Mercosul e América do Sul Flashcards
Quando o Mercado comum do Sul (Mercosul) começou a se formar?
Em 1985, com reuniões dos governos de Raul Alfonsín (ARG) e José Sarney que depois incorporaram o Paraguai e o Uruguai nas reuniões.
O que foi o Tratado de Assunção 1991?
Tratado assinado entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, criando o Mercosul.
Qual era a ideia inicial do Mercosul?
Criar uma zona de livre-comércio entre os seus membros através da eliminação gradativa de taxas alfandegárias, liberando a circulação da maioria das mercadorias.
Protocolo de Ouro Preto 1994
Fixou uma política comercial para países do Mercosul em relação a nações não integrantes do bloco, definindo a Tarifa Externa Econômica (TEC) e transformou o bloco em uma união aduaneira.
O que a Tarifa Externa Econômica (TEC) definia?
Que os membros do Mercosul cobrariam um imposto de importação comum para evitar que algum membro se tornasse porta de entrada de produtos que depois poderiam circular livremente dentro do bloco.
Porque o Mercosul é considerado uma união aduaneira imperfeita?
Devido a uma imensa lista de produtos que não se enquadram na TEC (Exceções)
Estados Partes do Mercosul.
São os Países que administram e tomam decisões dentro do Mercosul, sendo eles os 4 fundadores.
Obs.: Bolívia foi aprovada desde 2015, porém ainda está em processo de adesão.
Obs.: A Venezuela se tornou Estado Parte em 2012, devido à suspensão do Paraguai, porém em 2016 foi suspensa pela da demora em cumprir questões comerciais dentro do bloco, em 2017 sua suspensão mudou para: ruptura com a ordem democrática.
Obs.: O Paraguai foi suspenso em 2012 e retornou em 2013.
Países Associados do Mercosul.
São os demais países da América do Sul (Obs.: menos a Guiana Francesa), que podem participar das reuniões como convidados e recebem a gradativa abolição das tarifas alfandegárias, visando estimular o comércio regional. São eles: Chile (1996), Bolívia* (1996), Peru (2003), Equador (2004), Colômbia (2004), Guiana (2013), Suriname (2013).
Quais são os 3 pilares que constituem o Mercosul?
O econômico, o social e o da cidadania.
Mercosul: Pilar Econômico
O Mercosul é uma união aduaneira, logo, seu objetivo principal é o mercado e o comércio, gerindo a livre circulação de bens e serviços entre os países membros. Também há uma coordenação de políticas macroeconômicas e de determinados setores, como energia, e a harmonização de legislações nas áreas pertinentes ao bloco.
Mercosul: Pilar Social
Visa diminuir as desigualdades sociais entre os países, estabelecendo algumas políticas públicas regionais. São praticadas ações como a distribuição de dinheiro objetivando à universalização da saúde e da educação, além de projetos mais específicos no combate à fome e à miséria. Também é feito investimentos nas áreas de habitação, na construção de rodovias, na melhoria do saneamento básico, na promoção de empregos e de projetos culturais.
Mercosul: Pilar Cidadania
Alguns direitos dos cidadãos do Mercosul:
- Para viajar entre os países do Mercosul, não precisa de visto: só necessário um documento válido.
- Trabalhar e viver em qualquer país do Mercosul: os cidadãos dos países do Mercosul (tanto os plenos como os associados) podem pedir a concessão de residência temporária de até 2 anos em outro bloco do país.
- Residência temporária virar residência fixa: antes de acabar o prazo da residência temporária, a pessoa pode requerer sua residência permanente no país (não são todos os países do bloco que aceitam).
- Trabalhar em outro país do bloco, com concessão de visto: o cidadão precisa comprovar sua nacionalidade, ter passaporte válido, certidão de nascimento e comprovação negativa de antecedentes criminais.
- Acordo Multilateral de seguridade Social: Se um brasileiro trabalha a anos no Brasil e decidi se aposentar na Argentina, é contabilizado o tempo de serviço nos 2 países para benefícios por aposentadoria, invalidez ou morte.
- Acordo de integração Educacional: Revalidação de diplomas, certificados e títulos, além do reconhecimento de estudos nos níveis fundamental e médio, técnico e não técnico, e de pós-graduação.
Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM)
Criado em 2005 (porém começou a operar somente em 2007), com o objetivo de financiar programas para melhorar a infraestrutura na região, buscando agir com responsabilidade social e fortalecendo a integração dos países da América do Sul
Quais são os países mais beneficiados pelo Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM) 2007?
Uruguai e Paraguai, embora são os que menos contribuem por serem economias menores.
Obs.: o Brasil contribui com 70%, a Argentina com 27%, Uruguai 2% e o Paraguai 1%.
Hidrovia do Mercosul
Um dos projetos do Mercosul para ir além da integração econômica, buscando, também, a integração física.
Essa hidrovia pega um conjuntos de hidrovias da região sul e abrange também as hidrovias Tietê-Paraná e do Paraguai.