1 Flashcards
Como o sêmen deve ser armazenado após seu congelamento?
A. Em palhetas de 25 ml, em freezer convencional a -20°C.
B. Em seringas convencionais, em temperatura ambiente.
C. Em seringas convencionais, em geladeira a 4°C.
D. Em palhetas de 0,25 ml ou 0,5 ml, em nitrogênio líquido a -196°C.
D. Em palhetas de 0,25 ml ou 0,5 ml, em nitrogênio líquido a -196°C.
Sobre a inseminação artificial em bovinos, NÃO é correto afirmar que:
A. Alcança índices produtivos mais baixos que a monta natural.
B. É o depósito mecânico do sêmen no aparelho reprodutor da fêmea, utilizando meios artificiais e visando à sua fecundação.
C. Possibilita melhorar o controle de enfermidades.
D. Permite o melhoramento do rebanho em menor tempo e a um baixo custo.
E. A tempo fixo, caracteriza-se por não exigir a observação de cio.
A. Alcança índices produtivos mais baixos que a monta natural.
Em um sistema de criação de caprinos de corte, para se conseguir três partos em 2 anos, deve-se alcançar um intervalo entre partos de quantos meses?
7 meses
O sêmen destinado à inseminação artificial deve ser protegido da exposição à temperatura ambiente, porque os espermatozoides podem sofrer alterações na motilidade e lesões na membrana citoplasmática. O manuseio adequado nos containers de armazenagem prevê a altura que a caneca, contendo as paletas, pode ser levantada, tempo de retirada, tempo de recolocação da tampa do container para evitar a evaporação do nitrogênio, que deve ser, respectivamente:
A. 5 cm abaixo da boca do botijão, cinco segundos, imediatamente.
B. 5 cm abaixo da boca do botijão, 20 segundos, cinco a dez segundos.
C. 10 cm abaixo da boca do botijão, dez segundos, dez segundos.
D. 5 cm acima da boca do botijão, 15 segundos, imediatamente.
E. 5 cm abaixo da boca do botijão, dez segundos, cinco a dez minutos.
A. 5 cm abaixo da boca do botijão, cinco segundos, imediatamente.
Em relação à época de reprodução de equídeos, analise a seguinte afirmativa:
O cruzamento do macho deve ser iniciado gradativamente; deve-se apresentar a égua ao reprodutor a cada 48 horas até que ela saia do cio. O garanhão com fertilidade boa pode cobrir pelo menos três vezes por dia. Sob monta controlada, cobrindo uma ou duas vezes ao dia, o garanhão pode servir a mais de 600 éguas numa estação de monta.
FALSA. O cruzamento do macho realmente deve ser feito de forma gradativa, apresentando a égua a cada 48 horas ao cavalo que será reprodutor. Deve-se seguir este esquema de apresentação até que a égua saia do cio. Agora, o garanhão com boa fertilidade pode cobrir a fêmea pelo menos uma vez ao dia, a não ser que trata-se de um garanhão com um libido muito bom, e então neste caso ele poderia cobrir a fêmea de duas a três vezes ao dia. Sob a monta controlada, cobrindo uma ou duas vezes ao dia, o garanhão pode servir a mais de 180 éguas em uma mesma estação de monta.
Em relação à época de reprodução de equídeos, analise a seguinte afirmativa:
Para as éguas, a idade ideal para a reprodução é entre 30 e 36 meses. Não se deve querer ganhar tempo cruzando potras muito novas, com 24 meses ou menos, simplesmente porque estão bem desenvolvidas. Ganhar um ano na reprodução da égua pode significar uma perda maior depois do parto, no desgaste com o aleitamento da cria e com eventuais reflexos na qualidade física e na fertilidade.
VERDADEIRA. Por mais que as potras estejam anatomicamente desenvolvidas e pareçam prontas para o parto, não se deve arriscar emprenhar um animal tão jovem, com idade inferior ou igual a 24 meses. Os animais nesta idade, ao emprenharem, podem não possuir uma boa resposta fisiológica perante a situação pós parto, podendo prejudicar o aleitamento do filhote, os índices reprodutivos do animal e levar a prejuízos físicos. Seguindo a idade correta para se iniciar a época reprodutiva (30 a 36 meses) as éguas poderão dar sequência a fase reprodutiva, sendo cobertas no cio do potro (desde que estejam em boa qualidade física e de saúde).
Em relação à época de reprodução de equídeos, analise a seguinte afirmativa:
Machos introduzidos muito cedo na reprodução adquirem o vício de ficar agitados rodando nas baias ou correndo ao lado das cercas. Presos ou soltos, esses animais consomem o estritamente necessário para se manterem. São geralmente de pêlo liso brilhante, mas não se desenvolvem na sua compleição física e têm um semblante visivelmente neurótico. São finos, pouco arqueados e galgos.
