1º Teste Flashcards
Qual a função do Tálamo na percepção visual da imagem?
O Tálamo tem uma função de “relay and gating”, ou seja, ele recebe a informação visual, filtra-a e posteriormente envia-la para os lobos occipitais, onde a imagem vai ser processada.
O que são cones?
Cones são um tipo de células, existentes na retina, que requerem muita luz e são sensíveis a comprimentos de onda diferenciados, sendo que existem três tipos. São eles os Vermelhos (longo), os Verdes (médio) e os Azuis (curtos).
O que são bastonetes?
Bastonetes são um tipo de células, existentes na retina, e que têm uma boa resposta com pouca luz e é pouco sensível à cor.
Como varia o número de bastonetes e cones ao longo da retina?
Na retina, o número de cones e bastonetes não é constante.
O número total de bastonetes é muito superior ao número total de cones. Na fóvea, não existem bastonetes, existindo apenas cones.
Já no nervo ótico não existem nem cones nem bastonetes.
Comente a seguinte expressão: “À noite todos os gatos são pardos.” . Relacione-a com os tipos de células presentes na retina.
De noite, existe normalmente menos luz, motivo pelo qual a nossa pupila dilata , levando a um aumento da área da retina, logo existe um maior recrutamento de bastonetes. Por isso é que mesmo estando estando escuro ainda conseguimos distinguir alguns objetos.
Sabemos também que os bastonetes têm uma boa resposta com pouca luz apesar de serem pouco sensíveis à cor, daí os gatos serem pardos.
Extra: De dia, existe muita luz disponível, motivo pelo qual o olho prioriza a utilização da fóvea. Como a fóvea tem um grande número de cones, logo de dia podemos distinguir de forma clara e facilmente as cores dos objetos que nos rodeiam.
Quantização, bits/pixéis, graus de cinzento e matrizes.
Quanto maior a quantização do espaço, maior a resolução, o que faz com que as imagens médicas com maior números de bits ou pixéis sejam mais precetíveis. Pelos graus de cinzento podemos aferir sobre a quantização em intensidade de sinal.
Quanto maior o número de bits, maior é a escala de cores, pelo que por vezes permite a melhor distinção das diferentes estruturas existentes no corpo humano.
Normalmente as imagens médicas têm as seguintes resoluções: 512x512 ou 1024x1024.
O que é a endoscopia? E endoscopia virtual?
Endoscopia é um procedimento médico que permite o acesso ao interior do corpo humano quer para visualização do interior do mesmo ou para pequenas intervenções cirúrgicas, tais como a remoção de pólipos e a realização de biópsias.
A Endoscopia virtual utiliza imagens de Tomografia Axial Computadorizada ou de Ressonância Magnética para a construção de regiões de interesse. Com esta reconstrução virtual do interior do corpo é possível preparar cirurgias pormenorizadas.
Para que serve a Imagem Térmica?
A Imagem Térmica permite a deteção de infeções e/ou tumores. As infeções tendem a fazer aumentar a temperatura corporal. Já os tumores são muito vascularizados, o que leva ao aumento da temperatura local.
É um tipo de imagem funcional.
No que consiste a Transiluminção?
A Transiluminação consiste na iluminação com luz na gama do visível ou do infravermelho próximo. Através da observação da luz que observa o objeto de estudo é possível detetar certos tumores como o cancro da mama e distingue bem as lesões sólidas das que contêm fluídos.
No entanto esta técnica tem algumas limitações como por exemplo a fraca penetração e dispersão e a difícil distinção entre as massas benignas e os tumores malignos. Esta técnica permite um estudo funcional do cérebro relativamente semalhante ao fMRI.
O que é Microscopia Eletrónica TEM? E Microscopia SEM?
A microscopia Eletrónica TEM (transmission electron microscopy) usa o mesmo racional que a microscopia de luz, mas com resoluções de comprimento de onda significativamente mais curtos.
Microscopia Eletrónica SEM (scanning electron microscopy) usa feixes de eletrões altamente colimados (~2nm de diâmetro). Eles são eletrões secundários que são detetados através de fotomutiplicadores.
O que é Microscopia de Luz?
É uma técnica cuja resolução anda à volta dos 0,2 µm (1000x mais que a resolução do olho). No entanto a imagem é distorcida por vários fatores:
- Difração, que suaviza os limites de tecidos;
- Astigmatismo, devido a não-uniformidades nas lentes;
- Aberração cromática, comprimentps de onda diferentes focam em planos diferentes;
- Aberração esférica, que também provoca suavizações,
- Aberração geométrica, má construção de lentes.
O que são Raios-X?
São radiação eletromagnética com uma gama de frequências específica. Os raios-X podem ser vistos e analisados como ondas c = fλ, ou como partículas (fotões) E = hf. Têm energias bastante altas (f~[10^17-10^20] Hz)] –> Quanto maior a frequência maior a energia do feixe.
Se por um lado a interação com a matéria pode ser benéfica, também pode ser muito perigosa (a deposição da radiação ionizante nos ossos faz com que haja uma degradação do tecido biológico), quer para quem os manipula quer para quem é exposto a ela sucessivas vezes .
Vantagens da utilização de Raios-X.
-Relativamente barato (comparando com os outros sistemas de imagem);
-Fácil de utilizar (para paciente e técnico);
-Bom contraste em tecidos densos, como o osso;
-Conhecem-se vários elementos de contraste para estudos específcios.
Desvantagens da utilização de Raios-X.
-A radiação ionizante necessita de grandes cuidados de proteção;
-Tensões aplicadas são elevadas pelo que os custos associados são elevados;
-Fraca performance para tecidos moles e mau contraste em geral;
-Os agentes de contraste podem ter efeitos secundários;
-Os efeitos da radiação são cumulativos.
Descreva o processo de produção de Raios-X.
Para produzir raios-X é usado o chamado tubo de raios-X. Este tubo é oco e com vácuo (para evitar interações). Neste tubo existe um cátodo e um ânodo. O cátodo é responsável pela emissão de eletrões por efeito termiónico para o ânodo. Já o ânodo é responsável por acelerar os eletrões (devido à alta diferença de tensão). Ele deve ser rotativo (de modo a aumentar a área sobre a qual o calor é gerado e, portanto, facilitar a dissipação energética) e inclinado (de modo a redirecionar os raios-x para fora do tubo).
Para proteção existem vários efeitos, entre eles o vácuo, como já foi mencionado, o efeito de “shielding”, que evitará a radiação difusa e um óleo que irá contribuir para a dissipação.
Apenas cerca de 1% da energia é convertida em raios-x, em vez disso 99% é dissipada sobre a forma de calor.