5-Sub-Sistema de memória Flashcards
O que é a memória?
A memória é o componente de um sistema de computação cuja função é armazenar as informações que são (ou serão) manipuladas por este sistema, para que elas (as informações) possam ser prontamente recuperadas, quando necessário.
Quais são as duas ações da memória?
A primeira é a acção de guardar um elemento (ou um grupo de elementos), em computação esta acção é denominada armazenar, e a operação em si que é realizada para a consecução desta acção de armazenamento é chamada de escrita ou gravação (write).
A segunda é a acção de recuperação do elemento guardado (Ou grupo de elementos) para um determinado uso. Em computação, esta acção se denomina recuperar (retrieve), e a operação para realiza-la chama-se leitura (Read)
O que é uma célula ?
Uma célula é então um grupo de Bits tratado em conjunto pelo sistema, isto é, ele se move um bloco, como se fosse um único elemento, sendo identificado para efeito de armazenamento e transferência como uma unidade.
Como é constituído o sistema de memória?
RAM – Random Acess Memory (Memória de acesso Randómico ou Aleatório)
Cache – Responsável por acelerar a transferência de dados com o processador;
Registadores – Pequenos dispositivos de armazenamento existentes no interior dos processadores, com o propósito de armazenar individualmente dados, instruções ou endereços.
Dispositivos de armazenamento Secundário – Como Discos rígido, Discos sólidos, disquetes e CD.
Como é identificada cada célula?
cada célula da memória Principal (ou cada grupo de Bits (Bloco, Sector, etc) num sistema de computação, é identificado na sua criação por um número denominado endereço.
Quais são as duas operações realizadas numa memória?
📌A operação de escrita é naturalmente destrutiva, ou seja, ao armazenar-se um dado em uma célula o conteúdo anterior é destruído, visto que os bits que chegam são gravados por cima dos que estavam no local.
📌 A operação de leitura, cujo exemplo é apresentado na não deve ser destrutiva. Ela é, na realidade, uma ação de copiar um valor (dado ou informação) em outro local, permanecendo o mesmo valor no local de origem.
Quais são os parâmetros de memória?
Tempo de acesso - indica quanto tempo a memória gasta para colocar uma informação na
barra de dados após uma determinada posição ter sido endereçada.
Ciclo de memória - é o período de tempo decorrido entre duas operações sucessivas de acesso à memória, sejam de escrita ou de leitura.
Capacidade - é a quantidade de informação que pode ser armazenada em uma memória. Volatilidade — memórias podem ser do tipo volátil ou não-volátil. Uma memória não volátil
é a que retém a informação armazenada quando a energia elétrica é desligada.
Memória volátil é aquela que perde a informação armazenada quando o equipamento é desligado (interrupção de alimentação elétrica ou desligamento da chave ON/OFF do equipamento).
Tecnologia de fabricação — ao longo do tempo, diversas tecnologias vêm sendo desenvolvidas para a fabricação de memórias. Atualmente, algumas dessas tecnologias já são obsoletas, como as memórias de núcleo de ferrite (magnéticos), e outras ainda não têm uma aplicação comercial ampla, como as memórias de bolha
Temporalidade — trata-se de uma característica que indica o conceito de tempo de permanência da informação em um dado tipo de memória.
Custo — o custo de fabricação de uma memória é bastante variado em função de diversos fatores, entre os quais se pode mencionar principalmente a tecnologia de fabricação, que redunda em maior ou menor tempo de acesso, ciclo de memória, quantidade de bits em certo espaço físico e outros.
Hierarquia de memória
Registadores: Pequenos dispositivos de armazenamento existentes no interior dos processadores, com o propósito de armazenar individualmente dados, instruções ou endereços. É o elemento superior da pirâmide de memória, por possuir a maior velocidade de transferência dentro do sistema (menor tempo de acesso), menor capacidade de armazenamento e maior custo.
- Cache : Responsável por acelerar a transferência de dados com o processador;
- RAM: Random Acess Memory (Memória de acesso Randômico ou Aleatório)
- Dispositivos de armazenamento Secundário: Como Discos rígido, Discos sólidos, disquetes e CD. Na base da pirâmide encontra-se um tipo de memória com maior capacidade de armazenamento do que os outros tipos já descritos, menor custo byte armazenado e com tempos de acesso também superiores aos outros tipos.