2 C.P. Flashcards
a teoria da argumentação (tratada por Aristóteles) inaugura o papel da linguagem como expressividade do pensamento lógico?
verdadeiro
cite práticas indispensáveis para uma boa argumentação jurídica:
- participar de debates e grupos
- utilizar recursos de metáforas
- simplificar a linguagem jurídica
- apostar em argumentos com dados e números
o que é persuasão?
qualquer mensagem que procure influenciar opiniões, atitudes ou ações das pessoas
na argumentação jurídica, defender seu posicionamento, apresentar argumentos persuasivos e convencer os envolvidos em um processo são essenciais para o profissional que atua no setor jurídico?
verdadeiro
o que é semiótica?
é a ciência geral de todas as linguagens
na linguagem jurídica encontramos diversas formas de textos e os mais variados gêneros jurídicos cite alguns:
contratos, leis, regulamentos, estatutos, certidão de batismo, certidão de casamento, certidão de óbito, documento pessoal
a temporalidade é um fator importante no tipo de texto narrativo?
verdadeiro
a expressão gênero textual é usada para se referir aos textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica?
verdadeiro
argumentar é a arte de persuadir, se dá por meio do discurso, por meio das palavras que devem estar coesas e cheias de sentido?
verdadeiro
qual é o principal instrumento dos operadores do Direito?
argumentação
a semiótica jurídica, atenta a linguagem do Direito, irá examinar o fato e a lei em seus três planos, dimensões ou níveis (sintática, semântica e pragmática), mediante propriedades específicas de investigação
verdadeiro
o que Chaim Perelman fala sobre a retórica?
Ele defendeu a ideia de que a retórica é uma disciplina válida e significativa, digna de estudo e análise acadêmica. Perelman enfatizou a importância da retórica como um meio de persuasão e argumentação na esfera pública.
antes de Perelman, como a retórica era considerada?
Antes de Perelman, a retórica havia sido relegada a um papel secundário no estudo da comunicação e do discurso, sendo muitas vezes considerada como um conjunto de técnicas vazias ou manipulativas.