Introducao Virus Flashcards
PROPRIEDADES GERAIS DOS VÍRUS
contêm apenas um tipo de ácido nucleico (RNA ou DNA) como genoma, circundado por um envelope proteico que pode ser delimitado por membrana contendo lipídeo.
Os vírus são inertes no ambiente extracelular, replicam-se apenas em células vivas e são parasitas
Capsídeo
envelope proteico ou camada que encerra o genoma de ácido nucleico.
Envelope
membrana contendo lipídeos que circunda algumas partículas virais. O envelope é adquirido, durante a maturação do vírus, por um processo de brotamento através da membrana celular da célula hospedeira. As glicoproteínas codificadas pelo vírus estão expostas na superfície do envelope.
PRINCÍPIOS DA ESTRUTURA VIRAL-Tipos de simetria das partículas virais
A. Simetria cúbica
O ácido nucleico viral é condensado no interior das partículas isométricas;
B. Simetria helicoidal
Nos casos de simetria helicoidal, as subunidades proteicas estão ligadas de forma periódica ao ácido nucleico viral, girando até formar uma hélice. normalmente é o que causa deonça e também é umm tipo de conformação que pode crescer/aumentar.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS VÍRUS-Proteína viral
facilitar a transferência do ácido nucleico viral de uma célula hospedeira para outra.
Servem para proteger o genoma viral contra a inativação por nucleases; além disso, participam na fixação da partícula viral a uma célula suscetível
As proteínas determinam as características antigênicas do vírus.
A resposta imunológica protetora do hospedeiro é dirigida contra determinantes antigênicos das proteínas ou glicoproteínas expostas na superfície da partícula viral.
Ácido nucleico viral
Os vírus contêm um único tipo de ácido nucleico, DNA ou RNA, que codifica a informação genética necessária à sua replicação. O genoma pode consistir em fita simples ou dupla, circular ou linear, e segmentada ou não segmentada.
brotamento na membrana plasmática do hospedeiro - vírus
Primeiro, as proteínas do envelope viral são inseridas na membrana plasmática da célula hospedeira. Em seguida, o nucleocapsídeo aproxima-se da superfície externa da membrana e liga-se a ela. Ao mesmo tempo, as proteínas virais aproximam-se do local e as proteínas de membrana da célula hospedeira são excluídas. Ao final, a membrana plasmática sofre brotamento para formar simultaneamente o envelope virai e liberar o virion maduro.
REPLICAÇÃO DOS VÍRUS: UM RESUMO
Os vírus só se multiplicam em células vivas. A célula hospedeira deve fornecer a energia e o mecanismo de síntese.
Para que ocorra a replicação do vírus, é necessária a síntese das proteínas virais pelo mecanismo de síntese proteica da célula hospedeira.
ORDENS DE DETALHAMENTO
Microscopia eletônica
Crio- eletromicroscopia
Cristalografia de R-X
ECOLOGIA E VIROLOGIA -Vírus de planta
São transmitidos principalmente por insetos
São Capazes de destruir plantações inteiras. Ex: vírus vira a cabeça do tomateiro
Viroma do mar - ecologia
Plâncton- maior produtor de o2
Vírus no oceano ( vírus de plâncton) ajuste no clima da terra
Dois fatores importantes: controle da quantidade de seres clorofilados e da produção de dissulfeto Alga unicelular (Emiliania huxleyi )tem seu vírus (Emiliania huxleyi virus )que o infecta, ele vai matar e controlar os plâncton, isso é muito importante!! Evaporação dos conteúdos das células que serão gasosos como o dissulfeto, necessário para a formação núcleo das nuvens (albedo) para a produção de chuva