Apostila 1 Flashcards
1
Q
- O arquivo caracteriza-se por ser um conjunto orgânico, resultado das atividades de uma pessoa física ou jurídica, e não uma coleção de documentos de diversas fontes.
A
Verdadeiro
2
Q
- O material de referência ou informação não orgânica utilizado nos setores de trabalho, é considerado documento de arquivo.
A
Falso
- Material de referência - biblioteca.
- Material de informação - biblioteca / museu.
3
Q
- Quando separado do seu conjunto, ou seja, do todo ao qual pertence, o documento de arquivo perde muito do seu significado.
A
Verdadeiro.
4
Q
- Pode-se denominar arquivo também a instituição ou o serviço que tem a custódia de documentos, com a finalidade de fazer o processamento técnico, garantir a conservação e promover a utilização dos arquivos.
A
Verdadeiro.
5
Q
- Um conjunto de documentos em suporte papel produzidos e(ou) recebidos por determinado órgão, durante o desenvolvimento de suas atividades específicas ou atividades de suporte, consiste em um arquivo
A
Verdadeiro.
6
Q
- Arquivo composto por fotografias, discos, fitas, slides, CDs, microformas ou disquetes – que merecem tratamento diferenciado não apenas quanto ao armazenamento mas também quanto ao registro, acondicionamento, controle e conservação, é definição de arquivo especial.
A
Verdadeiro.
7
Q
- A presença de peças tridimensionais em um conjunto documental indica que o material analisado não é um arquivo.
A
Verdadeiro.
- Peças tridimensionais - museu.
- Peças bidirecionais - arquivo.
8
Q
- Os arquivos de uma organização pública podem ser constituídos de documentos originários das atividades meio e fim e produzidos em variados suportes documentais, inclusive o digital.
A
Verdadeiro.
9
Q
- O arquivo do CNJ refere-se à acumulação ordenada dos documentos que surgem como resultado da realização da missão ou dos objetivos dessa instituição
A
Verdadeiro.
10
Q
- É característica do documento de arquivo a imparcialidade.
A
Verdadeiro.
11
Q
- É característica do documento de arquivo a naturalidade.
A
Verdadeiro.
12
Q
- É característica do documento de arquivo a emulação.
A
Falso.
13
Q
- É característica do documento de arquivo a autenticidade.
A
Verdadeiro.
14
Q
- É característica do documento de arquivo a interrelação.
A
Verdadeiro.
15
Q
- Uma característica do documento de arquivo é o seu inter-relacionamento com outros documentos e com a atividade da qual ele é resultado.
A
Verdadeiro.
16
Q
- Nos processos de trabalho, independentemente da natureza do negócio, as organizações públicas ou privadas produzem e recebem informações que, registradas, tornam-se documentos de arquivo.
A
Verdadeiro.
17
Q
- A primeira finalidade do arquivo é servir às atividades administrativas, à tomada de decisão e à garantia de direitos e deveres.
A
Verdadeiro.
18
Q
- Arquivo de engenharia é considerado um tipo de arquivo especializado.
A
Verdadeiro.
19
Q
- Os documentos acumulados por entidades privadas encarregadas de gestão de serviços públicos são considerados documentos públicos.
A
Verdadeiro.
20
Q
- Os documentos fotográficos (ampliações, negativos, eslaides) são considerados arquivos especiais.
A
Verdadeiro.
21
Q
- Os arquivos de uma universidade são formados apenas pela coleção de documentos relacionados ao ensino superior.
A
F - Não existe coleção de documentos.
22
Q
- O princípio arquivístico fundamental para a organização dos documentos é o princípio temático, também conhecido como princípio da pertinência.
A
F - Princípio da proveniência (respeito aos fundos) e princípio do respeito à ordem original (ordem primitiva)(princípio da santidade).
23
Q
- A manutenção de documentos agrupados de acordo com sua origem ou proveniência, medida essa que garante o potencial informativo dos arquivos, é resultado da aplicação do conceito das três idades documentais.
A
F - Princípio da proveniência (respeito aos fundos).
24
Q
- A classificação de documentos por assunto é o principal fundamento do princípio da reversibilidade.
A
F - Princípio da pertinência - temático.
25
Q
- Para manutenção e conservação dos documentos de arquivo na cidade ou estado em que ele foi acumulado, deve-se aplicar o princípio da territorialidade.
A
Verdadeiro.
26
Q
- A existência de um fundo de arquivo origina-se do princípio da pertinência.
A
F - Princípio da proveniência (respeito aos fundos).