1 História da Geografia Flashcards
Geografia
A discussão sobre a influência da natureza na sociedade não teve grande relevância nas décadas iniciais da geografia institucionalizada, acompanhando a visão utilitária dominante naquele período . A eclosão dessa discussão na atualidade ocorreu graças ao avanço da Ordem Ambiental Internacional.
folha 1 do curso de aprofundamento
Item errado! ❌
O erro consiste em dizer que a influência da natureza na sociedade não teve grande relevância. Teve sim! Ao dizer que a natureza não teve relevância, você tá matando o determinismo.
O avanço da Ordem Ambiental Internacional resgatou a natureza.
A escola ratzeliana da geografia, conhecida como determinista, defendia a teoria do domínio da sociedade sobre a natureza, através do uso da ciência e da tecnologia adaptadas aos gêneros de vida das civilizações.
folha 1 do curso de aprof.
Errado!
1º erro: dizer que a escola determinista defendia a teoria do domínio da sociedade sobre a natureza. Ratzel estudou justamente o contrário: o estudo da influência que as condições naturais exercem sobre a humanidade. Ratzel estuda território ( = território é poder!)
2º erro: falar sobre gêneros de vida. Ratzel trabalha com espaço vital. Quem defende gêneros de vida é La Blache, que trabalha com regiões e paisagem construída.
Domínino da sociedade s/ a natureza é La Blache‼️
Acertei 😀
Escola de Ratzel
Determinista / Determinismo
Escola de La Blache
Possibilista / Possibilismo
Quem defendeu os gêneros de vida?
La Blache
Possibilismo ➞ o meio possibilita ações aos homens
Quem defendeu o espaço vital?
Também conhecido como « Lebensraum »
Ratzel
Determinismo ➞ o meio determina o homem
O que são gêneros de vida, defendido por La Blache?
Gêneros de vida são grupos humanos que, ao longo da história, desenvolveram técnicas para aproveitar as oportunidades oferecidas por determinada área.
A teoria possibilista de La Blache, defendendo a capacidade de controle da natureza pela sociedade, contribuiu para o desenvolvimento e a independência política das colônias européias na África e Ásia, no início do século XX.
folha 1 curso de aprof.
Errado! ❌
A primeira parte da questão até que está certa, pois a teoria possibilista de La Blache defendeu a capacidade de controle da natureza pela sociedade. Mas dizer que La Blache contribuiu para o desenvolvimento e a independência política das colônias europeias está totalmente errado, pois La Blache era um egocêntrico desgraçado (palavras de JF 😂) e portanto, ele não defendeu a independência das colônias.
Teoria possibilista = a natureza ofere possibilidades
Errei essa 🫠
A construção e o desenvolvimento da ciência geográfica resultaram da necessidade de a sociedade conhecer e comandar sua existência e mobilidade, no tempo e no espaço, asseguradas pelo uso dos recursos da natureza.
folha 1 curso de aprof.
Certo! ✅
acertei essa 😀
Sobre o pensamento geográfico e as correntes metodológicas da geografia:
O fato de Humboldt e Ritter serem considerados os “pais da geografia” serve para ilustrar as dualidades da Ciência, pois este tinha formação mais próxima às questões naturais, com destaque para a geologia e botânica, enquanto aquele era mais próximo da filosofia e história.
folha 1 curso de aprof.
Errado! Humboldt e Ritter, de fato, são considerados os pais da Geografia, mas o item traz as informações trocadas: Ritter é o cara da História e da Filosofia, enquanto Humboldt é o cara da natureza.
Errei essa 😣
Sobre o pensamento geográfico e as correntes metodológicas da geografia:
Sob a influência do positivismo, a geografia buscou uma sistematização como ciência e adotou uma série de princípios, como por exemplo o da causalidade e o da extensão ou localização.
folha 1 curso de aprof.
Certo ✅
Os princípios nunca caíram, mas eles servem para dizer que o estudo geográfico não pode ser uma mera descrição. O estudo da geografia tem que trabalhar também com as causas.
