Paratormonio, vitamina D e calcitocina Flashcards

1
Q

Quais são os papéis do cálcio em nosso organismo?

A
  • Secreção hormonal
  • Contração muscular
  • condução nervosa
  • Exocitose
  • Ativação e inativação de enzimas
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais são os papéis do fosfato em nosso organismo?

A

Formação de ATP e ativação e inativação de enzima

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A homeostase de fosfato é do cálcio estão relacionadas?

A

Sim, diretamente, devido a 2 fatores
- tecido ósseo (ambos constituem a maior parte da fase mineral dos ossos)
- regulação hormonal (os dois são regulados pelos mesmos hormônios – o paratormônio, que é um hormônio secretado pelas glândulas paratireoides – as quais ficam na parte posterior da tireoide – e a calcitonina, que é um hormônio secretado pelas células parafoliculares/células C da tireoide).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Alterações nas concentrações de cálcio e fosfato geram problemas clínicos?

A

Pequenas alterações na concentração de cálcio no plasma (extracelular) já geram problemas extremos e imediatos, podendo levar a morte, por isso é regulado de forme precisa. Diferente do fosfato – porque alterações das concentrações plasmáticas de fosfato normalmente não se manifestam de forma clínica nos pacientes, sem efeitos imediatos importantes

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Qual é a concentração de cálcio adequada?

A

9,4 mg/dl, aumento da [] de cálcio o indivíduo apresenta uma situação de hipercalcemia. Redução da [] de cálcio ele apresenta uma situação de hipocalcemia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Quem faz o armazenamento de cálcio e fosfato?

A

Os ossos, então quando há uma diminuição/aumento da concentração dessas substâncias elas são liberadas/captadas nos líquidos extracelular/para dentro dos ossos

  • Se começa ser liberado muito dessas substâncias o osso ficam mais porosos, quebrando mais fácil - problema
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quais são as formas de cálcio encontradas no organismo?

A
  • A maior parte é encontrada na forma ionizada (Ca2+), forma mais relevante para o organismo, difusível através da membrana, geralmente mais concentrado no LEC
  • Ligado a proteínas, sem difusão pela membrana devido a essa ligação, ficam na corrente sanguínea, pode se dissociar delas e se ionizar, realizando funções mais relevantes
  • Ligado a anions (citrato, fosfato) difusíveis através da membrana (mas este cálcio também pode se dissociar num momento de necessidade).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quais são as formas de fosfato encontradas no organismo?

A

O hidrogenofosfato (HPO4-2) e o dihidrogenofosfato (H2PO4-), Ambos fazem o mesmo papel no organismo. As concentrações destas duas formas alteram de acordo com o pH do nosso plasma… se eu tenho um pH mais ácido, eu tenho uma maior concentração de dihidrogenofosfato, e, se eu tenho um pH menos ácido (mais básico), eu tenho uma maior concentração de hidrogenofosfato. O nosso organismo normalmente tem uma maior [] de hidrogenofosfato – justamente porque essa forma do fosfato é mais relevante para utilização. Assim, quando este corpo está com um pH mais ácido ele acaba tendo um desbalanço… ele vai ter uma acidose metabólica e a forma menos utilizada (dihidrogenofosfato) acaba se tornando predominante.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Hipocalcemia, em caso de redução pequena

A
  • Concentração de cálcio menores que 9,4 mg/dl
  • Pode apresentar um aumentos progressivo da excitabilidade do SN (cálcio meio que forma uma barreira ao redor das nossas células, bloqueando canais vazantes de sódio, em [] normais de cálcio essa barreira existe e permite uma certa permeabilidade ao sódio – mas não tanto assim… numa situação de hipocalcemia, essa barreira é reduzida… criam-se muitos espaços nessa barreira e isso faz com que as nossas membranas se tornem muito mais permeáveis ao sódio… se elas estão muito mais permeáveis ao sódio, há uma maior excitabilidade dos nossos tecidos – e em especial o SN)
  • Essa é uma pessoa que pode apresentar espasmos musculares, contrações tetânicas leves, devido ao aumento das deflagrações de potenciais de ação, dissociação (a pessoa fala mais do que consegue pensar)
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Hipocalcemia, em caso de redução drástica (menos de 50% da concentração normal)

A
  • esse indivíduo vai ter uma excitabilidade muito grande do SN e isso vai resultar em descargas elétricas espontâneas – levando-o a apresentar crises epiléticas (que nada mais são que muitos PA sendo deflagrados por todo o nosso SN).
  • Pode ocorrer perda da consciência, espasmos musculares, contrações musculares mais severas… esse paciente perde o controle das suas funções justamente porque tem várias regiões do cérebro agindo ao mesmo tempo.
  • não necessariamente a pessoa que tem epilepsia tem redução da [] de cálcio – mas reduções nessa [] podem causar crises epiléticas.
  • Além disso, há também contrações tetânicas (parecido com uma câimbra duradoura) mais severas… isso se dá pela estimulação do córtex motor e também pelo não desligamento do cálcio lá no músculo (lembrar que para finalizar um ciclo de contração muscular são necessárias duas coisas – mas uma delas é a principal: remoção do cálcio).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Hipercalcemia

A
  • Indivíduo apresenta [] maiores do que 9,4mg/dl de cálcio.
  • pode causar no nosso SN uma depressão (uma “down” do SN). Da mesma forma que uma
    redução da [] de cálcio aumenta a permeabilidade da membrana, um aumento dessa [] aumenta a barreira deste cálcio ao redor das nossas células – e com isso elas se tornam menos permeáveis ao sódio. Há uma maior dificuldade de deflagrar um potencial de ação. Isso faz com que as atividades reflexas fiquem lentificadas. Esse excesso de cálcio também provoca uma redução do intervalo QT (das ondas do eletrocardiograma do coração) – onda Q: inicio da despolarização e onda T: começa a acontecer a repolarização… se reduz esse intervalo, se ele acontece de forma mais rápida, o coração perde a sua função enquanto bomba hidráulica, causando uma contração menos duradoura . Acontece também uma contratilidade deprimida/reduzida do trato gastrointestinal – e isso faz com que o indivíduo desenvolva falta de apetite e constipação (o conteúdo fecal fica muito tempo no intestino grosso, devido a diminuição da motilidade, assim a merda fica dura pq ocorre uma grande reabçorsao de água) o que sinaliza o nosso hipotálamo de que estamos saciados é o estado de distensão do estômago (se a contratilidade está reduzida, o estômago fica cheio por mais tempo… e essa informação fica sendo sinalizada para o hipotálamo – daí o indivíduo não se alimenta)
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Quais são os efeitos da vitamina D e do que é derivada?

A

auxilia e promove efeitos fisiológicos, age como um hormônio
Derivada do colesterol (gordura)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Como a formação da vitamina D acontece?

A
  • Na pele nós temos o 7-desidrocolesterol, que quando submetido aos raios ultravioleta (UV) se transforma em colecalciferol (vitamina D - ainda está inativa) não há sítios de ligação para essa substância
  • Encaminhado para o fígado e sofre uma hidroxilaçao se transformando em 25-hidroxicolecalciferol”
  • Encaminhada para o Rim, ficando armazenado
  • Quando o paratormonio é liberado (devido a uma redução de cálcio plasmático) ocorre uma hidroxilaçao formando o 1,25-diidroxicolecalciferol, que é a forma ativa da vitamina D, promovendo os efeitos no nosso organismo
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly