Administração Pública Flashcards
Verdadeiro ou Falso:
Por seu baixo alcance social, a publicação no Diário Oficial não é suficiente para conferir publicidade aos atos administrativos, demandando do administrador providências complementares.
Falso.
Quem exerce tipicamente a função administrativa?
O Poder Executivo.
Segundo a doutrina, a Administração Pública pode ser vista em sentido amplo e em sentido estrito. Qual a diferença entre elas?
1) Sentido amplo: abrange os órgãos e entidades responsáveis pela função administração (executar serviços públicos e implementar políticas públicas), além daqueles responsáveis pela função política (estabelecer diretrizes governamentais e políticas públicas).
2) Sentido estrito: abrange apenas os órgãos e entidades responsáveis pela função administrativa.
Qual a diferença entre Administração Pública em sentido subjetivo (formal ou orgânico) e objetivo (material ou funcional)?
- Subjetivo (formal ou orgânico): critério adotado no Brasil, considera-se Administração Pública todos os órgãos e entidades aos quais a lei atribuiu tal qualidade, independentemente de exercerem função administrativa. Ex.: empresas públicas e sociedades de economia de mista que, embora exerçam atividade econômica, integram a Administração Pública.
- Objetivo (material ou funcional): consiste no conjunto de atividades relativos à função administrativa do Estado, independentemente de quem a exerça.
São atividades típicas da Administração Pública:
a) Fomento;
b) Serviços Públicos;
c) Polícia Administrativa; e
d) Intervenção.
Diferencie a Administração Direta da Administração Indireta.
a) Administração Direta: conjunto de órgãos que integram os entes políticos e que tem competência para exercer as tarefas administrativas do Estado, de forma centralizada.
b) Administração Indireta: conjunto de autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, criadas com o objetivo de exercerem, descentralizadamente, determinada tarefa administrativa.
Verdadeiro ou Falso:
Descentralização e desconcentração não se confundem. Enquanto aquela envolve, sempre, mais de uma pessoa jurídica, nesta, ao contrário, trata-se de uma técnica administrativa de distribuição de competências dentro de uma única pessoa.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
Regime Jurídico da Administração e Regime Jurídico-Administrativo são expressões sinônimas.
Falso.
Regime Jurídico da Administração: conjunto de normas a que se submete a Administração Pública, tanto de direito público quanto de direito privado.
Regime Jurídico-Administrativo: refere-se apenas ao regime jurídico de direito público a que se submete a Administração Pública.
Quais são os princípios constitucionais explícitos que regem a atuação da Administração Pública?
Legalidade; Impessoalidade; Moralidade; Publicidade; Eficiência.
Verdadeiro ou Falso:
O princípio da legalidade, que rege a atuação da Administração Pública, não se limita apenas à lei em sentido formal, mas, também, aos atos infralegais (decretos, portarias e instruções normativas).
Verdadeiro.
Fale acerca do princípio constitucional da impessoalidade, tratando de suas dimensões.
- FINALIDADE: o agente administrativo deve agir sempre em prol da satisfação do interesse público, sob pena de o ato ser nulo por desvio de finalidade.
- VEDAÇÃO À PROMOÇÃO PESSOAL: segundo o qual o agente público não pode se utilizar da Administração Pública para sua promoção pessoal.
- ISONOMIA: segundo o qual ninguém pode receber atendimento diferenciado, ressalvadas as hipóteses constitucionais.
- Segundo o qual os atos praticados pelos agentes públicos, no exercício de suas atribuições, não são a eles imputáveis, mas ao órgão ou entidade em nome do qual ele age.
Segundo o texto constitucional, a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar:
Nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
Verdadeiro ou Falso:
As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
Verdadeiro.
Art. 37, §6º.
Fale acerca do princípio constitucional da moralidade administrativa.
- Impõe aos agentes uma atuação ética e honesta na gestão da coisa pública. Devem agir com probidade e boa-fé
Verdadeiro ou Falso:
Atos de improbidade administrativa importarão a perda da função pública e dos direitos políticos.
Falso.
Art. 37, §4º.
Importa na PERDA da função pública e SUSPENSÃO dos direitos políticos.
Fale acerca do princípio constitucional da publicidade.
Deve ser visto em suas duas acepções:
(1) A publicidade é REQUISITO DE EFICÁCIA dos atos administrativos que produzam efeitos externos ou que onerem o patrimônio público.
(2) Constitui exigência de TRANSPARÊNCIA, permitindo o controle pelos administrado.