Manual SBP RN>=34 Semanas Flashcards
Quantos profissionais habilitados devem estar presentes em uma sala cirúrgica onde um parto ocorrerá ?
(2 respostas)
- Pelo menos 1 profissional da saúde capaz de realizar os passos iniciais e a ventilação com pressão positiva(VPP).
- Quando identificado fatores de risco perinatais podem ser necessários de 2 a 3 profissionais da saúde treinados e capacidades. Ao menos um destes precisa ser um médico apto a intubar e indicar massagem cardíaca, sendo de preferência um pediatra.
O que è o Breafing?
3 Pontos são essenciais serem citados*
- Ato que inclui: Anamnese Materna(ajuda a detectar condições perinatais associadas a possibilidade de o RN precisar de ajuda na transição respiratória e cardiocirculatória ao nascer, além também de fortalecer o vínculo entre equipe e paciente), preparo do ambiente e do material para uso imediato na sala de parto(todo material è preparado, testado e disponibilizado em local de fácil acesso, isso inclui equipamentos e material para avaliação do paciente, manutenção da temperatura, aspiração de vias aéreas, ventilação e administração de medicamentos), e divisão das funções de cada membro do grupo, deixando claro a quem cabe o papel de liderança*, permitindo assim uma atuação coordenada e uma comunicação efetiva da equipe.
Ao nascer, o que è considerado um RN com boa vitalidade? O que deve ser feito com ele logo ao nascimento em sala de parto ?
O RN >=34 semanas que está chorando* ou respirando* e o tônus muscular está em flexão, independente do aspecto do líquido amniótico è considerado com boa vitalidade. Esse RN deve manter o contato pele a pele com a parturiente mesmo depois do clampeamento do cordão umbilical. Durante o contato com a parturiente em sala de parto, a equipe deve prover calor(secar corpo e segmento cefálico com compressas aquecidas, se possível cobrir a cabeça com touca e manter o RN em contato pele-pele com a mãe, coberto com tecido de algodão seco e aquecido. Retirar Campos úmidos e afastar compressas frias.), assegurar as vias aéreas pèrvias(evitar flexão ou hiperextensão do pescoço.) avaliar a vitalidade de maneira continuada(logo após posicionar o RN junto a parturiente, colocar o estetoscópio em precórdio do bebe afim de aferir a frequência cardíaca. Após isso, dar ênfase em tônus muscular e padrão respiratório) e estimular o início da amamentação.
A aspiração de vias aéreas no RN è realizada de rotina.
Verdadeiro ou Falsa?
Falso.
- A aspiração de vias aéreas não deve ser realizada de rotina e, sim, reservada somente ao RN com excesso de secreções em vias aéreas.
- Nesse caso, a aspiração será feita primeiramente pela boca e depois pelas narinas, com sonda traqueal de 8-10 conectada ao aspirador a vácuo, sob pressão máxima de 100mmHg.
Quando o RN não possui boa vitalidade quais condutas devem ser seguidas ? (2 pontos essenciais)
O RN >=34 semanas que não está respirando ou chorando ou não inicia movimentos respiratórios regulares e/ou o tônus muscular está flácido ele não apresenta boa vitalidade e deve ser conduzido à mesa de reanimação, indicando-se os passos iniciais da estabilização.
Os passos iniciais compreendem ações para manutenção da normotermia* e das vias aéreas pérvias* e devem ser executados em, no máximo, 30 segundos, seguidos de avaliação da respiração e da FC do RN.
Normotermia
Que medidas são essenciais para garantir uma boa normotermia do RN(5)?
- Pré-aquecer a sala de parto a 23-25 graus Celsius. Processo este que é programado no Breafing.
- A temperatura corporal é um forte predictor de morbidade e mortalidade, sendo considerada um indicador da qualidade de atendimento. O foco aqui é manter a temperatura Axilar do RN de 36,5 a 37,5 Graus Celsius.
- Ligar a fonte de calor radiante antes do nascimento para que o bebê, quando necessário, seja posicionado sob a fonte de calor, em decúbito dorsal e com a cabeça voltada para o profissional da saúde.
- Secar corpo e região da Fontanela.
- Desprezar Campos úmidos e, se possível colocar toca.
Vias aéreas pérvias
Que medidas são essenciais para garantir a permeabilidade das vias aéreas em momento de reanimação?
- Com o RN posicionado em decúbito dorsal, já sob calor radiante, manter o pescoço do RN em leve extensão para assegurar vias aéreas pérvias.
Líquido Amniótico Meconial
Qual é a mudança na conduta do RN que possui Líquido Amniótico Meconial?
- Um RN com boa vitalidade segue a rotina normalmente, é indicado ao contato pele-pele com a mãe.
- Um RN que não está respirando ou chorando e/ou o tônus muscular está flácido e tem vigência de “LAM” segue o planejamento, é levado a mesa de reanimação.
