que deixaram de estudar sem ter completado o ensino secundário.
Quais são os principais desafios sócio demográficos?
Envelhecimento demográfico, declínio da fecundidade, baixo nível educacional e a situação perante o emprego.
Explica o envelhecimento demográfico.
As alterações na estrutura etária da população portuguesa ao longo das últimas décadas, em particular devido à baixa natalidade e ao aumento da esperança média de vida, têm contribuído não só para o decréscimo da população como também para o acentuar da tendência de envelhecimento demográfico do país. O aumento da proporção de idosos na população total tem sido a principal causa do aumento do índice de dependência total, acentuando a pressão demográfica sobre a população em idade ativa.
O que entendes por índice de dependência total?
É a relação entre a população jovem (0-14) e idosa (65 e mais anos) e a população ativa (15-64 anos). Exprime-se pelo número de jovens e idosos por cada 100 pessoas em idade ativa.
Como se calcula o indicie de dependência total?
IDT= pop.jovem + pop. Idosa
——————————- X 100
Pop. Ativa
O que se entende por índice de dependência de idosos?
Relação entre a população idosa e a população em idade ativa.
Como se calcula o índice de dependência dos idosos?
População idosa
IDI= ———————- x 100
População ativa
O que se entende por índice de dependência de jovens?
Relação entre a população jovem e a população em idade ativa.
Como se calcula um índice de dependência de jovens?
População jovem
IDJ= ———————— x 100
População ativa
O que se entende por índice de sustentabilidade potencial?
Relação entre a população em idade ativa e a população idosa, isto é, o número de pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos por cada indivíduo idoso.
Quais são os impactes do envelhecimento demográfico?
Diminuição da natalidade, envelhecimento da mão de obra. Aumento do número de pensionistas em idade legal de acesso à reforma (67 anos e 9 meses). Diminuição do índice de sustentabilidade potencial, ou seja, aumento das despesas com os idosos ao nível das pensões e dos cuidados de saúde.
Quais são os impactes do declínio da fecundidade?
Incapacidade de renovar gerações. Envelhecimento demográfico. Diminuição do contributo do saldo natural para o aumento dos efetivos do país. Encerramento de escolas. Perda de competitividade económica face a países com mão de obra mais jovem.
Quais são os impactes do baixo nível educacional?
Baixa produtividade. Reduzida qualificação profissional. Baixa competitividade empresarial. Melhor capacidade de aceder a um emprego mais estável e mais bem remunerado.
O que se entende por taxa de desemprego?
Define a relação entre o número de desempregados e o total da população ativa.
O que se entende por população empregada?
População com 15 ou mais anos que exerce uma atividade remunerada (salário).
O que se entende por população desempregada?
Indivíduos com 15 ou mais anos que estão à procura de emprego, e incluindo um novo emprego ou o primeiro emprego, tento realizado diligências ativas nos últimos 30 dias para encontrar emprego.
O que se entende por desemprego de longa duração?
É a designação atribuída ao indivíduo desempregado, disponível para o trabalho e à procura de emprego ha 12 meses ou mais.
Quais são os impactes da situação do emprego em Portugal?
Elevada taxa de emprego entre a população jovem. Baixos salários, decorrentes da baixa qualificação da mão de obra. Generalização do trabalho temporário. Emigração da população em idade ativa em busca de melhores condições de vida, reforçando o envelhecimento do país. Adiamento do casamento e do nascimento do primeiro filho.
O que se entende por políticas demográficas?
São medidas implementadas pelos governos no sentido de regular o crescimento natural da sua população.
Dentro das políticas natalistas temos as políticas económicas, sociais e migratórias, da um exemplo de cada uma dessas.
Políticas natalistas económicas: atribuição de subsídios de nascimento e abonos de família, com valores crescentes em função do número de filhos e do rendimento das famílias.
Políticas natalistas sociais: Alargamento da rede pública de cresces e jardins de infância.
Políticas Migratórias: Oferta de programas de aprendizagem da língua portuguesa.
Explica a qualificação da mão de obra em Portugal.
A qualificação da mão de obra em Portugal refere-se ao nível de formação e competências dos trabalhadores no país. Nos últimos anos, houve um aumento na aposta em educação e formação profissional, com destaque para o ensino superior e a formação técnica e profissional. Contudo, ainda existem desafios, como a desadequação entre as qualificações dos trabalhadores e as necessidades do mercado de trabalho, especialmente em áreas como tecnologia e inovação. Além disso, a emigração de jovens qualificados tem afetado a oferta de mão de obra altamente especializada.
Quais são as medidas de valorização da mão de obra?
Investimento na educação e formação profissional.
Apoio ao ensino superior e técnico.
Promoção de competências digitais.
Políticas de incentivo à inovação do empreendedorismo.
Melhoria das condições de trabalho.
O que é o Plnao Diretor Municipal (PDM)?
É o instrumento que estabelece a estratégia de desenvolvimento territorial de cada município, em articulação com programas de âmbito nacional, regional e intermunicipal.
O que se entende por assimetrias regionais?
Representam contrastes espaciais significativos na distribuição de diferentes tipos de variáveis: demográficas, económicas, sociais, culturais, etc..
O que se entende por densidade populacional?
Define a intensidade do povoamento e expressa-se pela relação entre os números de habitantes de uma determinada área e a respetiva superfície ( hab/km2).