O que é o princípio da causalidade - é do Humboldt (apesar de nunca ter caído)? Para a geo, não basta dizer que as áreas equatoriais têm maior diversidade. É preciso dizer por que elas têm maior diversidade, daí a causalidade.
Acertei no chute 😅
Sobre o pensamento geográfico e as correntes metodológicas da geografia:
O Possibilismo Geográfico, embora utilizando-se do discurso da neutralidade científica, atendia aos interesses da França, ao contrapor à política expansionista bismarckiana sem questionar a política colonialista francesa na África e na Ásia.
folha 1 curso de aprof.
Certo ✅
Lembe que La Blache era um fdp europeu colonizador.
Acertei no chute 😬
Sobre o pensamento geográfico e as correntes metodológicas da geografia:
A Nova Geografia ou Geografia Quantitativa se desenvolve no pós 2ª guerra mundial e faz uso intenso da matemática para viabilizar políticas de planejamento com objetivo principal de combater os problemas sociais no mundo subdesenvolvido.
folha 1 curso de aprof.
Errado! ❌
A Geo. Quantitativa não tem nenhuma preocupação social. Ela tenta viabilizar planejamento do espaço geográfico, mas ela faz o levantamento dos dados para quem paga por isso. Ou os Estados ou as empresas. Por isso, o final do item está incorreto.
A Nova Geografia ( = geo. quantitativa) é usada no planejamento do espaço. Espaço é o grande conceito para a geo. quantitativa.
JF acha que o levantamento de dados é importante sim, por exemplo, na geografia urbana, mas que ele é utilizado para interesses próprios, como é o caso do agronegócio brasileiro que usa a geo. quantitativa para defender seus próprios interesses.
Sobre o pensamento geográfico julgue os itens como C ou E:
O processo de institucionalização da geografia como ciência teve grande ligação com a atual Alemanha e a ação de pensadores como Humboldt, Ritter e Ratzel. Esse último desenvolveu o conceito de Lebensraum/ Espaço Vital, que foi base para a escola determinista e fez com que fosse considerado o pai da geografia regional, porque associava fortemente o desenvolvimento de grupos sociais com determinadas partes da superfície terrestre.
folha 1 curso de aprof.
Errado! ❌
Essa parte ok (“o processo… escola determinista”), apesar de Ratzel ter sido menos determinista do que as pessoas pensam, mas ele ficou conhecido assim. Se quiser dar algum filho ao Ratzel, vamos dar a geopolítica com sua ideia de ‘território é poder’.
A última parte (“considerado o pai da geografia regional…”) é de La Blache com o conceito de gêneros de vida. Ele sim pode ser considerado como o pai da geo. regional.
Sobre o pensamento geográfico julgue os itens como C ou E:
A escola francesa de geografia – que teve como destaque autores como Paul Vidal de La Blache e Émile Levasseur – estruturou-se como uma contraposição ao pensamento alemão que naturalizava a guerra e acatava a força bélica como fator de domínio legítimo dos espaços. O esforço realizado pelos autores possibilistas franceses consistiu inicialmente em tirar o foco da análise geográfica da dimensão política, direcionando-o para o universo da economia e da cultura. No discurso geográfico francês, o tema da apropriação do espaço passou a ser equacionado na ótica da relação entre os grupos humanos e o meio e pelo estudo dos gêneros de vida. O estudo das relações entre determinados grupos humanos e certas áreas do planeta levou os geógrafos franceses da virada do XIX para o XX a terem as causas para o subdesenvolvimento de determinadas nações como sua preocupação central, diferentemente dos alemães que não tinham essa preocupação social e mantinham uma visão eurocêntrica em seus estudos geográficos.
folha 1 curso de aprof.
Errado!
A questão vem toda certa, mas o erro vem ao final: “levou os geógrafos franceses … a terem as causas para o subdesenvolvimento … estudos geográficos.”
Os geógrafos franceses no séc. XIX estão cagando para o subdesenvolvimento (palavras de JF 😂). Eles chancelam o interesse de um país colonizador, que é a França 🇫🇷.
