AULA 1 - Origem da Vida e evolução celular Flashcards
A vida surgiu em condições de frio ou de calor
Há evidências para ambos. Nas fossas submarinas, encontraram-se organismos que, sobre frio e alta pressão, foram capazes de metabolizar moléculas orgânicas
Mundo de RNA
Hipótese que defende o surgimento do RNA como precursor da vida na terra, haja vista que essa molécula possui as informações necessárias para se replicar(bases e sua complementaridade) e é capaz de agir como catalisadora nesse processo e em outros essenciais.
Como o RNA pode agir como catalisador
A partir do enovelamento de sua estrutura( a exemplo do tRNA)
Protocélulas
Formação de micelas ao redor de RNA .
Genoma de RNA, provavelmente de fita dupla, que é mais estável
Produção de proteínas sem a existência de DNA
Genética e função integradas devido às características do RNA
Vantagens do DNA sobre o RNA
Como possivelmente ocorreu essa transição
Mais estabilidade , maior tamanho e maior eficiência na replicação
A partir de uma enzima semelhante a transcriptase reversa
Hipóteses sobre a formação do núcleo
Hipótese cariogênica: processo de invaginação da membrana plasmática , a qual recobriu o material genético
Hipótese simbiótica: o núcleo formou-se a partir da fusão das membranas de uma arqueobactéria e de eubactéria, as quais fundiram seus genomas. Tal hipótese baseia-se no quimerismo do material genético dos eucariotos com os dois organismos citados.
Formação das organelas
Provavelmente também ocorreu por simbiose, sendo o genoma dos eucariotos formado pela fusão do material genético de um protoeucarioto(ancestral) com o genoma de protoprocariotos englobados, os quais passaram a ter sua síntese controlado pelo DNA desse protoeucarioto.
Surgimento dos heterótrofos
Autótrofos ancestrais, os quais começaram a gerar energia para a formação de compostos orgânicos por meio da fotólise da água, iniciaram a liberação de oxigênio para a atmosfera como consequência desse processo.
Dessa forma, procariotos ancestrais mutados, os quais utilizavam o oxigênio para oxidar a matéria e gerar energia, acabaram “predados” por eucariotos primitivos, os quais, acabaram, por simbiose, se associando.