P1 Flashcards
O periodonto é composto por tecidos que possuem a função principal de fixação dos dentes nos ossos maxilares e mandibulares. Classifique os tecidos nos diferentes tipos de periodonto e indique a função de cada um deles.
Periodonto de proteção - é formado pela gengiva e sua função é proteger o periodonto de sustentação
Periodonto de sustentação - é composto pelo osso alveolar, cemento radicular e ligamento periodontal, são estruturas de suporte que tem a função de fixar o dente no alvéolo
O tecido epitelial recobre todo tecido conjuntivo gengival e é diferenciado em epitélio oral, epitélio do sulco e epitélio juncional. Considerando a função protetora do tecido epitelial, quais as características do epitélio juncional que permitem ele atuar na defesa do periodonto frente a agressão do biofilme dental?
- descamação das células epiteliais
- alto turnover de celulas - alto índice de renovação celular
- ação mecânica
- fixação bacteriana
- presença de vasos
- migração de neutrofilos
A maior parte das células de defesa do hospedeiro se apresentam localizadas próximas ao epitélio juncional na gengiva clinicamente saudável. Qual é a célula predominante nesta região e qual a razão da sua localização?
Célula prodominante: neutrófilo
É uma célula de defesa pois é a primeira linha de defesa do organismo.
O ligamento periodontal possui diferentes estruturas em sua composição. Células, fibras, vasos sanguíneos, entre outras. Dentre as células que fazem parte do ligamento periodontal, quais são as células que possuem atividade de formação e reabsorção de tecido mineralizado?
Não seiaind
O periodonto de sustentação possui duas estruturas mineralizadas semelhantes em termos de sua composição. O tecido ósseo é composto por 45% de matéria mineral, 30% de matéria orgânica e 25% de água. Já o cemento é composto por 61% de matéria mineral, 27 % de matéria orgânica e 12 % de água. Entretanto, existem algumas diferenças importantes no que se refere ao seu metabolismo. Diante do exposto, cite duas características que diferenciem estas duas estruturas.
Cemento: - sofre remorderão - não é vascularizado Osso - não sofre remodelação - é vascularizado
O exame clinico periodontal é um exame complexo com vários parâmetros a serem avaliados para o correto o diagnostico, prognóstico e tratamento da doença periodontal. Cite quais são os parâmetros clínicos realizados no exame periodontal.
1- profundidade de sondagem 2- retração gengival 2- nível se inserção clinica 4- sangramento à sondagem 5- presença de placa 6- envolvimento de furca 7- mobilidade dentária
Dentre todos os parâmetros que devem ser avaliados em um exame periodontal para o correto diagnóstico e planejamento do caso, qual deles é o mais importante para o acompanhamento de um paciente em longo prazo e por quê?
O mais importante a ser acompanhando é o nível de inserção clinica pois é essencial para o acompanhamento da doença periodontal, é um parâmetro padrão para acompanhamento da doença. O NIC é um padrão real que mostra realmente quanto o paciente perdeu de inserção.
Relembrando os conhecimentos de anatomia dental, descreva as características anatômicas dos dentes multi-radiculares que devemos nos atentar quando fazemos a avaliação periodontal no que se refere ao diagnóstico de lesões de bifurcação.
Quando nos referimos a diagnostico de lesões de bifurcação devemos levar em consideração uma atenção especial aos pré molares e molares pois esses tem a presença de furca. Anatomicamente falando a furca é uma bifurcação das raizes, estando mais presente lesões de bifurcação nos dentes superiores.
Qual a radiografia indicada para a avaliação periodontal e quais estruturas devem ser observadas nesta análise?
Devem ser realizadas radiográfias periapicais e nessas radiografias deveremos analizar:
- posicionamento da crista óssea
- largura do ligamento periodontal
- reabsorção óssea horizoantal e vertical
- defeitos ósseos
- proporção coroa/raiz
- tratamentos endodôntico
- margens de restaurações
- lesões periapicais
- lâmina dura
Em um exame periodontal deve-se associar a avaliação clínica à avaliação radiográfica para que possamos somar as informações e dar um correto diagnóstico. Quais são as limitações da avaliação radiográfica?
As limitações são:
- bolsas periodontais
- imagem bidimensional de uma estrutura tridimensional
- analise de defeitos ósseos - sua morfologia
- mobilidade dentaria
- relação tecido mole/tecido duro
- analise correta das estruturas na face lingual e vestibular
- distinção de casos com sucesso e sem sucesso no seu tratamento
A doença periodontal, causada pela presença do biofilme bacteriano, pode promover a formação de bolsas periodontais. Explique quais são os tipos de bolsas periodontais que podem ocorrer nos tecidos periodontais e as características delas.
Pseudo bolsa: é o aumento gengival sem que haja destruição dos tecidos periodontais
Bolsa verdadeira: é um aprofundamento progressivo da bolsa devido a destruição anterior dos tecidos de suporte, podendo ser: supra e intra óssea. A supra óssea é caracterizada por estar coronariamente a crista alveolar e a intra óssea por estar apicalmente a crista óssea.
A doença periodontal possui características específicas que possibilitam sua evolução e a diferencia das outras doenças em geral. Cite 4 destas características específicas da doença periodontal.
- bolsa periodontal
- exsudação
- mobilidade
- sangramento
A presença do equilíbrio entre agressão (biofilme) e defesa (hospedeiro) é fundamental para a presença da gengiva clinicamente saudável. Com a perda deste equilíbrio ocorre o desenvolvimento das doenças periodontais. Neste sentido, cite as fases da patogênese da doença periodontal.
Fases da patogênese da doença periodontal: 1- Lesão inicial - gengivite 2- Lesão precoce - gengivite 3- Lesão estabelecia - gengivite 4- Lesão avançada - periodontite
Frente a presença do biofilme patogênico subgengival o hospedeiro ativa uma série de mecanismos de defesa, quais são estes mecanismos?
Estes mecanismos são:
- processo inflamatório
- processo imune humoral e celular
Com a evolução da gengivite para a periodontite vai ocorrer a formação da bolsa periodontal verdadeira. Defina bolsa periodontal e cite as estruturas envolvidas.
Bolsa periodontal é uma característica clinica caracterizada por um aprofundamento do sulco gengival (patológico). Estruturas envolvidas: - Periodonto de suporte Ligamento periodontal Osso alveolar Cemento radicular