A geo. Crítica é uma grande guinada na história da geografia. Anos 60 do séc. XX. Antes disso, a geografia era auxiliar do Estado defendendo discurso de país colonizador.
Errei essa 😣 chutei C por achar que a questão estava muito grande para estar errada, mas não se engane!
Sobre o pensamento geográfico julgue os itens como C ou E:
Após a 2ª guerra mundial, com o avanço da urbanização e da transnacionalização da economia e sob a influência do neopositivismo, tivemos um movimento da renovação da geografia. A corrente denominada de pragmática ou nova geografia foi caracterizada pelo intenso uso da matemática, para viabilizar o diálogo com outras ciências e pregava a valorização dos estudos de campo, o empirismo, numa retomada, após quase 100 anos, de ideias de Humboldt, que foram colocadas de lado pelas correntes tradicionais da ciência.
folha 1 curso de aprof.
Errado ❌, apesar do começo do item estar certo, pois de fato após a 2ª Guerra Mundial houve um movimento de renovação da geografia.
O erro consiste em dizer que pregava a valorização dos estudos de campo e que as ideias de Humboldt foram colocadas de lado pelas correntes tradicionais da ciência.
Corrente pragmática ou nova geo = alguns chamam de teorética também.
O que tem a ver urbanização e transnacionalização da economia com renovação da geo.? Determinismo, possibilismo e método regional não vão conseguir explicar o mundo cada vez mais complexo. Como explicar o mundo cada vez mais moderno com o argumento ‘a natureza determina a sociedade’? Por que o método regional não consegue explicar esse mundo moderno? Pq a economia foi se transnacionalizando. Você começa a ter um transporte tão avançado, que o que acontece na sua região é decidido à distância. O mundo ficou mais complexo e as correntes tradicionais já não conseguiam explicar. Ai vem a Nova Geo. com o espaço; vem a geo. crítica com espaço e território; e vem a geo. humanista valorizando o lugar.
Errei essa 😣
Sobre o pensamento geográfico julgue os itens como C ou E:
A Geografia ratzeliana legitimava a ação imperialista do Estado Bismarckiano, através do conceito de Espaço Vital. O pensamento geográfico francês nasceu para combater o discurso geográfico alemão. Por isso, foi, Vidal de La Blache. Este autor, que publicou suas obras nas últimas décadas do século XIX e nas primeiras do XX, fundou a escola francesa de Geografia e, mais, deslocou para este país o eixo da discussão geográfica, até então sediado na Alemanha. Do mesmo modo que as colocações de Ratzel embasavam-se na situação concreta de sua época e de sua sociedade, a Geografia de Vidal de La Blache só será compreensível em relação à conjuntura da Terceira República, ao antagonismo com a Alemanha, e à particularidade do desenvolvimento histórico da França. Ambos veicularam, através do discurso científico, o interesse das classes dominantes de seus respectivos países.
folha 1 curso de aprof.
Certo ✅
Tudo certo, resumo sobre determinismo e possibilismo.
Determinismo = Ratzel
Possibilismo = La Blache
Ambos foram influenciados por seus contextos.
Tem que saber Ratzel! Ele é a base!
Essa eu acertei 😅 achei muita info para estar errada e aqui colou 😉
Com relação aos estudos geográficos e seus conceitos fundamentais:
O Espaço é um conjunto indissociável de que participam, de um lado, certo arranjo de objetos geográficos, objetos naturais e objetos sociais, e, de outro, a vida que os preenche e os anima, ou seja, a sociedade em movimento. O conteúdo (da sociedade) não é independente, da forma (os objetos geográficos), e cada forma encerra uma fração do conteúdo. O espaço, por conseguinte, é isto: um conjunto de formas contendo cada qual frações da sociedade em movimento.
folha 1 curso de aprof.
Certo ✅
Isso é Milton Santos.
O que você vê, é a paisagem. Para Milton, o espaço é mais do que os objetos, é o uso.
O espaço é a sociedade territorializada.
