PS1 Flashcards
A emissão de GTA para movimentação de bovinos e bubalinos oriundos de UF ou região onde a vacinação contra a febre aftosa é obrigatória, deve considerar os seguintes requisitos:
I - o estabelecimento rural onde estão os animais está em acordo com as regras descritas nesta Instrução Normativa;
animais tuberculosos infectados há menos …. podem não responder aos testes tuberculínicos;
40 dias
as tuberculinas precisam ser mantidas sob refrigeração de
(2º a 8º C), evitando-se o seu congelamento;
Animais oriundos de estados classificados como risco muito baixo ou risco desprezível para brucelose ficam dispensados dos exames referidos no caput, exceto
para reprodução.
Eventualmente, o homem com tuberculose causada pelo M. bovis pode ser
fonte de infecção para os rebanhos.
Em um animal infectado, o M. bovis é eliminado…
pelo ar expirado, pelas fezes e urina, pelo leite e outros fluidos corporais, dependendo dos órgãos afetados
A eliminação do M. bovis tem início
antes do aparecimento dos sinais clínicos.
as fêmeas que estiverem no período compreendido entre … dias antes e … dias depois do parto, não devem ser submetidas ao teste tuberculínico, pois podem apresentar-se menos reativas nesse período.
15 …15
novo teste tuberculínico só deverá ser realizado após um período mínimo de
60 dias;
a intensidade da reação alérgica à tuberculina não é …. à evolução da doença no organismo do animal;
proporcional
um único teste tuberculínico não garante
ausência de infecção;
observação cuidadosa do rebanho, de preferência após movimentação, pode permitir a individualização de animais com os seguintes sintomas de tuberculose:
tosse crônica, dificuldade respiratória, problemas digestivos e timpanismo, claudicação; sinais clínicos que podem estar presentes em animais anérgicos à tuberculinização;
na anamnese de rebanhos infectados com tuberculose deve ser levada em consideração a possível existência de portadores da infecção entre
os tratadores, os gatos e cães da propriedade;
A generalização da infecção por tuberculose pode assumir duas formas:
miliar e protraída
…. quando a generalização da tuberculose ocorre de maneira abrupta e maciça, com entrada de um grande número de bacilos na circulação;
miliar
….. quando a infeccção generalizada por tuberculose mais comum, que se dá por via linfática ou sanguínea, acometendo o próprio pulmão, linfonodos, fígado, baço, úbere, ossos, rins, sistema nervoso central, disseminando-se por, praticamente, todos os tecidos
protraída
É obrigatória a vacinação de todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina, na faixa etária de……, utilizando-se dose única de vacina viva liofilizada, elaborada com amostra 19 de Brucella abortus (B19).
três a oito meses
O diagnóstico alérgico-cutâneo com tuberculina é o instrumento básico para programas de controle e erradicação da tuberculose bovina em todo o mundo. Pode revelar infecções incipientes a partir de
3 a 8 semanas da exposição ao Mycobacterium, alcançando boa sensibilidade e especificidade e sendo considerado pela OIE como técnica de referência.
As bactérias do gênero Brucella são parasitas intracelulares ……, com capacidade de se multiplicar e sobreviver dentro de macrófagos.
facultativos
O Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) fundamenta-se em informações científicas atualizadas e diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Parágrafo único. Para fins desta Instrução Normativa, consideram-se as seguintes definições, além daquelas descritas no…
Código Sanitário para Animais Terrestres da OIE e nos manuais e plano de vigilância para febre aftosa disponibilizados no endereço eletrônico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
No Teste de Soroaglutinação com Antígeno Acidificado Tamponado (AAT), o pH acidificado da mistura soro-antígeno …. a aglutinação do antígeno pelas IgM.
INIBE
Teste de Soroaglutinação com Antígeno Acidificado Tamponado (AAT)
É preparado com o antígeno na concentração de …, tamponado em pH ácido …. e corado com o Rosa de Bengala.
8%…..3,65
É uma prova qualitativa, pois não indica o título de anticorpos do soro testado. A leitura revela a presença ou a ausência de IgG1. Nas provas clássicas de aglutinação, reagem tanto anticorpos IgM como IgG, enquanto que, nessa prova, reagem somente os isotipos da classe IgG1.
Teste de Soroaglutinação com Antígeno Acidificado Tamponado (AAT)
O pH acidificado da mistura soro-antígeno inibe a aglutinação do antígeno pelas IgM. O AAT detecta com maior precocidade as infecções ….., sendo, nesse aspecto, superior à prova lenta em tubos.
recentes
Teste de Soroaglutinação com Antígeno Acidificado Tamponado (AAT)
É preparado com o antígeno na concentração de 8%, tamponado em pH ácido (3,65) e corado com o Rosa de Bengala.
