II Guerra Mundial Flashcards
Antecedentes da II Guerra Mundial
A afirmação de regimes autoritários e totalitários, a remilitalização da Alemanha, o expansionismo territorial de vários países (japão, itália, alemanha), descredibilização da sociedade das nações em manter a paz e a segurança ao nível mundial e crise das democracias que apostaram numa política de apaziaguamento e de não-confrontação.
1940
Em Maio e em Junho a Alemanha invade a Dinamarca, Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos, França e Noruega e em Setembro dá-se início aos bombardeamentos sobre o Reino Unido.
1941
Em Junho a Alemanha invade a União Soviética e em Dezembro o Japão ataca a base de Pearl Harbor e os EUA entram na guerra
A Europa sobre o domínio Nazi
Roubo das reservas de ouro dos bancos e das obras de arte, pilhagem de matérias primas e de alimentos, uso de milhares de pessoas como mão de obra escrava, formação de grupos de resistência contra a ocupação que faziam espionagem e sabotagem e alguns indivíduos protegeram e ajudaram os perseguidos pelos nazis.
O holocausto
Perseguição e exterminio do povo judeu, gradualmente os judeus foram segregados dentro da sociedade alemã, estima-se que o regime nazi tenha assassinado cerca de 6 milhões de judeus e em 1942 começaram a ser encaminhados para campos de concentração, onde eram obrigados a trabalhos forçados, ou então para campos de exterminio onde eram executados.
A derrota do eixo
1943, em fevereiro os exércitos do eixo foram derrotados na união soviética e em setembro a itália foi capitulada
1944, em junho os aliados desembarcaram na França
1945, em maio a Alemanha rendeu-se, em agosto houve o lançamento de bombas atómicas e em setembro o japão foi capitulado
Alianças da II Guerra Mundial
Eixo - Japão, Itália, Alemanha
Aliança - Reino Unido, França, URSS
Os custos da guerra
Destruição de inúmeras cidades, vias de comunicação e do aparelho produtivo (campos agrícolas, fábricas), morte de mais de 50 milhões de pessoas, violência cometida sobre a população civil com a destruição dos seus bens, agravamento das dificuldades económicas com a falta de alimentos e efeitos da radioatividade nas cidades japonesas
As decisões de Ialta e Potsdam
Desmilitarização e desnazificação da Alemanha, criação do tribunal de Nuremberga para julgar os líderes nazis, divisão e ocupação da alemanha em quatro zonas e criação de uma organização internacional para assegurar a paz e a defesa dos direitos humanos (ONU)
Mapa político do segundo pós guerra
Ocupação do japão pelos EUA, criação do estado de Israel e divisão da Europa em duas zonas de influência
Prosperidade económica dos EUA
Nos primeiros anos da década de 1920, os EUA viveram um período de grande prosperidade económica (existência de novos métodos de organização de trabalho, amplo mercado interno e crescimento das exportações), com o aumento da produção agrícola e industrial. A maioria da população assistiu, também, à melhoria do seu nível de vida, que se traduziu no aumento do consumo, estimulado pela publicidade e pelo fácil acesso ao crédito.
Crescimento da atividade financeira
Na bolsa de Wall Street, em Nova Iorque, milhares de americanos, iludidos com enriquecimento fácil, investiam na compra de ações, para depois as venderem por um valor superior. Todavia, a prosperidade americana da década de 20 revelou-se frágil.
Crise de superprodução
A partir de 1925, o consumo interno deixou de acompanhar os elevados índices de produção (aumentando a oferta superior de procura). Ao mesmo tempo, as exportações começaram a diminuir devido à recuperação da economia europeia (levando à acumulação de stocks). Numa tentativa de escoarem produtos, agricultores e industriais baixaram os preços, o que implicou uma quebra nos lucros e, consequentemente, falências.