6ª matéria (paladar) Flashcards
O que são os sentidos químicos?
-> Os animais, incluindo os seres humanos, dependem dos sentidos químicos para os ajudar, por exemplo, a identificar alimentos (a doçura do mel; aroma da pizza) ou substâncias nocivas (o amargo de plantas venenosas).
-> De todos os sistemas sensoriais, a sensação química é a mais antiga e a de mais ampla ocorrência entre as espécies.
-> Os mais familiares são paladar e o olfato, mas não são os únicos sentidos químicos importantes.
-> Muitos tipos de células sensíveis a substâncias químicas, os quimiorrecetores, estão distribuídos por todas as partes do corpo. Por exemplo, alguns terminais nervosos na pele e em membranas mucosas avisam de substâncias químicas potencialmente perigosas se em excesso.
Temos preferência inata por qual sabor?
Sabor doce, devido ao leite materno
Que sabor é instintivamente rejeitado?
sabor de substâncias amargas, porque muitos tipos de venenos são amargos
Podemos a partir da experiência modificar os nossos instintos relativos ao paladar?
sim, a experiência pode modificar os nossos instintos, e podemos aprender a tolerar e mesmo gostar do sabor amargo de algumas substâncias, como o café.
O corpo tem a capacidade para reconhecer a carência de certos nutriientes-chave entao…
direciona o apetite para os mesmos. Por exemplo, quando privados de sal, ansiamos por comidas salgadas.
Quais são as áreas do paladar?
-> Degustamos com a língua, mas outras áreas da boca, como o palato, a faringe e a epiglote, também estão envolvidas.
-> Os aromas do alimento que estamos a consumir passam pela faringe rumo à cavidade nasal, onde podem ser detetados pelos recetores olfativos.
-> A ponta da língua é a mais sensível para o sabor doce, o fundo para o amargo, e as bordas laterais para o salgado e o azedo.
Contudo, isso não significa que sentimos o sabor “doce” apenas na ponta da língua. A maior parte da língua é sensível a todos os sabores básicos.
Como funcionar a codificação do paladar?
-> Os estímulos do paladar, são capturados pelos quimiorrecetores.
-> Os recetores do sistema gustativo não são neurónios, mas antes células epiteliais que sofreram uma modificação no sentido de se tornarem neurossensoriais.
-> O estímulo gustativo captado pelos receptores neurossensoriais da mucosa é veiculado pelos prolongamentos celulares aos primeiros neurónios do sistema do paladar.
-> Três nervos cranianos contêm os axónios gustativos primários e levam a informação gustativa ao encéfalo, sendo conduzida através do bulbo para regiões como o tálamo e córtex gustativo. De facto, axónios do sistema gustativo fazem sinapse com o tálamo.