1.1 - DIAGNÓSTICO DA GESTAÇÃO Flashcards
Definição de embrião
Concepto na sua fase de desenvolvimento antes de terminada a 8° semana de gestação (7 sem é 6 dias).
Janela de implantação
Período do 6° ao 10° dia após a ovulação > que deve coincidir com um momento específico do desenvolvimento embrionário.
O que é capacitação espermática?
A capacitação espermática consiste em selecionar aqueles espermatozóides com maior motilidade mediante a eliminação do plasma seminal (que contém substâncias inibidoras da motilidade), e os espermatozóides imóveis, junto com as células imaturas e detritos.
Quais as formas de diagnosticar gestação?
Laboratorial (hormonal) Clínico USG
Quantos dias após a concepção o HCG por ser detectado no sangue?
8-10 dias da gestação A sensibilidade é maior quando em [25-30] mUI/ml. Positivo > 25 mUI/ml Negativo < 5 mUI/ml
Testes para identificação do HCG
- Quantitativos Dosagem sanguínea - Qualitativos Imunológicos Radiológicos Enzima imunoensaio (ELIZA)
Explique o que é gravidez bioquímica é qual a conduta pós suspeita.
Gravidez incipiente a qual foi interrompida antes da detecção de qualquer outro sinal clínico ou USG Seguimento laboratorial até a negativação do hCG
Possível causa das náuseas que começam ocorrem da 6° a 14°semana de gestação
Aumento do estrogênio
O aumento de progesterona reduz a motilidade intestinal causando constipação?
Sim
As fronteiras da gestação estão relacionadas a …
Queda da RVP
Quando o atraso menstrual tem significância para suspeita de Gravidez?
Atraso menstrual superior a 10-14 dias Sexualmente ativa sem métodos contraceptivos
O sinal de Hartman é… Pista > pode ser confundido com a menstruação 🙂
Um sangramento escasso e discreto que pode ocorrer após a nidação.
Qualquer sangramento de vulto na gravidez impõe a necessidade de avaliação minuciosa já que pode traduzir uma complicação em curso (abortamento por exemplo). V ou F?
V
Diagnostico: persistência de náuseas e vômitos, que aparecem antes da 20ª semana de gestação, associada à perda de peso (> 5%), desidratação, distúrbio hidroeletrolítico, cetose e cetonúria, na ausência de causas médicas específicas. O aparecimento é mais comum entre a 6ª e 14ª semana de gestação.
Hiperêmese gravídica
Pacientes mais acometidas com a hiperêmese gravídica
Acomete principalmente: - Primigestas jovens, obesas, portadoras de gestação gemelar ou doença trofoblástica gestacional e as com história pregressa de hiperêmese gravídica. - Pode se associar com algumas malformações como as trissomias do 21, triploidias e hidropsia fetal.
Quais as prováveis etiológias?
Fatores: - Endócrinos: Pico de hCG > coincide com as manifestações clínicas da hiperêmese Estrogênio > coadjuvante dos sintomas Progesterona > está mais envolvida quando o corpo lúteo se encontra no ovário direito. - Imunológicos: substância materna antigênica desencadearia reação materna no cento do vômito e TGI. - Psicossomáticosa rejeição da gravidez, a não aceitação da maternidade, a perda da liberdade, a rejeição ao pai da criança, a autopunição e a imaturidade são fatores que podem determinar ou agravar o quadro
Formas clinicas da hiperêmese gravídica
Formas médias Formas graves
Formas clinica média da hiperêmese gravídica
-Vômitos simples após ingestão de alimentos por duas a quatro semanas, com depleção de água e eletrólitos, mas sem importante alteração nutricional. - Perda ponderal (5%) - Sinais de desidratação (discretos) - Alterações hemodinâmicas (pulso se mantém abaixo de 100 bpm). - Sem sinais sistêmicos
Formas clinica grave da hiperêmese gravídica
-Vômitos persistente que obriga o jejum. A paciente nada come e ainda vomita. - Perda ponderal (maior 5%) - Sinais de desidratação intensa> face e olhos , língua saburrosa, unhas quebradiças, enrugamento longitudinal, mucosas secas e pegajosas, com pele sem tumor e inelástica. - Alterações hemodinâmicas > pulso fino e rápido acima de 100 bpm), com extremidades frias (quadro de choque). - Sinais sistêmicos Oligúria (sinal de hipovolemia), pode evoluir para IRA (necrose tubular) - Hiponatremia muito grave que pode LEVAR a LETARGIA, CONVULSÕES, PCR. - Carências vitamínicas levam ás lesões típicas da polineurite com fraqueza muscular acentuada (principalmente MMII) - Sintomas de psicose com alucinações tornam-se presentes (sindrome de Korsakoff)