Ficha 4 Flashcards

1
Q

Quais são as características da Linguagem?

A

Linguagem pode ser definida como a habilidade de produzir, percebem e compreender discurso, contudo ela própria não é discurso exclusivamente. Quando é falada, tem por objetivo a transferência de ideias da cabeça de uma pessoa para a cabeça de outra pessoa com ligações físicas comuns (vibração de moléculas de ar). Reflete a transformação de pensamentos em palavras e de séries de ondas articulatórias enviadas por aparelho vocal. Diz respeito a uma combinação de sons ( guiados por regras) que podem ser transformados em outras modalidades sensoriais, tais como gestos, toques, imagens visuais). Corresponde a um sistema de comunicação de expressão simbólica (gramática + sintaxe = semântica) e inclui tanto a comunicação simbólica como expressão verbal e compreensão. Pode ser expressa através de discurso, escrita, leitura, gestos, braille, Morse e notação musical.
Os seus processos principais dizem respeito á descodificação e codificação de sequências de símbolos e associação deles com conceitos e significados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Léxico Fonológico :

A

Armazém de sons abstratos do discurso que fazem palavras conhecidas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Acesso lexical :

A

Corresponder descrição percetual da palavra com a memória armazenada da descrição da palavra.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais são os componentes de uma língua baseada no som ?

A

Em primeiro lugar temos os fonemas ( unidades de som) que formam os morfemas (pequenas unidades de palavras sem significado) que quando combinados formam léxico ( conjunto de palavras de uma língua sem significado). Através destas palavras é possível criar frases ( gramática) que diz respeito à síntese. A semântica diz respeito ao significado das palavras e prosídia à entoação vocal das mesmas. Por fim, isto resulta no discurso que é a ligação de frases para fazer uma narrativa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Explique o modelo de Wernicke-Geschwind

A

Este modelo é constituído por 3 partes e diz respeito à compreensão da linguagem:

  1. Há extração de sons na área de wenicke
  2. Connecção desta área através de um circuito de substância branca – fascículo arqueado
  3. Com a área de Broca onde há articulação do discurso.

Em suma, a informação entra pelo ouvido(input) , é compreendida na área de wernicke , passa pelo centro de conceito para a área de broca onde é articulada em discurso ( output).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Explique o modelo de circuitos de linguagem duplos

A

O modelo anterior, apesar de ainda utilizado na prática clínica, encontra-se já desatualizado na medida em que se compreendeu que a linguagem não resulta exclusivamente da área de wernicke e de broca. Desta forma, adicionalmente, verifica-se ativação de regiões do córtex temporal esquerdo, do córte pré-frontal/pré.motor esquerdo, dos gânglios da base esquerdos, do tálamo e da área suplementar motora aquando do processamento linguístico. Desta forma, este modelo assume que os córtices temporais e frontais se conectam através de pares de circuitos dorsais e ventrais da linguagem e que são vistos como uma extensão dos circuitos visuais. Existe entrada de informação visual ( circuito auditivo) e de informação somatossensorial.
Portanto, as vias dorsais são as responsáveis por passar a informação auditiva do córtex temporal para sons pela sua estrutura fonética que irá transmitir ao córtex pré frontal onde sofrerá articulação, contudo sem significado.( Informação sonora transformada em motora).
Vias ventrais : Transformação da informação sonora em significado ( converter informação fonológica em informação semântica)
Ambos os circuitos encontram-se envolvidos na sintaxe ( ventral .- extrair significado através de estrutura gramatical , dorsal : categorizar sons em termos de frequência de associação) e na memória a curto e longo prazo ( ventral : componentes semânticas e dorsal : componentes fonéticas).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Que aspetos do processamento linguisto podem ser afetados pela afasia?

A

Todas as modalidades de linguagem poderão ser afetadas por esta perturbação, nomeadamente, discurso espontâneo, compreensão, nomeação, repetição, leitura e escrita.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Caracterize uma afasia.

A

Diz respeito a uma perturbação no processamento da linguagem que é causada por disfunção em regiões cerebrais especificas. Pode comprometer as várias modalidades da linguagem em simultâneo ou individualmente. Consiste num break down em ambas as direções do processo translacional que estabelece correspondência entre o pensamento e a linguagem.Não é uma perturbação de perceção ou de movimento, e não é exclusivo de linguagens baseadas na audição.Pode ser causada por vários tipos de doenças neurológicas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Defina Parafasia , refira os seus tipos e a sua relação com afasia.

