Saúde mental e reforma psiquiátrica no Brasil Flashcards
Disserte a história da Loucura na antiguidade
Era considerado um privilégio, pois os gregos acreditavam que o ‘’ delirante’’ tinha capacidade de se comunicar com as divindades, com o ‘’sagrado’’.
Não havia necessidade de segregação ou exclusão
Disserte a história da Loucura na idade média
A loucura era frequentemente vista como uma manifestação de forças sobrenaturais, do demônio sendo associada a bruxaria.
A igreja tinha um papel central nos tratamentos, focando em exorcismos e penitência.
Explique sobre os Naus dos loucos no contexto simbólico e prático (na idade média)
No renascimento existia uma prática de embarcar os loucos e deixá-los navegar sem rumo pelos rios. No lado prático, embarcar os loucos é uma forma de evitar que fique perambulando nas cidades. E pelo lado simbólico, a água significa purificação e a navegação significa a entrega louco para seu próprio destino.
Disserte a história da Loucura nos séculos XVI e XVII ( era moderna)
° Caracterizou pela evolução mercantilista - industrial.
° Fase houve três fenômenos: A estruturação do estado; Urbanização e a Industrialização.
° A pobreza passaram a fazer parte da vida européias. Para enfrentá-las o Estado passou a disseminar por todo seu território instituições para abrigar/ internar pessoas desempregadas, doentes(inclusive os loucos), inválidos para o processo produtivo,sem tetos como respostas a desordem social e crise econômica.
° Dessa forma os hospitais gerais eram destinados como um lugar social
Disserte sobre A Grande Internação
A criação do Hospital Geral de Paris em 1656 foi um marco desse fenômeno
O Hospital Geral não era propriamente para uma patologia, mas para recolher os pobres, aqueles considerados preguiçosos e os que foram jogados a margem da sociedade
Disserte sobre a Época Contemporânea e Pós Revolução Francesa (SÉC - XVIII)
Pinel foi pioneiro na humanização do cuidado psiquiátrico, promovendo a ideia de que pacientes deveriam ser tratados com respeito e cuidados adequados. Esse foi o início de uma psiquiatria mais humanitária. Nesse contexto, o hospital se transformou em uma instituição médica. O hospital adquiriu três características fundamental:
- Grande preocupação com a organização interna, o hospital deve ser instrumento destinado a cura.
- Transformação do sistema de poder no interior do hospital. Até meados do século XVII quem tinha poder eram os religiosos, sendo destinado a assegurar a vida cotidiana do hospital, a salvação e assistência alimentar. E assim a tomada de poder é realizada pelo médico
- Organização de um sistema de registro permanente exaustivo
- Amarrar no punho do doente uma etiqueta de identificação;
- Em cima do leito localiza a ficha com nome da doença e paciente e registro de informações: Registro geral entradas e saídas, nome doente, diagnóstico , a sala onde se encontra, se morreu ou curou.
- Registro da farmácia
- Registro médico durante as visitas, tratamento utilizado.
- No século XVIII, Philippe Pinel, considerado o pai da psiquiatria, propõe uma nova forma de tratamento aos loucos, libertando-os das correntes e transferindo-os aos manicômios, destinados somente aos doentes mentais. Várias experiências e tratamentos são desenvolvidos e difundidos pela Europa
Cite as características dos manicômios
° O tratamento nos manicômios, defendido por Pinel, baseia-se principalmente na reeducação dos alienados, no respeito às normas e no desencorajamento das condutas inconvenientes.
° Os manicômios existiam quando a loucura era caracterizada como incapacidade para o trabalho, o que impossibilitou aos alienados (loucos) o convívio social, pois portadores de transtornos mental, eram considerados incapazes de viver em sociedade
° Os manicômios obtiveram duas funções: Médica e social ‘’proteção social - defesa dos sãos/normal’’. Além de ser um local de ‘’cura’’ servia como instrumento para manter a ordem social.
Explique sobre a perda de identidade nos manicômio
Existe uma padronização em relação às vestimentas, atitudes e seu próprio espaço físico e essa padronização gerava perda da autonomia do indivíduo que aos poucos compromete a capacidade de gerir suas necessidades pessoais, filosofias, básicas. Ou seja, mesmo que o indivíduo tivesse capacidade física e mental para realizar determinadas atividades, não fazia pois não tinha autonomia.
- As práticas padronizadas
- Perda nome
- Confisco dos bens pessoais
- Exposição contaminadora, ou seja obrigado a conviver, com coisas a qual não se identifica e morar em ambientes sujos, alimentos estragados.
- Perturbação individual, em muitos casos as atitudes dos sujeitos eram usadas contra si própria como ato de ridicularizações ou castigá-los
Marcos da História da loucura no século XX
Psicofarmacologia: Na década de 1950, surgiram os primeiros psicofármacos, como a clorpromazina, mudando radicalmente o tratamento de doenças mentais, possibilitando que os pacientes fossem tratados fora de instituições.
Marcos da História da loucura no século XXI
Desinstitucionalização: Fechamento de manicômios e a mudança para tratamentos baseados na comunidade, com foco na inclusão social.
Avanços em Neurociências: Com o desenvolvimento de neuroimagem e genômica, a compreensão das bases biológicas dos transtornos mentais se expandiu.
Tratamentos Modernos: Hoje, combinam-se psicoterapia, medicação e abordagens integradas que levam em consideração fatores biológicos, psicológicos e sociais.
Sobre a Luta Antimanicomial disserte qual o século, quem impulsionou e o objetivo
° Segunda metade do século XX, impulsionada principalmente por Franco Basaglia
° Marcado pela ideia de defesa dos direitos humanos e de resgate da cidadania dos que carregam transtornos mentais.
° Aliado a essa luta, nasce o movimento da Reforma Psiquiátrica
Qual o objetivos e o inicio da reforma psiquiátrica
Mais do que denunciar os manicômios como instituições de violências, propõe a construção de uma rede de serviços e estratégias territoriais e comunitárias, profundamente solidárias, inclusivas e libertárias.
° No Brasil, tal movimento iniciou-se no final da década de 70 com a mobilização dos profissionais da saúde mental e dos familiares de pacientes com transtornos mentais. Esse movimento se inscreve no contexto de redemocratização do país e na mobilização político-social que ocorreu na época.
Quando houve a Declaração de Caracas e objetivo
Em 1990, a Declaração de Caracas propõe a reestruturação da assistência psiquiátrica
Qual objetivo da lei 10.216
Em 2001, é aprovada a Lei Federal 10.216 que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.
° Essa lei origina-se a Política de Saúde Mental a qual, basicamente, visa garantir o cuidado ao paciente com transtorno mental em serviços substitutivos aos hospitais psiquiátricos, superando assim a lógica das internações de longa permanência que tratam o paciente isolando-o do convívio com a família e com a sociedade como um todo
Cite ações realizadas pela Política de Saúde Mental no Brasil
° redução programada de leitos psiquiátricos de longa permanência, incentivando que as internações psiquiátricas, quando necessárias, se dêem no âmbito dos hospitais gerais e que sejam de curta duração
° constituição de uma rede de dispositivos diferenciados que permitam a atenção ao portador de sofrimento mental no seu território
° a desinstitucionalização de pacientes de longa permanência em hospitais psiquiátricos
° ações que permitam a reabilitação psicossocial por meio da inserção pelo trabalho, da cultura e do lazer