Aula 00 - Aspectos históricos do DF Flashcards
Aspectos históricos
A partir do Tratado de Tordesilhas 1494 o território do DF era de Portugal, a partir do tratado a maior parte do centro-oeste passou a ser da Coroa Portuguesa, deixando de pertencer a Espanha.
A região foi importante para a agropecuária brasileiro, no qual só mudaria sua dinâmica econômica com a implantação da capital da Rep. na segunda metade do século XX.
Com a criação de Brasília à região central do Brasil passou a ter relação direta com a capital, com a chegada de migrantes nordestinos predominantemente,, pelo abastecimento dos mercados de brasília com gêneros alimentícios, pela mão de obra residente no entorno.
Timeline
1500 - Pedro Álvares Cabral - descobrimento do Brasil
Séculos XVI, XVII e XVIII - Exploração e penetração portuguesa para além da linha de Tordesilhas.
1590-93 - Primeira Bandeira em Goiás - Domingo Luís Grau e Antônio Macedo.
Diferença entre Entradas/bandeiras/As descidas
Entradas - Organizadas pela coroa portuguesa, com financiamento público. Partiam de Salvador ou de Pernambuco, e visavam primeiramente à prospecção do território e de metais preciosos.
As bandeiras - Expedições particulares que não respeitavam a divisão territorial dos limites de Tordesilhas, saiam de SP Capitania São vicente, visavam à prospecção do território e de metais preciosos e também se dedicavam ao apresamento de índios para escravização.
As descidas - Expedições organizadas pelos Jesuítas ao interior do Brasil, com objetivo de convencer os indígenas a migrarem para regiões próximas de suas missões visando facilitar a catequização. As principais missões ficavam no Norte e no Sul do País.
Extração de Ouro no Goiás e no centro-oeste a partir das expedições
1722 Descoberta de Ouro por Bartolomeu Bueno da Silva no município de Goiás
outros locais no Goiás - Arrais de Santa Cruz, Meia ponte (atual Pirenópolis), Trayras, Crixás e Flores e Santa Luiz (Atual Luziânia)
Utis Possidetis (Tratado de Madrid 1750)
Cada parte ficaria com o que atualmente possuísse. salvo caso das cessões mútuas
A RIDE entende-se por
DF e entorno e quatro municípios gênese - Pirenópolis (antiga meia ponte); Luziânia (Antiga Santa Luzia); Formosa (antigo arraial de couros); Paracatu (antigo arraial de são luiz e Sant’ana das minas do Paracatu)
o DF hoje pertencia a quais terras?
Luziânia; Formosa e Planaltina
Primeiros habitantes do DF
foram os indígenas do tronco linguístico macro-jê, como os acroás, xacriabás, CAIAPÓS, Javaés e etc.
Ideia Mudancista
É a ideia de interiorização da capital do Reino de Portugal/Império do Brasil, e a primeira parte da República. O primeiro idealizador da ideia foi o cartografo italiano Francesco Tosi Colombina.
Ele esteve em Goiás em 1749, no qual, sugeriu a mudança da capital do litoral para a região central do país, afim de evitar possíveis ataques de naus inimigas, ideia que foi apoiado pelo marquês de Pombal
Cronologia da ideia mudancista
1789 - participantes da conjuração mineira já defendiam a mudança da capital para São João del rei
1808/1813 - Hipolito José da Costa editou do Correio Braziliense direto de Londres.
1821 - J. Bonifácio defendeu em Portugal a mudança da capital para o interior.
1823 - Na Constituintes do 1° Império do Brasil Bonifácio apresentou o projeto de mudança da capital e sugeriu o nome Brasília ou Petrópole.
1839 - Francisco Adolfo de Varnhagen defendeu a ideia de mudança da capital em vários artigos “A questão da capital Marítima ou no interior”.
1877 - Feita a primeira visita prática ao local, definindo o local mais apropriado para a construção da futura capital: um triângulo formado pelas lagoas feia, formosa e Mestre d’armas (Formosa GO, Planaltina de Goiás GO, Planaltina DF).
1883 - Sonho de Dom Bosco, que é associado a Brasília , o sacerdote italiano sonhou que fazia uma viagem à America do Sul.
Missão Cruls 1892
Durante a 1° Rep. ocorreu a nomeação da Comissão Exploradora do Planato Central, a Missão Cruls. O belga Luis Cruls que dois anos mais tarde demarcou uma área de 14.000 km2 considerada adequada para a futura capital, área que ficou conhecida como o “Quadrilátero ou Retângulo Cruls”.
Comissão de Estudos para a localização da Nova capital do Brasil 1946
Foi uma Comissão chefiada pelo General Djalma Poli Coelho que atestou a excelente qualidade do lugar já preestabelecido para a construção da futura capital. uma área de 77,250 km2
Comissão de Localização da Nova Capital Federal - 1953
Chefiada por outro general, Aguinaldo Caiado de Castro e Marechal José Pessoa. 52000km2 (retângulo Belcher) seria a área da futura capital e o espaço delimitado pelos rios Preto e Descoberto e pelos paralelos 15° 30° e 16° 03, que abrangia áreas territoriais de 3 municípios goianos: Planaltina, Luziânia e Formosa.
1955 A comissão de localização da Nova capital Federal se reencontra
e decide o local definitivo onde será construída Brasília, no sítio Castanho.
o que é a Mensagem de Anápolis?
É a mensagem que J.K. encaminhou ao Congresso, propondo entre outras medidas, a criação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP) 1955 e o nome de Brasília para a nova capital.