Penal_Legis Flashcards

Lei n. 9.455/1997 ECA

1
Q

É crime de tortura (Lei n. 9.455/1997) a conduta de constranger alguém com emprego de grave ameaça, causando-lhe sofrimento mental, em razão de discriminação religiosa.

A

CORRETA. “Art. 1º Constitui crime de tortura: I - constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental: c) em razão de discriminação racial ou religiosa;…”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Configura crime de preconceito de raça ou cor (Lei n. 7.716/1989) distribuir emblemas com símbolos que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.

A

CORRETA. Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa. § 1º Fabricar, comercializar, DISTRIBUIR ou veicular SÍMBOLOS, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda QUE UTILIZEM A CRUZ SUÁSTICA OU GAMADA, PARA FINS DE DIVULGAÇÃO DO NAZISMO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990) considera crime a conduta de corromper ou facilitar a corrupção de menor de dezoito anos, com ele praticando infração penal ou induzindo-o a praticá-la. A respeito desse tipo penal e à luz do que dispõe os Tribunais Superiores, qualifica o crime a efetiva corrupção da criança ou do adolescente.

A

ERRADA! Não há qualificadora prevista para esse tipo penal. Há causa de aumento: § 2o As penas previstas no caput deste artigo são AUMENTADAS de UM TERÇO no caso de a infração cometida ou induzida estar incluída no rol do art. 1o da Lei no 8.072, de 25 de julho de 1990.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Compete à Justiça Federal processar e julgar acusado da prática de conduta criminosa consistente na captação e armazenamento, em computadores de escolas municipais, de vídeos pornográficos oriundos da internet, envolvendo crianças e adolescentes.

A

De acordo com o STF e STJ, o julgamento dos crimes tipificados nos arts. 241, 241-A e 241-B da Lei nº 8.069/90 é de competência da Justiça Federal quando tais delitos forem cometidos por meio da rede mundial de computadores e for possível o acesso em qualquer lugar do mundo, caracterizando a transnacionalidade do delito. A competência demanda análise casualística.

No caso em tela, o STJ decidiu tratar-se de competência da Justiça Estadual, pois o conteúdo baixado no computador não foi disponibilizado para acesso internacional pelo acusado (info 520, STJ).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Nos termos da Lei n. 11.340/96 (Lei Maria da Penha), as medidas protetivas de urgência que obrigam o agressor, dada sua natureza cautelar, têm validade de 6 (seis) meses, podendo ser prorrogada a pedido da vítima, seu defensor ou do Ministério Público enquanto perdurar o processo.

A

ERRADA! A lei Maria da Penha não traz limitação de prazo para as protetivas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Nos termos da Lei n. 9.099/95 (Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais), no juízo comum ou no Tribunal do Júri, havendo reunião de processos decorrente da aplicação das regras de conexão e continência, deverão ser observados os institutos da transação penal e da composição civil.

A

CORRETA! Lei nº 9.099/95, Art. 60, Parágrafo único. Na reunião de processos, perante o juízo comum ou o tribunal do júri, decorrentes da aplicação das regras de conexão e continência, observar-se-ão os institutos da transação penal e da composição dos danos civis.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A ocultação ou dissimulação de bens de posse ilícita, tais como drogas ou armas, ainda que produtos de determinada infração, não constitui crime de lavagem de capitais, porque os autores podem ser punidos pelos crimes de forma distinta e autônoma.

A

CORRETA! Para a configuração do crime de lavagem de capitais faz-se necessário que o agente tenha intenção de conferir aparência lícita ao bem proveniente de ato ilícito. A questão nada disse sobre isso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Investigado por corrupção, ex-secretário de Obras Públicas da Argentina dos governos Kirchner foi preso quando prestes a enterrar milhares de dólares no terreno de um mosteiro, na província de Buenos Aires. O colombiano Pablo Escobar, conhecido narcotraficante dos anos 80/90, enterrava dinheiro oriundo do tráfico de entorpecentes. Nestas situações é razoável afirmar, à luz da doutrina especializada e de precedentes jurisprudenciais, que enterrar dinheiro produto do crime antecedente, ainda que seja para ocultá-lo, não se enquadra no tipo assimétrico da lavagem de dinheiro, se desacompanhado de um ato adicional ou contexto capaz de evidenciar que o agente realizou a ação com a finalidade específica de emprestar aparência de licitude aos valores escondidos.

A

CORRETA!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O crime de organização criminosa, dentre outras particularidades, trata-se de delito plurissubjetivo, plurilateral ou de concurso necessário, e, ainda, crime formal, de consumação antecipada ou de resultado cortado.

A

O delito em tela seria classificado pela melhor doutrina como delito de tendência interna transcendente (de intenção) mutilado de dois atos (nesse sentido, Habib, E.R. Zaffaroni e J. Cirino dos Santos). No entanto, há alguns autores (como por exemplo, Cléber Masson), que escrevem em suas obras que a expressão “delitos formais” seria sinônima de “delitos de consumação antecipada ou de resultado cortado”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Na configuração do delito de organização criminosa, exigem-se pelo menos quatro pessoas, no que se refere aos sujeitos do crime, e, torna-se irrelevante que um deles seja inimputável, qualquer que seja a causa da inimputabilidade penal.

A

CORRETA! orgAnizAçÃo criminosA - 4 elementos aSSociação criminoSa - 3 elementos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Acerca da aplicação do direito penal e do entendimento jurisprudencial firmado nos tribunais superiores, julgue o item seguinte.
Aos crimes previstos no Estatuto do Idoso são vedadas a aplicação das medidas despenalizadoras da composição civil dos danos e da transação, bem como a incidência das imunidades penais absolutas ou escusas absolutórias.

A

CORRETA. O entendimento do STF na ADI 3096 foi de que o art. 94 deve ser interpretado em favor do seu específico destinatário – o próprio idoso –, e não de quem lhe viole os direitos. Com isso, os infratores não devem ter acesso a benefícios despenalizadores de direito penal, como conciliação, transação penal, composição civil de danos ou conversão da pena. Somente se aplicam as normas estritamente processuais para que o processo termine mais rapidamente, em benefício do idoso.

Sobre as escusas absolutórias, o próprio art. 95 da L10741 veda.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly