rawls e nozick Flashcards
O que Rawls não admite?
igualitarismo forçado e liberalismo selvagem
Quais são os valores fundamentais para Rawls?
Igualdade e liberdade
Quais são os 3 princípios e o que significam?
O prioritário é o princípio da igual liberdade. que visa garantir as liberdades básicas e os direitos iguais.
De seguida, existe o princípio da igualdade de oportunidades, que diz que cada um deve ter as mesmas oportunidades de acesso as várias funções e posições sociais.
Por fim, existe o princípio das diferenças. Este vida que as desigualdades sociais e económicas so têm sentido se resultarem em compensação com os mais desfavorecidos. E regula a distribuição da riqueza e do rendimento.
Rawls com a Teoria da justiça social pretende o que?
Pretende estabelecer uma sociedade livre e justa. ( ps: o único tipo de desigualdade que deve ser tolerada é o que reverte em favor dos desfavorecidos)
O que é a Regra Maximin e o que se pretende com ela?
Esta regra diz que numa condição de incerteza permite maximizar o mínimo; é preferível optar por uma sociedade em que o pior que pode acontecer não seja muito mau, e seja dentro dos piores o melhor possível. Uma vez que desconhecemos o nosso lugar na sociedade.
Críticas a Rawls
Dos comunistas a Rawls.
Exemplos:
Dizem que Rawls concentra a sua teoria da justiça na distribuição justa dos bens sociais, sem questionar profundamente as relações de produção capitalistas. Comunistas argumentam que essa abordagem ignora o problema fundamental da exploração no local de trabalho, onde a classe trabalhadora produz riqueza, mas essa riqueza é apropriada pelos capitalistas. A concepção de justiça de Rawls permite desigualdades desde que melhorem a condição dos mais pobres (o chamado “Princípio da Diferença”). Comunistas veem isso como uma legitimação da desigualdade, ao invés de uma eliminação.
Críticas ao utilitarismo feita por Rawls
Exemplo:
Rawls argumenta que o utilitarismo permite sacrificar os direitos de uma pessoa ou de uma minoria se isso aumentar o bem-estar geral. No utilitarismo clássico, o que importa é a maximização da felicidade ou do bem-estar agregado, o que pode justificar, por exemplo, a violação dos direitos de uma pessoa, desde que o resultado beneficie a maioria. Para Rawls, isso é inaceitável, pois cada indivíduo tem direitos invioláveis que não podem ser suprimidos em nome do benefício coletivo.
O que é a posição original e o véu de ignorância?
Posição original: é uma situação imaginária em que os indivíduos são sujeitos racionais e livres, colocados sob o efeito de um véu de ignorância.
Véu de ignorância: situação em que todos os indivíduos se encontram por não conhecerem as suas características pessoais,nem o estatuto social,nem os interesses e objetivos particulares.
Nozick concorda com Rawls ou opõe se ?
Opõe se.
Nozick defende o que? Explica esses 2 conceitos.
Nozick defende o liberalismo radical e um estado mínimo.
Liberalismo radical: é considerado absoluto direitos individuais como a liberdade e propriedade.
Estado mínimo: Que faça o mínimo papel. Proteja a segurança dos cidadãos e as liberdades políticas mas que não interfira na vida económica.
Nozick propõe o que?
A distribuição da riqueza baseada no mérito de cada indivíduo. ( ou seja, cada indivíduo é titular absoluto do que ganha e adquire.)
Críticas de Nozick a Rawls
As desigualdades sociais e económicas não devem ser ajustadas de modo a que reverta também a favor das + carenciados.
O fosso entre ricos e pobres só é injusto se for criado através de meios injustos, tais como a fraude e o roubo.
Há várias formas de sermos proprietários de bens: heranças, esforço pessoais ,etc. A não redistribuição não viola nenhuma direito.
O conceito de justiça de Rawls é imoral.
“O que é meu é meu” - Nozick
O princípio da diferença é criticado por Nozick porque?
Viola a liberdade porque interfere com a vida das pessoas e não permite que elas decidam o que fazer com a sua riqueza.
Não considera a maneira como os deficientes ficaram em situação de desvantagem.
Não considera as diferentes preferências ambições de cada um.
Logo, o princípio da diferença viola a liberdade de cada um.