Renascimento Comercial e Urbano Flashcards
O que foi o Renascimento?
Conjunto de transformações na mentalidade do homem europeu ocorrido entre o final da Idade Média e o início da Idade Moderna.
Crescente valorização e no estudo das atividades humanas e em postura mais racional e individualista.
A ruptura com o mundo medieval para eles significava um novo nascimento, após um período de ignorância e escuridão, passando a colocar a Idade Média como idade das trevas e a força da religião associada ao atraso e ao irracionalismo.
O que ocorreu na baixa idade Média?
Auge e decadência do sistema Feudal.
Oque Foi o burgo e a burguesia?
O termo Burgo era comum na época da Idade Média e estava relacionada com cidadelas, que eram pequenas regiões medievais onde era feito comercio por parte de camponeses.
Assim normalmente esses camponeses eram ex servos da nobreza que deixavam esse tipo de servidão para tentar uma vida melhor. Por isso que surgiu esse termo burguês/burgueses para esses cidadãos comuns, que não faziam parte do clero e nem da nobreza.
como se deu o Desenvolvimento comercial?
Com o êxodo rural proporcionado pela criação dos Burgos, o número de comerciantes e artesãos cresce e, consequentemente a mão de obra disponível no campo diminui. Com o passar do tempo, isso acarreta tanto no desenvolvimento de um “pre-capitalismo” nos centros comerciais, quanto na queda da produção agrícola e na decadência do Feudalismo.
como era a classe social dos Burguesia?
. Qualquer habitante do burgo era chamado de burguês, conforme
uns iam enriquecendo mais que os outros começou a haver a
divisão entre Alta e Baixa Burguesia, efetivamente tornando o termo uma nomenclatura Social e os diferenciando do resto dos habitantes do Feudo.
Como Foi a relação dos burguêses e os senhores Feudais.
Os Burgos surgiram e se desenvolveram dentro dos Feudos, sendo assim, deviam obediência ao Senhor Feudal local. Entretanto, conforme a burguesia acumulava mais riquezas e o poder dos Senhores Feudais diminuía, debates pela independência dos Burgos surgiram. Em muitos casos, a burguesia comprava a “Carta de Franquia”, que eximia o burgo dos deveres feudais, porém, em casos que o Senhor Feudal não queria
renunciar ao território, conflitos armados ocorreram entre as duas partes.
Características renascentistas:
- Humanismo: antes as interpretações eram controladas
pela igreja, e a mudança proporcionou uma alteração do papel do homem no mundo. - Antropocentrismo: o homem é fundamental para explicação dos elementos.
- Racionalismo: a verdade podia ser alcançada por meio da análise racional que se opunha à rigidez dos dogmas da Igreja, gerando conflitos entre o clero. Era necessária uma postura crítica para desconfiar das traduções e verdades impostas pela autoridade clerical.
- Individualismo: associado ao crescimento da atividade comercial e urbana da idade média, assim, os pintores passaram a assinar suas obras.
- Naturalismo: o que antes era fonte de medo, agora deveria ser investigado, assim, observavam fenômenos naturais para aguçar seus conhecimentos científicos.
- Hedonismo: busca pelo prazer.
Aurora do Capitalismo?
Com a formação de novas cidades e a modificação da lógica de produção feudal (centrada na subsistência) para comercial (centrada na venda), formaram-se as bases do Capitalismo Mercantil que iria se consolidar nos séculos seguintes.
• crise do Feudalismo:
Como o sistema feudal era baseado na agricultura e no poder local dos senhores feudais, o crescimento dos burgos e do comércio, mais o fortalecimento do poder real, levou à crise do Feudalismo. Quanto ao plano das ideias, a hegemonia do cristianismo católico foi abalada também pelo contato que os europeus tiveram com o mundo oriental.
No oriente, os europeus conheceram novas formas de cristianismo e outras religiões, em especial o Islam. Por outro lado, a derrota nas Cruzadas levou alguns cristãos a contestarem as suas crenças.
PESTE BUBÔNICA - No século XIV (1301-1400), a crise feudal chegou ao auge. Além de um grande período de fome causado por chuvas intensas que afetaram as plantações (1315-1317), a Europa foi assolada pelas guerras e pela doença da peste negra ou bubônica.
Quais Foram as querras que contribuiram para o Final do feudalismo?
Guerra dos Cem Anos (1337-1453): que colocou em conflito França e Inglaterra por causa de disputas dinásticas decorrentes do modelo feudal de organização.
Guerra de Reconquista (718-1492) que foi disputada
entre cristãos e muçulmanos pelo domínio da Península Ibérica.