A

Parafasias correspondem a qualquer substituição de um som individual errónea( fonema) ou da palavra inteira pela pretendida. Pode ser fonética (pato invés de gato) ou semântica (violino invés de piano).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Descreve Afasia Global.

A

Em consequência de uma lesão global no sistema de linguagem, todas as modalidades de linguagem ficam afetadas. Trata-se de uma afasia não fluente na medida em que o discurso espontâneo se encontra comprometido, produzindo-se apenas algumas palavras reconhecíveis. A capacidade de nomeação, repetição, leitura e escrita são anormais e a capacidade de compreensão auditiva apesar de anormal, é possível compreender algumas palavras.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Descreva Afasia Transcortical Mista

A

Devido a uma lesão nas ligações das áreas relacionadas com a linguagem, surge uma afasia não fluente com capacidade anormal de nomeação, produção, compreensão, leitura e escrita. A única capacidade preservada neste caso é a de repetição.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Descreva a Afasia de Broca :

A

Devido a uma lesão na área de broca, apessoa fica incapacitadade produzir discurso, sendo que este é marcado por muitas pausas e falta de modulação melódica. Apesar de compreender normalmente, a capacidade de nomeação, repetição, leitura encontram-se danificadas. A escrita poderá estar normal ou anormal. Apresentam erros frequentes de substituição, nomeadamente, parafasias fonéticas ou literais. Vem acompanhada por fraqueza no lado direito do corpo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Descreve Afasia Transcortical Motora

A

Com origem numa lesão na área suplementar motora ou ente esta e a área de broca, surge uma afasia semelhante à de broca contudo com a capacidade de repetição preservada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Descreve Afasia de Wernicke

A

Resultante de uma lesão na áreade wernicke, uma afasia de caracter fluente e com graves danos na compreensão emerge. Para além desta, também a capacidade de nomeação, repetição, leitura e escrita se encontram danificadas. A capacidade de discurso está preservada, contudo este parece não ter significado. Tem também a tendência a fazer neologismos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Descreve Afasia Transcortical Sensorial

A

Lesões no córtex temporal e parietal que rodeiam a área de wernicke poderão levar a afasias semelhantes ás de Wernicke, contudo com capacidade de repetição preservada. A lesão mais precisamente parece ser na C. Angular Esquerda e nas C. Temporais Superior e Média esquerda.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Descreve Afasia de Condução

A

Devido a uma desconnecção das duas áreas principais, uma afasia de carater fluente pode surgir. Nesta, A capacidade de discurso, compreensão e e leitura estão preservadas. Pelo contrário, a capacidade de nomeação, repetição e escrita encontram-se danificadas. É Comum surgir alguma fraqueza facial no lado direito, assim como parafasias. As pessoas tem dificuldade em encontrar a palavra que pretendem utilizar.

17
Q

Descreva Afasia Anomica

A

Devido a lesões temporais, uma afasia em que apenas a capacidade de nomeação (especialmente para objetos) e de escrita se encontram danificadas pode surgir. As pessoas com este tipo de perturbação normalmente, tem a sensação de ter sempre a palavra na ponta da língua e é uma forma intermédia de afasia.

18
Q

Descreve Afasia subcortical

A

Para além das afasias típicas, afasias pouco típicas também existem. Uma delas é a afasia subcortical que pode ocorrer devido a lesões no tálamo esquerdo ou nos gânglios da base esquerdos. No tálamo, o discurso é fluente, tem dificuldade em encontrar palavras, compreensão comprometida, disrupção de habilidades léxico-semânticas, capacidade fonológica e gramática intacta, parafasias semânticas e pausas para encontra palavras. A repetição mantem-se intacta. Quando a lesão ocorre nos gânglios da base esquerdos, é normal haver dificuldade em encontrar palavras que pode ser corrigido com parafasias, a repetição está preservada e há comorbilidade com a transcortical motora.

19
Q

Alexia Central :

A

alexia com agrafia

20
Q

Alexia Pura :

A

alexia sem agrafia

21
Q

Disortria ou Anortria :

A

Perturbação de Articulação

22
Q

Disfonia

A

Dano na formação de som

23
Q

Stuttering :

A

Perturbação do discurso onde o discurso é disruptido por repetições involuntárias e prolongação do som etc.