HIV Flashcards
Cite os 6 estágios da infecção po
- Transmissão viral
- Infecção primária (aids aguda ou síndrome aguda da soroconversão)
- Soroconversão
- Período de latência clínica com ou sem linfadenopatia persistente generalizada
- Infecção sintomática inicial pelo HIV
- Aids propriamente dita
De que modo a molécula CD4 atua na patogênese da infecção por HIV? Quais células apresentam CD4?
A molécula CD4 funciona como um receptor para a glicoproteína externa 120 (GP 120) do vírus. Essa ligação é fundamental para a entrada do vírus na célula e também altera a sinalização dessas células, promovendo apoptose.
A molécula CD4 está presente em 60% dos linfócitos T, monócitos, macrófagos, eosinófilos, células dendríticas e da micróglia.
Além do CD4, existem correceptores associados à patogênese da infecção por HIV? Qual a importância disso?
CCR5 é o receptor para ligação de vírus com tropismo para monócitos que surgem no início da infecção. Já o receptor CXCR4 se liga aos vírus com tropismo para células T nas fases mais avançadas (células indutoras de sincício). Existem também vírus com duplo tropismo para esses correceptores.
Existem alterações genéticas que não expressam o CCR5 e conferem resistência à infecção por HIV, além dos medicamentos inibidores desse receptor (chamados inibidores de entrada).
Quais são os eventos que ocorrem quando o vírus HIV entra em uma célula T? Cite os eventos e as enzimas responsáveis
No citoplasma: conversão RNA viral em DNA viral (transcriptase reversa). Ativação da célula T para transportar o material para o núcleo. No núcleo: transcrição dos genes do HIV para o genoma do hospedeiro. Replicação viral e síntese de proteínas virais. A estrutura proteica e lipídica do vírus só é feita fora da célula hospedeira pela protease.
Como ocorre a infecção primária por HIV? Cite sintomas comuns e a temporalidade.
O vírus já pode ser encontrado nos linfonodos depois de 2 dias e no sangue depois de 3 dias. Ainda não há resposta imune e a carga viral pode ser alta. As manifestações clínicas da síndrome da infecção aguda por HIV podem ocorrer e são similares a um quadro de mononucleose infecciosa ou gripe (febre, fadiga, linfadenopatia, faringite, perda de peso, mialgia, cefaleia, nausea, suor noturno, diarreia, rash). Ocorre 5 a 30 dias depois da infecção e dura cerca de 2 semanas.
Como ocorre a janela de soroconversão? Geralmente em quanto tempo ocorre a soroconversão (desenvolvimento de anticorpos)?
Em resposta à invasão, há resposta imunológica específica por linfócitos TCD8 cititóxicos com queda dos níveis plasmáticos de RNA viral. Os sintomas da infecção primária desaparecem e quanto menor a carga viral nesse momento, mais tempo o indivíduo manterá contagem de TCD4 elevada e demorará para desenvolver forma avançada de AIDS. A soroconversão ocorre em média de 14 a 21 dias, podendo se estender até 6 meses.
Da fase de latência até a doença avançada, como se comportam os níveis plasmáticos da carga viral e o número de células infectadas nos linfonodos? Geralmente quanto tempo dura a fase de latência?
A carga viral é menor na latência e aumenta com a doença avançada. O contrário ocorre com as células infectadas nos linfonodos, com o esgotamento dos centros germinativos. A latência clínica dura em média 5 a 10 anos.
Epidemiologicamente, a aids iniciou atingindo mais o grupo dos homossexuais masculinos, qual a tendência atual do paciente infectado por HIV?
Heterossexualização, feminização, envelhecimento e pauperização.
Quais as principais formas de transmissão do HIV?
Sexual, sangue, aleitamento materno e vertical
Quais as formas de prevenção da infecção por HIV?
Uso de camisinha nas relações sexuais, AZT e outros antirretrovirais na gestação e no parto, evitar amamentação de mães HIV +, além da triagem segura nos bancos de sangue.
O que os exames sorológicos identificam e qual o teste padrão?
A presença de anticorpos contra o HIV em material (sangue, líquor, saliva) do paciente
ELISA
Em que consiste a etapa I dos testes sorológicos? Quais são os exames disponíveis?
Triagem para a detecção de anticorpos e antígenos