Ciclo Ovariano Flashcards
Descreva as regiões do ovário na histologia e o que compõe cada uma delas
O ovário é constituído por Córtex e Medula. No Córtex há a presença dos folículos e na Medula há a presença de vasos sanguíneos para a nutrição e o desenvolvimento dos folículos e para a chegada de hormônios.
Cite a importância das Tecas interna e externa
A Teca Interna é importante na produção de hormônios e a Teca Externa é responsável pela proteção.
Cite o que compõe o antro e qual a sua importância.
O líquido antral possui ácido hialurônico, glicogênio e hormônios que são essenciais para o crescimento e a proliferação dos folículos.
Explique o passo a passo de como ocorre o controle do Ciclo Ovariano através do Eixo Hipotálamo-Hipofisário
O Hipotálamo produz GnRH, que vai no Sistema Porta Hipofisário, chegando na Adeno-Hipófise, que faz com que as células gonadotróficas liberem LH e FSH. O LH é transformado em Androgênio e Progesterona na célula da Teca e o FSH é transformado em Estrogênio na célula da Granulosa (principalmente). Estes hormônios caem na corrente sanguíneo e atuam nos ovários, estimulando a proliferação e os outros acontecimentos das fases do ciclo.
Explique o principal acontecimento das fases: Folicular, Ovulação e Lútea.
Na fase Folicular, ocorre a diferenciação e a proliferação dos folículos.
Na Ovulação, ocorre a liberação do oócito nas tubas.
Na fase Lútea, ocorre o desenvolvimento do corpo lúteo.
Explique o passo a passo do Ciclo Ovariano.
Com o aumento do desenvolvimento da menina, libera-se o FSH, este estimula a diferenciação dos folículos e a proliferação deles, que produzem Estrogênio. Por volta do dia 14 ocorre um pico de LH, com diminuição da liberação de FSH, assim, o folículo se rompe e é liberado o corpo lúteo, que produz progesterona. Isso se mantém por cerca de 10 dias, a partir de então, com a ausência do Beta-HCG, o corpo lúteo regride e se torna corpo albicans, o que inibe o GnRH, decaindo a produção de FSH e LH (que se mantém em níveis basais). Com isso, ocorre a queda também dos níveis de Estrogênio e Progesterona, o que induz a Menstruação, fase em que ocorrerá a involução do que havia sido estimulado na presença de hormônios, agora pela ausência deles.
Qual a função do hormônio de kisspeptina?
Inibição do GnRh
Por que ocorre, no Ciclo, a queda de FSH no momento do aumento de LH?
Para que não ocorra o recrutamento de folículos em excesso, e assim, possa ocorrer a seleção do melhor para a fertilização e a atresia dos demais.
O que explica os seguintes acontecimentos da menstruação: sangue, dor e cólica
O sangue se dá pela rompimento de novos vasos que haviam sido proliferados. A dor ocorre devido à morte de células e a cólica é a resposta da estimulação da contração da estrutura do endométrio.
Explique porque ocorre o rompimento do folículo no momento da ovulação
Há o pico de LH, a liberação do corpo lúteo devido ao rompimento do folículo.
Isso ocorre, porque com o aumento da produção de progesterona, são liberadas enzimas proteolíticas, as quais enfraquecem a parede do folículo, rompendo-a. Além disso, a progesterona gera uma hiperemia folicular e a secreção de prostagladinas, o que incha o folículo e faz com que sua parede se rompa.
Descreva as ações do Estrogênio e da Progesterona sobre o aparelho reprodutor feminino
O Estrogênio estimula a secreção de muco, que favorece a relação sexual e a fecundação. Além disso, o colo do útero se mantém aberto para facilitar a fecundação, e trata-se de uma fase de proliferação.
A Progesterona mantém o colo do útero fechado para que a fecundação ocorrida, seja efetiva. É uma fase de manutenção do que já foi feito pelo estrogênio.
Descreva as ações dos hormônios Estrogênio e Progesterona em todo o corpo.
A Progesterona relaxa a musculatura lisa do útero, diminui a motilidade intestinal, aumenta a deposição de gordura no corpo, aumenta a função renal e aumenta a frequência respiratória.
O Estrogênio diminui o nível de T4, aumenta a secreção de lipídio na pele e por isso, diminui espinhas
Como se dá as sinapses com a queda dos hormônios, como ocorre na TPM e na menstruação?
Em que fase as sinapses ocorrem em maior quantidade e com maior qualidade?
As sinapses se tornam mais lentas e descontroladas.
As sinapses ocorrem mais e com maior qualidade no período pós secreção de hormônios.