Não existe espaço geográfico sem as pessoas. Um parque ecológico que não tem pessoas então não pode ser considerado como espaço? Errado! Se ele está sem pessoas, é porque foi demarcado, PELAS PESSOAS, como um espaço de preservação ambiental. Então é um espaço sim. Esse pensamento poderia funcionar no passado, mas hoje em dia, não. Hoje até o ártico está sendo explorado, então…
Com relação aos estudos geográficos e seus conceitos fundamentais:
O saber geográfico produzido pelo sistema filosófico de Emmanuel Kant exerceu influência sobre as obras de Alexander Von Humboldt e Carl Ritter, considerados os “pais da geografia”, ou seja, os fundadores da geografia como campo específico de estudo. Segundo Kant, a totalidade é a “pluralidade considerada como unidade” ou a “unidade da diversidade”, e ele considerava a geografia , uma ciência ao mesmo tempo geral/sistemática e empírica/regional.
folha 1 curso de aprof.
Certo ✅
Kant defendia que você tinha uma totalidade do mundo formada por várias unidades.
O Kant, filósofo, precede a geo como ciência. O curso dele de Filosofia tinha duas semanas de aulas sobre geografia. Ele defendia essa ideia de sistema total. E ele influenciou o Humboldt e Hitter que começaram a buscar essa unidade na geografia.
Não podemos dizer que Kant foi o pai da geografia; mas podemos dizer que os pais da geo, Humboldt e Ritter foram influenciados por Kant.
Acertei essa 😬
Com relação aos estudos geográficos e seus conceitos fundamentais:
Hoje, a noção de região inclui-se num contexto maior, onde, também, não podemos mais falar da clássica noção de rede urbana; assim também como não podemos mais referir-nos às clássicas noções de relação cidade-campo. Não é que não existam ainda hoje estas relações, mas mudaram de conteúdo e de forma. Hoje, uma cidade pode não manter intercâmbio importante com sua vizinha imediata e, no entanto, manter relações intensas com outras muito distantes, mesmo fora de seu país.
folha 1 curso de aprof.
Certo ✅
Toda vez que a questão falar: “não tem mais região”, “não tem mais lugar”, “não tem mais território”, “não tem mais fronteira” está errado! Mas se a questão falar que hoje “não se pode mais falar da clássica noção de região, que só considerava área” ou então, “não se pode falar da clássica…” aí está certo, pois tudo atualmente está mais complexo.
Acertei essa 😬
Com relação aos estudos geográficos e seus conceitos fundamentais:
A globalização da sociedade e da economia gera a mundialização do espaço geográfico, carregando-o de novo significado. Com o avanço do processo e, a consequente tendência de homogeneização espacial, é cada vez mais difícil a análise e identificação de diferenciações espaciais levando a um questionamento pelos geógrafos da atualidade, da validade do conceito de região e de lugar.
folha 1 curso de aprof.
Errado ❌
Erro: levando a um questionamento pelos geógrafos da atualidade, da validade do conceito de região e de lugar.
Segundo prof, é complicado falar de “tendência de homogeneização espacial”! Pq o mundo não está homogêneo, tanto que há lugares que vc vai que parece que vc voltou no tempo, mas de fato há uma tendência a uma homogeneização. Então não é um absurdo falar de “tendência de homogeneização espacial”. Porém, o final da questão salvou! Os geógrafos morrerão dizendo “região importa”, “lugar importa”, “território importa”. Não há, portanto, esse questionamento.
Acertei essa 😉
Quando a geografia vira ciência?
No século XIX
Geografia
Quais eram as 3 correntes geográficas existentes antes da 2ª GM?
Conhecidas como corrente tradicionais
- Determinismo = Ratzel
- Possibilismo = Vidal de La Blache
- Método regional = Hartshorne
Quais foram as 3 correntes geográficas que surgiram depois da 2ª GM?
- Geografia teórico-quantitativa
- Geografia crítica
- Geografia humanista
surgiram nessa ordem, mas uma não anulou a outra