É o teste de triagem do rebanho. A maioria dos soros de animais bacteriologicamente positivos apresenta reação a essa prova. Como podem ocorrer alguns poucos casos de reações falso-positivas em decorrência da utilização da vacina B19, sugere-se a confirmação por meio de testes de maior especificidade para se evitar o sacrifício de animais não infectados. É uma prova …….., pois não indica o título de anticorpos do soro testado.
qualitativa
Teste de Soroaglutinação com Antígeno Acidificado Tamponado (AAT)
É preparado com o antígeno na concentração de 8%, tamponado em pH ácido (3,65) e corado com o Rosa de Bengala.
É o teste de triagem do rebanho. A maioria dos soros de animais bacteriologicamente positivos apresenta reação a essa prova. Como podem ocorrer alguns …… casos de reações falso-positivas em decorrência da utilização da vacina B19,
poucos
Em relação à patogenia da Brucelose bovina, julgue o seguinte item.
O período de incubação é ….. ao tempo de gestação, ou seja, quanto mais adiantada a gestação, menor será o período de incubação.
inversamente proporcional
BRUCELOSE BOVINA (Brucella abortus)
Epidemiologia
Mecanismos de Transmissão
…
A porta de entrada mais importante é o trato ….
digestivo
O tempo transcorrido entre a exposição ao agente infeccioso e o aparecimento dos sintomas visíveis é o que se define como ….
período de incubação
O tempo transcorrido entre a exposição ao agente infeccioso e o aparecimento dos sintomas visíveis é o que se define como ….
período de incubação
No caso da brucelose, esse período de incubação pode ser de ….
poucas semanas e até mesmo de meses ou anos.
O teste da prega caudal é o método de execução mais simples e prático e, portanto, quando há necessidade da realização de um teste de triagem, é a escolha natural. É importante lembrar que, pela legislação, esse teste é admitido para utilização de rotina, …… em estabelecimentos de criação especializados na pecuária de corte.
exclusivamente
O ingresso e incorporação de animais susceptíveis à febre aftosa em zona livre sem vacinação fica autorizado para:
…
II - animais procedentes de zona livre de febre aftosa com vacinação, exceto
bovinos e bubalinos,
………..é uma prova de grande valor não só para se detectar rebanhos infectados, como também para se monitorar rebanhos leiteiros livres de brucelose.
Teste do Anel em Leite (TAL)
A B. abortus geralmente entra no organismo do hospedeiro pela mucosa oral ou nasal. Após a penetração na mucosa, as bactérias se multiplicam e são fagocitadas. Em geral, quando ocorre a entrada pela via digestiva, ……….. são um dos principais pontos de multiplicação do agente.
as tonsilas
A marcação das fêmeas vacinadas entre três e oito meses de idade é obrigatória, utilizando-se ferro candente ou nitrogênio líquido, no lado
esquerdo da cara.
Testes laboratoriais Identificação do agente da FA:
ELISA; Prova direta de fixação de complemento; Isolamento em cultivo celular (cultivos celulares derivados de tecidos de suínos).
Provas sorológicas: Neutralização do vírus e ELISA.
Para exame histopatológico podem ser enviados fragmentos de tecido com lesões sugestivas de tuberculose (nódulos caseosos em linfonodos, pulmão, fígado, etc.) em
frasco de boca larga (plástico ou vidro), hermeticamente fechado, imersos em solução de formaldeído a 10%, observando-se a proporção de uma parte de amostra para 10 de formaldeído.
Animais reagentes ao teste tuberculínico podem não apresentar lesões visíveis a olho nu; isso não significa, porém, que se trata de reação
falso-positiva. As lesões podem estar em estágios iniciais de evolução, ou simplesmente não terem sido encontradas pela necropsia.
A vacinação sistemática e obrigatória contra a febre aftosa será realizada em ……..nas zonas livres de febre aftosa com vacinação,
bovinos e bubalinos
A maioria dos príons parecem ocorrer naturalmente em um ……. número de espécies.
reduzido
Conforme o inciso do art. da IN10/2017, poderá ser cancelado pelo SVO ou a pedido do produtor
Art. 48. O certificado poderá ser cancelado:
I - pelo serviço veterinário oficial em caso de descumprimento das normas estabelecidas nesta Instrução Normativa; e
II - a pedido do produtor.
O ingresso e incorporação de animais susceptíveis à febre aftosa em zona livre sem vacinação fica autorizado para:
…
II - animais procedentes de zona livre de febre aftosa com vacinação, ….. bovinos e bubalinos, atendendo às seguintes condições:
exceto