Tópico 3. Obesidade Flashcards
O nosso artigo trouxe
um tópico que vai abordar sobre a quantidade de vitamina d necessária para atingir níveis desejados dessa vitamina, de acordo com a situação clínica de cada paciente. Entre essas condições, podemos citar: obesidade, pacientes que realizaram cirurgias bariátricas, presença de doenças gastrointestinais entre outros
E aprofundando nisso
existe uma correlação entre a hipovitaminose de vitamina D e a obesidade. Isso porque o excesso de gordura corporal vai servir como deposito de vitamina D, o que altera a taxa de vitamina disponível na circulação e depositada nos adipócitos. Além disso, temos outros fatores que contribuem para essa hipovitaminose, como a obesidade estar frequentemente correlacionada com a ausência de exercícios físicos, redução a exposição ao ar livre o que reduz a exposição ao sol.
Individuos obesos muitas vezes
vão demonstrar baixos níveis de vitamina D, que são inversamente proporcionais a sua massa corporal e adiposa o que vai influenciar na saúde esquelética e óssea da pessoa gerando um aumento na predisposição de doenças osteosarcopenicas.
E um fator complicante é que
obesos se mostram resistentes a suplementação de vitamina D. No geral, a obesidade vai ser fator de risco independente para maior risco de doenças, mas estudos demonstram que em doenças como a COVID, a presença de Hipovitaminose de Vit D e o quadro de sobrepeso estavam relacionados com pior prognóstico.