01 - Thoughts Flashcards
Filósofo, poeta
O filósofo e o poeta se preocupam com o estudo do, como diria Thomas de Aquino, “fascínio”
Pedir, parte, vida
“Pense sempre sobre o que de fato estão pedindo de você. Porque muitas vezes a resposta é uma parte da sua vida”
Ryan Holiday
Liberdade, oportunidade, autodisciplina
Mente, vazia, corpo, ritmo, trabalho
Corpo, familiar, mente, relaxar
Eisenhower definiu a liberdade como a oportunidade para a autodisciplina
Quando nossa mente está vazia e nosso corpo está em seu ritmo, fazemos o nosso melhor trabalho
Quando o corpo está ocupado com o familiar a mente pode relaxar
Autor: Ryan Holiday
Processo oponente, dor, prazer, verde, vermelho
Na década de 1970, os cientistas sociais Richard Solomon e John Corbit chamaram essa relação recíproca entre prazer e sofrimento de teoria do processo oponente:
“Qualquer afastamento prolongado ou repetido de neutralidade hedonista ou afetiva… tem um custo”.8 Esse
custo é uma “reação posterior”, com valor oposto ao estímulo. Ou, como dizia o velho ditado: Tudo que sobe tem que descer.
Acontece que muitos processos fisiológicos do corpo são governados por sistemas autorreguladores semelhantes. Por exemplo: Johann Wolfgang von Goethe, Ewald Hering e outros demonstraram como a percepção da cor é regida por um sistema de processo oponente. Olhar de perto uma cor por um período contínuo produz espontaneamente nos olhos do observador uma imagem da sua cor “oposta”. Olhe fixo para uma imagem verde contra um fundo branco durante um tempo, e depois olhe para uma página em branco, e perceberá que seu cérebro cria uma pós-imagem vermelha. A percepção do verde dá lugar, em sequência, à percepção do vermelho. Quando o verde está ativado, o vermelho não pode estar, e vice-versa.
Balança, alcoólicos anônimos, cachorro, campainha
A balança prazer-sofrimento é acionada não apenas pela reexposição à droga em si, mas também pela exposição a sugestões associadas ao uso da droga. Nos Alcoólicos Anônimos, o lema para descrever esse fenômeno é pessoas, lugares e coisas. No mundo da neurociência, isto se chama aprendizagem dependente de sugestões, também conhecida como condicionamento clássico (pavloviano).
Ivan Pavlov, que ganhou o Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina em 1904, demonstrou que os cachorros salivam por reflexo quando lhes é apresentado um pedaço de carne. Quando a apresentação da carne é consistentemente acompanhada pelo som de uma campainha, os cachorros salivam ao ouvir a campainha, mesmo que nenhuma carne esteja imediatamente acessível. A interpretação é de que os cachorros aprenderam a associar o pedaço de carne, uma recompensa natural, à campainha, uma sugestão condicionada.
Pavlov, sugestão condicionada, dopamina, nível basal
os neurocientistas demonstraram que a dopamina é liberada no cérebro em reação à sugestão condicionada (como uma campainha, um metrônomo, um facho de luz) bem antes de a própria recompensa ser ingerida (por exemplo, uma carreira de cocaína). O pico de dopamina pré-recompensa, em resposta à sugestão condicionada, explica o prazer antecipado que sentimos quando sabemos que virão coisas boas.
Logo depois da sugestão condicionada, a descarga de dopamina no cérebro diminui, não apenas para níveis básicos (o cérebro tem um nível tônico de disparo de dopamina mesmo na ausência de recompensas), mas abaixo do nível básico. Esse estado transitório de déficit mínimo de dopamina é o que nos motiva a buscar nossa gratificação. Os níveis de dopamina abaixo da linha de base levam ao anseio. O anseio resulta numa atividade intencional para obtenção da droga.
Ideia original, influência, propensão, semelhança
O efeito de priming está relacionado ao modo como um estímulo inicial pode afetar as respostas de um indivíduo a estímulos subsequentes, sem que exista consciência do mesmo sobre tal influência
Ideia, ação, influência
Um dos fenômenos de priming, uma ideia influenciando uma ação, é conhecido como efeito ideomotor
Estudantes, exposição, palavras, tema, efeito, caminhada
Pesquisadores requisitaram a estudantes que montassem frases com palavras dadas. Eles observaram que quando as palavras dadas eram relacionadas a velhice os estudantes se moviam significantemente mais lentamente entre as salas da pesquisa.
Priming, dinheiro, experimento, ajuda, persistência, distância, conversa
Participantes de um experimento foram apresentados a uma lista de cinco palavras a partir da qual construíram uma frase de quatro palavras com dinheiro como tema entre outros primings mais sutis como objetos ligados a dinheiro.
Pessoas estimuladas pela palavra dinheiro tornam-se mais perseverantes e demoram o dobro do tempo para requisitar ajuda em um problema difícil, sintoma de uma autoconfiança aumentada. Elas também demonstram menos disposição a perder tempo ajudando um outro aluno que fingia estar confuso sobre uma tarefa experimental.
Em um outro experimento foi explicado aos participantes que eles deveriam empreender uma breve conversa com outra pessoa. Quando requisitados pra posicionar as cadeiras para ele e essa outra pessoa, os participantes estimulados pelo dinheiro optaram por ficar bem mais longe do que os demais não primados.
O tema geral dos resultados é que a ideia de dinheiro evoca individualismo. As descobertas sugerem que viver em uma cultura que nos cerca com lembretes de dinheiro pode moldar nosso comportamento e nossas atitudes de maneiras a respeito das quais não temos consciência.