O que se entende por litoralização?
É o processo da crescente concentração e atividades económicas ao longo da faixa litoral, conferindo um maior dinamismo sóciodemográfico a esta parte do território por oposição as áreas do interior.
O que se entende por bipolarização?
Diz respeito á maior concentração de pessoas e atividades económicas em torno de dois grandes polos urbanos.
Quais foram os fatores que levaram ao aumento da densidade populacional no conselho de Matosinhos?
Rede de transportes e comunicações.
Cidade portuária: ajuda na economia marítima.
Melhoria das infra-estruturas.
Aumento do nível educacional.
Políticas Municipais de reabilitação e desenvolvimento económico.
Tercearizacao na economia.
Quais foram os fatores condicionantes da distribuição da população?
Fatores naturais: clima, relevo e características do solo.
Fatores humanos: dinamismo económico, rede de transportes e de comunicações e qualidade de vida e bem-estar.
Há duas assimetrias regionais, nas áreas atrativas e nas áreas repulsivas, quais são as assimetrias regionais nas áreas atrativas?
Faixa litoral a norte de Setúbal, com destaque para as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.
Litoral algarvio.
Plataformas litoras e vertentes soalheiras das regiões insulares.
E nas áreas repulsivas? Quais são as assimetrias regionais?
Regiões do interior norte e centro.
Alentejo.
Interior e vertentes umbrais das regiões insulares.
Como são as condições climáticas atrativas?
Clima temperado de feição atlântica- baixa amplitude térmica anual.
Verões frescos e invernos pouco rigorosos.
Forte disponibilidade hídrica: soldo férteis, de elevada produtividade agropecuária.
Como se calcula a amplitude térmica?
Mês mais quente - Mês mais frio= a …
Como são as condições orográficas atrativas?
Relevo aplanado, já que facilita a construção de infraestruturas, a prática agrícola e a acessibilidade entre lugares.
Vertentes soalheiras que potenciam as condições de luz e calor no litoral de Portugal.
Como são as condições orográficas repulsivas?
O relevo acidentado e de grande altitude.
Quanto maior for o declive maior é a dificuldade de introdução de maquinaria agrícola- baixa produtividade agrícola. Quanto maior for a altitude menor a temperatura e maior a precipitação- clima rigoroso, Menor a fertilidade dos solos e a viabilidade das culturas, até a sua completa ausência- solo gelado e rochoso.
O que acontece na orientação do relevo- vertentes umbrias?
Menor exposição aos raios solares, o que influencia as condições de luz e calor, dificultando a prática agrícola.
O que são solos atrativos?
Solos férteis, dotados de uma grande qualidade de sais minerais com grande aptidão para as atividades agropecuárias. Localizam-se, essencialmente, nas regiões de clima temperado. (Litoral do país, sobretudo as planícies aluviais da secção terminal dos rios, especialmente do Minho ao Sado.
O que são solos repulsivos?
São solos secos, muito compactos, pouco profundos, declivosos, pedregosos, pobres em matéria orgânica e muito exposto a erosão, dificultando a prática agrícola. Localizam-se, sobretudo, nas regiões de fraca pluviosidade, com fortes amplitudes térmicas anuais e áreas montanhosas. (Interior norte, centro e sul de Portugal).
O que são planícies aluviais?
São planícies que se formam ao longo dos rios devido as cheias. Aonde ocorre a deposição de sedimentos (aluviões). Exemplos: areia e argila.
Como funciona o dinamismo económico no litoral?
Maior dinamismo económico do país- forte capacidade polarizadora da população, sobretudo no caso das AML e AMP: primazia das atividades económicas ligadas aos setores secundário e terciario, maior o oferta de emprego, salário mais elevado…
Como funciona o dinamismo económico no interior?
Fraco dinamismo económico que motivou, na década de 60 do século XX, um intenso processo de êxodo rural, ainda vivo nos tempos atuais: menor oferta de emprego, atividades económicas pouco diversificadas, salários mais baixos…
Como funciona a densidade da rede de transportes e de comunicações no litoral?
Investimento na modernização das redes de transporte e de telecomunicações, que se reflete na maior densidade da rede de transportes, no aumento da acessibilidade, na rapidez e comodidade das deslocações e do crescimento e maior dinamismo económico dos centros urbanos do litoral.
Como funciona a densidade da rede de transportes e comunicações no interior?
Fraco investimento na rede de transportes e de telecomunicações que se reflete na baixa densidade e diversidade da rede de transportes, muitas vezes desarticulada com os territórios que atravessa, fraca densidade da rede de auto-estradas, necessidade das obras de requalificação da ferrovia, aumento das distâncias relativas e fraca acessibilidade a lugares.
Como funciona a qualidade de vida e bem-estar da população no litoral?
Maior dinamismo económico e a maior densidade da rede de transportes e de telecomunicações têm impactos ao nível de qualidade de vida do bem-estar geral da população. Maior oferta de emprego, salários mais elevados, acesso a serviços diversificados e especializados (saúde educação, cultura, lazer, etc..), elevada acessibilidade a lugares, maior mobilidade de pessoas e bens…
Como funciona a qualidade de vida e o bem-estar da população no interior?
Baixo desenvolvimento económico e fraca densidade de rede de transportes e de telecomunicações condiciona os níveis de qualidade de vida e bem-estar da população, o que determina uma baixa intensidade do povoamento.