1 Flashcards
Toda a forma de comercialização que propicia o agrupamento de animais provenientes de áreas distantes tenderá a mitigar o risco de difusão de uma enfermidade. Esse é o caso das feiras e leilões, por exemplo.
o agrupamento de animais provenientes de áreas distantes tenderá a aumentar o risco de difusão de uma enfermidade.
O isolamento individual consiste em segregar os animais susceptíveis a determinada enfermidade durante o período transmissão do agente etiológico.
Consiste em ISOLAR A FONTE DE INFECÇÃO em um local determinado pelas autoridades sanitárias ou pelo proprietário…
Entre outras, são vantagens do estudo de casos-controles a seleção dos controles é relativamente simples e os dados referentes à exposição são conhecidos antes da ocorrência da doença.
As vantagens apresentadas pertencem ao estudo de coortes (e não ao estudo de casos-controles).
Estudo de casos-controles
Vantagens e limitações do estudo de casos-controles
Vantagens
- Fácil execução.
- Os resultados são obtidos rapidamente.
- Baixo custo.
- Aplicável a doenças raras de baixa incidência.
- O número de participantes nos grupos pode ser pequeno.
- Não há necessidade de acompanhamento dos participantes.
- Permite a análise de muitos fatores de risco simultaneamente.
- Reprodutibilidade.
Ao estudo das relações entre o agente etiológico e os demais componentes do ecossistema denomina-se história natural da doença
Ao estudo das relações entre o agente etiológico e os demais componentes do ecossistema denomina-se história natural da doença.
As duas principais vantagens do estudo de casos são a uso de controles e o grande número de indivíduos observados.
Pelo contrário, os dois principais inconvenientes seriam a falta de controles e o pequeno número de indivíduos observados.
Entres outras, é vantagem do estudo seccional a rapidez com que os dados sobre exposições, doenças e características dos indivíduos e do ambiente referem-se a um único momento e podem ser coletados em curto intervalo de tempo.
Estudo seccional
Vantagens:
- Simplicidade e baixo custo.
- Rapidez - os dados sobre exposições, doenças e características dos indivíduos e do ambiente referem-se a um único momento e podem ser coletados em curto intervalo de tempo.
- Objetividade na coleta dos dados.
- Não há necessidade de acompanhamento dos indivíduos participantes.
- Facilidade para obter amostra representativa da população.
- Boa opção para descrever as características dos eventos na população, para identificar casos na comunidade e para detectar grupos de alto risco.
- Único tipo de estudo possível em numerosas situações para obter informação relevante com tempo e recursos limitados.
Repetibilidade é a reprodução dos resultados em testes realizados pelo mesmo operador.
Repetibilidade
É a reprodução dos resultados em testes realizados pelo mesmo operador.
- Reprodutibilidade
É reprodução dos resultados em testes realizados por diferentes operadores.
Entres outras, é uma limitação do estudo seccional que em condições de baixa prevalência exigem amostra de grande tamanho, o que implica dificuldades operacionais?
verdadeiro. Condições de baixa prevalência exigem amostra de grande tamanho, o que implica dificuldades operacionais.
O Coeficiente de letalidade mede o risco que um doente correu de morrer em consequência daquela doença. É uma forma de indicar a gravidade da doença, ou seja, a virulência do agente etiológico?
Verdadeiro
O coeficiente global do teste reflete a proporção de positivos verdadeiros mais os negativos verdadeiros, em relação ao total de indivíduos examinados?
V
As características do ambiente constituem as condições fundamentais para o comportamento do agente etiológico em uma população susceptível, podendo ser divididas em três categorias: intrínsecas, extrínsecas e socioeconômicas?
F. As características do ambiente podem ser divididas em três categorias: físicas, biológicas e socioeconômicas.
O valor preditivo positivo expressa a probabilidade de um indivíduo, uma vez sendo positivo ao teste, não ser infectado?
F.
O valor preditivo positivo é a qualidade do teste de identificar corretamente os verdadeiros positivos.
Sensibilidade e especificidade são propriedades inerentes ao teste e não variam substancialmente, a não ser por mudanças na técnica ou por erros na sua aplicação. O mesmo ocorre com o valor preditivo do teste, que depende da prevalência?
F. O valor preditivo do teste sofre variação, dependendo da prevalência.
Em relação as características físicas do ambiente, as condições climáticas podem influir de diversas maneiras sobre o agente e sobre o hospedeiro. Temperaturas baixas destroem rapidamente a maioria dos vírus; porém, podem favorecer a multiplicação de bactérias, desde que elas encontrem os elementos nutritivos de que necessitam?
F.
São as temperaturas elevadas destroem rapidamente a maioria dos vírus. Contrariamente, podem favorecer a multiplicação de bactérias…
Considera-se uma epidemia a ocorrência de um grande número de casos da enfermidade, transmissível ou não?
F.
Uma epidemia não envolve necessariamente um grande número de casos da enfermidade, mas sim a ocorrência de uma doença, transmissível ou não, em patamares acima dos limites esperados para o período em questão.