7. Explique o complexo estimulante do coração (sistema de condução). Flashcards
O complexo estimulante do coração ( INTRÍNSECA)
Determina o ritmo basal - normal
O complexo estimulante é a via de propagação
dos potenciais de ação para todo o músculo do coração.
Formado por células autorrítmicas que atuam como um marca-passo, ajustando o ritmo para a contração de todo o coração, são células que geram potenciais de ação rítmica e repetitivamente.
Os potenciais de ação cardíacos se propagam pelos seguintes componentes o complexo estimulante do coração:
( 1 ) O Normalmente, a excitação cardíaca começa no nó sinoatrial (SA), localizado na parede do átrio direito, imediatamente inferior e lateral à abertura da veia cava superior. Com a chegada do potencial de ação os dois átrios se contraem simultaneamente.
( 2 ) A propagação dos potenciais de ação ao longo das fibras musculares atriais modificadas, chamadas fibras intemodais, chega ao nó atrioventricular (AV) , localizado no
septo interatrial imediatamente anterior à abertura do
seio coronário. No nó atrioventricular o potencial de
ação diminui dando tempo aos átrios para ejetar o sangue para os ventrículos.
( 3 ) A partir do nó atrioventricular, o potencial de ação penetra no fascículo atrioventricular (AV), o único local no qual os potenciais de ação passam dos átrios para os ventrículos.
( 4 ) Após a condução ao longo do fascículo atrioventricular,
o potencial de ação, em seguida, penetra nos ramos direito e esquerdo que se originam no fascículo atrioventricular, seguindo pelo septo interventricular em direção ao ápice do coração.
( 5 ) Finalmente, os ramos subendocárdicos calibrosos deixam suas bainhas de tecido conjuntivo isolante próximo do ápice do coração e retransmitem o potencial de ação para as células contráteis do miocárdio ventricular. Conforme a onda de contração ventricular se move para cima a partir do
ápice, o sangue é empurrado na direção das válvulas
semilunares. A contração ventricular ocorre aproximadamen te 0,20 s (20 milissegundos) após a contração atrial.