2 - Empresa e empregador; Financiamento; Receitas Flashcards
Quem financiará a Seguridade Social e de que forma?
A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do DF e dos Municípios, e das contribuições sociais.
Quais contribuições sociais financiam a Seguridade Social?
- Contribuição social do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada, incidentes sobre ▪ Folha de salários; ▪ Receita ou Faturamento; ▪ Lucro.
- Contribuição social do trabalhador e dos demais segurados da previdência social;
- Sobre as receitas de concursos de prognósticos.
- Do importador de bens ou serviços do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar.
Quem pode instituir as contribuições sociais residuais? Como e quais as condições para instituir contribuições sociais residuais?
A união que pode instituir.
Através de lei complementar desde que sejam não-cumulativas e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios das contribuições discriminadas na Constituição.
Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente _____ __ _______ _____.
Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total.
As contribuições sociais destinadas ao financiamento da Seguridade obedecem a noventena ou a anterioridade anual?
As contribuições sociais destinadas ao financiamento da Seguridade obedecem apenas a noventena, não a anterioridade anual.
Segundo a legislação previdenciária, o que é considerada empresa?
Considera-se empresa a firma individual ou sociedade que assume o risco de atividade econômica urbana ou rural, com fins lucrativos ou não, bem como os órgãos e entidades da administração pública direta, indireta e fundacional.
Segundo a legislação previdenciária, o que se equipara a empresa?
Equipara-se a empresa, para os efeitos previdenciários, o contribuinte individual em relação a segurado que lhe presta serviço, bem como a cooperativa, a associação ou entidade de qualquer natureza ou finalidade, a missão diplomática e a repartição consular de carreira estrangeiras.
Em razão de que as aliquotas das contribuições sociais do empregador, empresa ou entidade equiparada, poderão ser diferenciadas?
As contribuições sociais do empregador, empresa ou entidade equiparada poderão ter alíquotas diferenciadas, em razão da atividade econômica, da utilização intensiva de mão de obra, do porte da empresa ou da condição estrutural do mercado de trabalho, sendo também autorizada a adoção de bases de cálculo diferenciadas apenas no caso das contribuições sobre receita, faturamento e lucro.
Qual a base de cálculo do segurado empregado, empregado doméstico, trabalhador avulso, contribuinte individual e segurado facultativo? Quais os seus limites?
É seu salário de contribuição, e deverão respeitar os limites mínimo e máximo.
Qual a base de cálculo do segurado especial?
É a receita bruta da comercialização de sua produção rural.
Qual a base de cálculo do empregador doméstico?
É o valor do salário de contribuição do empregado doméstico a seu serviço.
Qual a base de cálculo das empresas? E quais os seus limites?
É, em regra, a remuneração paga ou creditada aos segurados a seu serviço, sem limites mínimos ou máximos.
Quais as alíquotas do segurado empregado, empregado doméstico e do trabalhador avulso? E quais os limites?
É calculada de forma progressiva, mediante a aplicação das alíquotas de 7,5%, 9%, 12% e 14%, incidindo cada um sobre a faixa de valores compreendida nos respectivos limites, observados os limites mínimo e máximo do salário de contribuição.
Quais as alíquotas do segurado trabalhador rural contratado para prestar serviço por pequeno prazo?
Será de 8% sobre o respectivo salário de contribuição, sem aplicação progressiva.
Existem 3 alíquotas de contribuição do contribuinte individual que trabalha por conta própria. Quanto é a alíquota para ter direito a se aposentar por tempo de contribuição?
20% aplicada sobre o respectivo salário de contribuição.