2 Bimestre Flashcards
Defina atenção primária à saúde
É o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o SUS, levando a atenção à saúde de o mais próximo possível do local onde as pessoas vivem e trabalham, constituindo o primeiro elemento de um processo de atenção continuada à saúde.
Alma ATA - 1978
Declaração de Alma Ata sobre Cuidados Primários;
Marco reconhecimento da APS;
Estimula todos a colaborar para que os cuidados primários de saúde sejam introduzidos, desenvolvidos e mantidos, de acordo com a letra e espírito da Declaração.
Relatório Dawson - 1920
Marco da ideia de APS como forma de organização dos sistemas nacionais de saúde;
Pensava em território, populações adscritas, porta de entrada, vínculo/acolhimento, referência/integralidade e coordenação do cuidado.
Enfoque da atenção primária
saúde
prevenção
atenção e cura
Conteúdo da atenção primária
promoção da saúde
atenção continuada
atenção abrangente
Organização da atenção primária
clínicos gerais
equipe
grupo multidisciplinar
Responsabilidade da atenção primária
colaboração inter-setorial
participação da comunidade
autorresponsabilidade
Programa saúde da família
nasceu em março de 1994, como uma estratégia
política para promover a organização das ações de atenção básica à saúde nos sistemas
municipais de saúde;
Defina atenção básica à saúde
deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação da rede de atenção à saúde. pode ser de tecnologia de elevada ou baixa complexidade.
Princípios da atenção básica
PRImItHEUS
-saúde como direito
-integralidade da assistência
-universalidade
-equidade
-resolutividade
-intersetorialidade
-humanização
-participação
integralidade da assistência
conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigido para cada caso, em todos os níveis de complexidade do sistema.
resolutividade
eficiência na capacidade de resolução das ações e serviços de saúde, através da assistência integral resolutiva, contínua e de boa qualidade à população adscrita, no domicílio e na unidade de saúde, buscando identificar e intervir sobre as causas e fatores de risco aos quais essa população está exposta.
intersetorialidade
desenvolvimento de ações integradas entre os serviços de saúde e outros órgãos públicos, com a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a saúde.
humanização
responsabilização mútua entre os serviços de saúde e a comunidade e estreitamento do vínculo entre as equipes de profissionais e a população.
participação
democratização do conhecimento do processo saúde/doença e dos serviços, estimulando a organização da comunidade para o efetivo exercício do controle social, na gestão do sistema.