Prova 04 - 20/06 Capitulo 7 Flashcards
O que é regionalização?
É a divisão de um grande espaço em áreas menores, chamadas de regiões, que apresentam características internas que as distinguem de outras áreas
Em que critérios uma regionalização pode ser definida?
Critérios físicos ou socioeconômicos
No Brasil, a regionalização foi afetada devido aos fatores históricos?
Sim, devido a ocupação no litoral, a parte mais interna do país teve uma demora maior para ter seu desenvolvimento
Em 1937 o IBGE foi criado, com ele veio a criação de divisões regionais oficiais. A primeira foi a de 1940. Como essa divisão foi feita?
Com base nas características naturais, como clima e vegetação, além de critérios econômicos. Foi dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Este, Sul e Centro
Em 1945, o IBGE atualizou sua regionalização. Quais foram as regiões nesta nova atualização?
Norte, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Centro-Oeste, Leste Setentrional, Leste Meridional e Sul
Em 1960/70, uma nova atualização foi feita e teve a mudança de capital do país. Qual foi esta mudança?
A capital mudou para Brasília, e as regiões agora eram como as que conhecemos hoje: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul
Uma divisão foi feita novamente com a constituição de 1988, está estabeleceu novos estados e está até os dias de hoje. Como foi esta?
Separada em Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Tendo 26 estados oficiais mais o Distrito Federal. Esta divisão considera os limites dos estados e as características naturais dominantes nos territórios
Outra importante regionalização do Brasil são os “brasis” de Milton Santos. Qual é o critério que este segue, quais são as regiões e as características das mesmas?
Ele ressalta as diferenças socioeconômicas do país e foi baseada no meio técnico-científico-informacional, assim considerando bastante a densidade técnica e informacional.
1-Amazônia (baixa densidade demográfica e espaço opaco no meio técnico-científico-informacional, uma importante zona é a Zona Franca de Manaus)
2-Nordeste ( tem uma grande estrutura de área pouco provida de infraestrutura e recursos tecnológicos da era informacional, porém tem áreas concentradas junto às metrópoles e em espaços irrigados do Sertão)
3- Centro-Oeste (expansão agropecuária moderna)
4- Concentrada (concentração dos principais componentes do meio técnico-científico-informacional, engloba estados da região Sudeste e Sul segundo o IBGE)
Qual foi a regionalização que Pedro Pinchas Geiger fez?
Divisão regional geoeconômica
Uma importante característica entre as regiões da regionalização de Pedro Geiger é a …
Interdependencia entre as três regionalização geoeconomica
Quais são as características da região Amazônica?
Tem a menor população e menor densidade demográfica. Boa parte do território é tomado pela floresta, o baixo desenvolvimento econômico dessa região se vem por causa do contexto histórico e maior industrialização em outras partes do país. Em 1950, iniciaram o incentivo ao crescimento das áreas menos desenvolvidas no território brasileiro. Em 1966, foi criado o SUDAM e por esta a Zona Franca de Manaus foi instalada o que objetivou a ser um distrito industrial. A região tem problemas ambientais, sociais e políticos, como desmatamento, a pobreza.
Quais são as características da região Centro-Sul?
Abrange maior parte da população do país e do PIB, estão as principais áreas de agricultura moderna e os mais importantes centros financeiros, sua industrialização teve início no século XIX com o café e o ouro. Tem a maior diversidade de produtos industrializados. Concentra a maior parte da riqueza nacional, porém há áreas com o IDH baixo. Tem uma grande concentração populacional em regiões metropolitanas. Teve nos últimos anos uma redução da oferta de trabalho e aumento de investimentos nas infraestruturas regionais, assim contribuindo para migração interna do país. A dependência no Centro-Sul está diminuindo.
Quais são as características da região Nordeste?
É cerca de 18% do território nacional. A região é dividida em 4 sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte. Foi o primeiro núcleos de povoamento lusitano no Brasil, porém os ciclos econômicos foram para o Centro-Sul. A região é semiárida e os bolsões são de menor desenvolvimento socioeconômico, isto características a região. No governo de JK foi criado o SUDENE e tinha como objetivo diminuir as desigualdades verificadas. Esta região hoje vem crescendo em industrialização no litoral e passou a ser um centro de turismo, além do agronegócio. Nesta região é bem caracterizada pelas secas ao longo do ano e assim foi classificado uma parte do território como Polígono das Secas (áreas influenciadas pela semiaridez)