- Caso esse RN após os passos iniciais de reanimação apresente apneia, respiração irregular e/ou FC <100bpm, é fundamental que ele seja indicado á Ventilação com Pressão Positiva com Máscara Facial e Ar Ambiente nos primeiros 60 segundos de vida. A Laringoscopia direta imediata e a aspiração traqueal de rotina não devem ser realizadas.
Quais parâmetros são utilizados na avaliação do RN >=34 semanas durante estabilização/reanimação(3)?
- FC;
- Respiração;
- Saturação de O2(apenas quando paciente em uso de VPP)
Frequência Cardíaca
Qual a importância e qual é o método mais adequado para avaliar a FC no recém nascido que precisa de reanimação ao nascer ? Qual é a FC adequada para o RN?
A FC é o principal determinante para indicar as diversas manobras de reanimação. O padrão ouro recomendado para esse momento é avaliar através de um monitor cardíaco porém, quando este está em falta, Avalia-se a FC pondo o estetoscópio em precórdio do RN(conta 6 segundos e multiplica por 10) acompanhada de uma oximetria de pulso. A FC é considerada adequada quando ela se mantém acima de 100bpm, abaixo disso é considerado bradicardia.
Respiração
Qual o método adequada para a avaliação da respiração e quando ela é considerada regular?
A avaliação é feita por meio da observação da expansão torácica ou da presença de choro. A respiração espontânea e considerada adequada quando os movimentos são regulares e suficientes para manter a FC >100bpm. É considerada inadequada quando o paciente está em apneia ou se os movimentos respiratórios são irregulares ou se o padrão for do tipo gasping(suspiros profundos entremeados por apneia).
Saturação de Oxigênio
Como é avaliada a saturação de oxigênio ? Quais são os valores adequados com relação aos minutos após o nascimento (3)?
A Saturação de Oxigênio é avaliada por meio da Oximetria de Pulso. Desde que haja um débito cardíaco adequado e uma perfusão periférica a oximetria de pulso determina um valor confiável em cerca de 1 a 2 minutos. A monitorização da saturação de oxigênio possibilita o uso criterioso e racional do O2 suplementar, quando necessário. Os valores considerados adequados para a Saturação de Oxigênio são:
- <5minutos: 70-80%
- 5-10minutos: 80-90%
- >10minutos: 85-95%
Como fazer a avaliação na pratica ?
(2 passos. Após, dois possíveis dependendo da resposta do RN)
- A primeira avaliação da FC é feita por meio de um estetoscópio posicionado em precórdio(6 segundos, multiplica por 10).
- Se a FC for <100bpm ou o RN não apresentar movimentos respiratórios regulares, enquanto um profissional da saúde inicia a VPP, outro profissional fixa o sensor do oxímetro(que é posicionado no pulso do membro superior direito)e os 3 eletrodos do monitor cardíaco(1 eletrodo em cada braço, próximo ao ombro e o terceiro em face anterior da coxa, em seguida eles são fixados em braço/perna com uma bandagem elástica)
- Caso a FC após os Passos iniciais de reanimação for >100bpm e o RN demonstrar boa respiração, avaliar as condições clínicas gerais e, assim que possível colocá-lo em contato pele-pele com a mãe.
- Caso o RN após os Passos iniciais de reanimação apresente uma FC<100bpm e/ou respiração ausente ou irregular, iniciar VPP nos primeiros 60 segundos após o nascimento, acompanhar FC pelo monitor cardíaco e a Sat.O2 pelo oxímetro.
Quando está indicada a Ventilação com Pressão Positiva ?
Após os cuidados iniciais de manter a temperatura e as vias aéreas pérvias, se o RN apresenta FC<100bpm e/ou apneia e respiração irregular, está indicado a VPP, que deve ser realizada nos 60segundos iniciais (Minuto de Ouro).
Oxigênio suplementar - quando iniciar e quando ajustar?(4 pontos chave)
- A VPP deve ser iniciada com ar ambiente(O2 a 21%). Uma vez iniciada, a monitorização é feita pela Oximetria de pulso.
- Os valores alvo são os 3 clássicos recomendados para cada minuto.
- Caso as metas de saturação de O2 não forem atingidas e/ou o RN mantém-se com FC<100bpm e/ou apneia e movimentos respiratórios irregulares é preciso verificar e corrigir a técnica de ventilação.
- Caso a Sat.O2 estiver abaixo do alvo mesmo com a técnica correta, deve-se aumentar 20% a saturação de O2 suplementar(40%) e aguardar 30segundos. Se mesmo assim a meta não for atingida, aumentar mais 20% a cada 30segundos sucessivamente, acompanhando a Sat.O2 alvo.
- Caso a saturação esteja acima do alvo, reduzir 20% a cada 30 segundos acompanhando a Sat.O2 alvo.