2º ano EM - Da Revolução Francesa ao Congresso de Viena Flashcards
Era Napoleônica
Após derrubar o Diretório por meio do Golpe do 18 Brumário, uma conspiração burguesa, o poder foi entregue ao General Napoleão Bonaparte que se tornou a figura central da vida política francesa, governando por aproximadamente 15 anos.
A burguesia francesa foi beneficiada a partir da assunção do poder por Napoleão. Viu os privilégios da nobreza serem combatidos. Os burgueses foram os que mais prosperaram com a revolução e com as reformas de Napoleão. Assim, para essa classe, uma possível restauração do absolutismo e dos privilégios da nobreza seria desastrosa.
Fases do governo de Napoleão Bonaparte (3)
Consulado (1799-1804)
Império Napoleônico (1804-1815)
Governo dos Cem Dias (20/03/1815 a 08/07/1815)
Consulado (1799-1804) - Parte 1
O consulado, constituído por três cônsules. No final de 1799, Napoleão foi eleito 1° Cônsul francês . Durante o governo do consulado a alta burguesia consolidou-se como a classe dirigente da França.
O consulado caracterizou-se pela recuperação econômica da França e por sua organização jurídica-administrativa.
Consulado (1799-1804) - Parte 2
Das realizações de Napoleão destacamos:
- Centralização administrativa, Criação do Banco da França, Incentivo à indústria;
- Obras públicas (canais, portos, estradas) e melhorias agrícolas, Educação estatal;
- Concordata (religião separada do Estado);
- Código Civil Napoleônico (liberdade individual, igualdade jurídica, direito à propriedade
privada, proibição das greves).
Consulado (1799-1804) - Parte 3
Devido ao sucesso do seu governo, em 1802, por meio de um plebiscito, Napoleão foi proclamado cônsul vitalício, com direito de indicar seu sucessor.
Império (1804-1815) - Parte 1
Em 1804 foi realizado um plebiscito, onde quase 60% dos votantes confirmaram o título de imperador a Napoleão, sendo coroado pelo Papa Pio VII.
- Observação:
Era costume, desde os tempos medievais, os imperadores receberem a coroa das mãos do papa. Napoleão mudou essa tradição ao retirá-la das mãos do papa e ele mesmo coroar-se imperador. Um gesto que significou seu poder sobre a sociedade francesa.
Império (1804-1815) - Parte 2
Como imperador e comandante supremo das forças armadas, Napoleão moveu uma série de guerras para expandir o domínio da França. Fortalecido, o exército francês tornou-se o mais poderoso da Europa. Agora, aos países europeus não bastava querer atacar a França, tinham que se defender das investidas de Napoleão.
Império (1804-1815) - Parte 3
Em 1805, Napoleão tentou invadir a Inglaterra, mas a marinha francesa foi derrotada pelos ingleses na batalha de Trafalgar. Apesar de não conseguir vencer a Inglaterra, Napoleão conseguiu vitórias sobre vários países da Europa.
Na Batalha de Trafalgar, 1805, o Lord Nelson bateu a Armada de Napoleão
Na Batalha de Trafalgar, lutaram por lados opostos na batalha a esquadra inglesa, de um lado, e as esquadras francesa e espanhola, de outro. Essa batalha aconteceu no cabo de Trafalgar, litoral sul da Espanha, próximo ao estreito de Gibraltar.
Bloqueio Continental
Não conseguindo subjugar militarmente a Inglaterra, em 1806 Napoleão decretou o bloqueio continental, determinando que todos os países do continente europeu fechassem seus portos ao comércio inglês, numa tentativa de quebrar o poderio econômico deste país.
A Rússia de Alexandre I aderiu ao bloqueio por meio do Tratado de Tilsit, em 1807.
Como Portugal não aderiu a este Bloqueio, as tropas francesas invadiram o país ibérico, obrigando D. João a fugir para o Brasil.
Batalha Austerlitz
Batalha de Austerlitz, também conhecida como a Batalha dos Três Imperadores, foi uma batalha que resultou numa das maiores vitórias de Napoleão Bonaparte, onde o império francês derrotou a Terceira Coligação. No dia 2 de dezembro de 1805,um exército francês, sob o comando de Napoleão, derrotou um exército austro-russo.
- Curiosidade:
Arco do Triunfo: Napoleão Bonaparte encomendou o monumento em 1806, por conta da vitória francesa na Batalha de Austerlitz.
Complicações da expansão napoleônica ao redor da Europa Ocidental - Parte 1
Por volta de 1812, o Império Napoleônico atingiu sua máxima extensão, dominando quase toda a Europa ocidental. Porém, a política militarista de Napoleão começou a receber forte contestação.
Na França, a população lamentava os milhares de soldados sacrificados nos campos de batalha.
Complicações da expansão napoleônica ao redor da Europa Ocidental - Parte 2
Reação nacionalista dos povos dominados. (Ex: Na Espanha Napoleão deu a coroa a seu irmão José Bonaparte, obrigando a abdicação de Carlos IV).
No plano econômico, o bloqueio continental não dava certo, pois a indústria francesa não conseguiu substituir a indústria inglesa, não conseguindo, desse modo, suprir o mercado europeu.
Complicações da expansão napoleônica ao redor da Europa Ocidental - Parte 3
A Rússia, que inicialmente havia aderido ao bloqueio, se viu obrigada a abandoná-lo em 1812, pois precisava negociar sua produção de cereais por produtos industriais ingleses. Devido à ruptura da Rússia, Napoleão decidiu invadir esse país, organizando um poderoso exército de quase 600.000 homens.
Após desastrosa campanha, Napoleão sofreu uma dura derrota, retornando à França com apenas 30.000 soldados. O frio russo, a política de “terra arrasada” e as guerrilhas populares foram demais para Napoleão.
Complicações da expansão napoleônica ao redor da Europa Ocidental - Parte 4
A desastrosa campanha do exército francês estimulou outros países europeus a reagirem contra Napoleão.
Assim, em 1814, russos, prussianos, austríacos e ingleses (6º Coalizão) invadiram paris, derrubando Napoleão do poder. O trono foi assumido por Luís XVIII.
O Tratado de Fontainebleau foi um acordo firmado entre as potências europeias em Fontainebleau, França, que reconheceu a abdicação de Napoleão Bonaparte do trono francês, em abril de 1814, e o mandou para o exílio na ilha de Elba no Mediterrâneo.
Governo dos Cem Dias (20/03/1815 até 08/07/1815)
Napoleão havia recebido o principado da ilha de Elba; mas, com a impopularidade de Luís XVIII, esse contando com boa parte dos oficiais resolveu voltar, conseguindo destituir o rei e novamente instalando-se no poder.
Sua permanência no poder, porém, durou apenas “cem dias”, sendo derrotado por uma coligação liderada pelos ingleses (batalha de Waterloo na Bélgica em1815), Luís XVIII foi reconduzido ao trono.
Napoleão morreu em 1821, na Ilha de santa Helena, no Atlântico Sul.