VERDADEIRA. A introdução precoce ou tardia de um garanhão à reprodução pode gerar prejuízos. No caso, introduzir o animal muito cedo pode fazer com que o animal adquira vícios de agitação e, além disso, quando forem cobrir as éguas esses animais podem apresentar comportamento afobado, desajeitado e/ou violento perante a égua, o que prejudica a reprodução. Já introduzir um animal mais tardiamente pode dar mais trabalho aos condutores para domar o animal perante a fase de reprodução, o qual pode apresentar caráter insubordinado ou violento, ou até mesmo um comportamento de desinteresse perante a reprodução.
Qual a duração da gestação na vaca, o período ideal de lactação e o período de descanso mínimo antes do parto?
A. A duração média da gestação da vaca é de 280 a 285 dias e o período ideal de lactação é de 10 meses. O período de descanso mínimo desejável é de 2 meses antes do parto.
B. A duração média da gestação da vaca é de 280 a 285 dias e o período ideal de lactação é de 06 meses. O período de descanso mínimo desejável é de 3 meses antes do parto.
C. A duração média da gestação da vaca é de 180 a 235 dias e o período ideal de lactação é de 14 meses. O período de descanso mínimo desejável é de 2 meses antes do parto.
D. A duração média da gestação da vaca é de 280 a 285 dias e o período ideal de lactação é de 18 meses. O período de descanso mínimo desejável é de 2 meses antes do parto.
E. A duração média da gestação da vaca é de 180 a 285 dias e o período ideal de lactação é de 10 meses. O período de descanso mínimo desejável é de 3 meses antes do parto.
A. A duração média da gestação da vaca é de 280 a 285 dias e o período ideal de lactação é de 10 meses. O período de descanso mínimo desejável é de 2 meses antes do parto.
A capacitação espermática é uma ativação enzimática que torna o espermatozoide capaz de sofrer reação acrossômica, não é espécie-específico porque oócitos de uma espécie podem ser fecundados em outra
FALSA
A capacitação espermática consiste na remoção de substâncias absorvidas ou incorporadas à membrana plasmática do espermatozoide contidas no plasma seminal (proteínas e glicoproteínas, bem como espermina), no aumento gradual da entrada de cálcio para incrementar a atividade flagelar e na reação acrossômica que ocorre após o espermatozoide entrar em contato com a zona pelúcida
VERDADEIRA
A superovulação deve ser iniciada no momento da emergência da onda folicular, seja ela espontânea ou induzida, porque animais com folículos sensíveis a ação do estrógeno, normalmente, apresentam maior capacidade de produzir embriões
VERDADEIRA
A criopreservação de embriões é feita em azoto, dois termos podem ser utilizados: a congelação, em que ocorre a cristalização do meio de criopreservação, e a vitrificação, em que o meio de criopreservação passa diretamente de estado líquido para um estado vitrificado e amorfo
VERDADEIRA
O Ovário é um órgão duplo de forma variável encontrado dorsalmente na cavidade abdominal próximo ao bordo pélvico apresentando função celular e endócrina. Sua forma pode ser Multíparas - cacho de uva ou Uníparas – ovoide. Apresentados os formatos, quais fêmeas possuem formato Multíparas? A. Porca, cadela e gata. B. Vaca, ovelha e cadela. C. Porca, vaca e égua. D. Cadela, gata e ovelha. E. Porca, cadela e vaca.
A. Porca, cadela e gata.
Para realizar uma inseminação artificial, pode-se utilizar sêmen fresco ou congelado. Para ambos os tipos, a coleta é uma etapa importante, na qual se faz a avaliação do ejaculado para estabelecer o número total de doses a serem produzidas. Assim, deve-se conhecer:
A. número total de espermatozoides por ejaculado e o volume da fração gel do ejaculado.
B. número total de espermatozoides por ejaculado e o número de espermatozoides utilizados por dose.
C. volume da fração gel do ejaculado e o número de espermatozoides utilizados por dose.
D. o volume total do ejaculado e o número de espermatozoides utilizados por dose.
E. volume total do ejaculado, seu aspecto e odor.
D. o volume total do ejaculado e o número de espermatozoides utilizados por dose.
O sucesso de um sistema de produção de suínos depende diretamente do êxito obtido na fase reprodutiva da granja. Sobre o manejo reprodutivo de suínos, é recomendado que as fêmeas sejam cobertas com aproximadamente 140 a 150 dias de idade. mesmo que ainda apresente o 1º cio
FALSO