12. Direito das Coisas Flashcards
CC, art. 1.196 a 1.510-E
Conforme o Código Civil, complete as lacunas abaixo:
Art. 1.258. Se a construção, feita parcialmente em solo próprio, invade solo alheio em proporção não superior ___________________, adquire o construtor de boa-fé a ____________ da parte do solo invadido, se o valor da construção exceder o dessa parte, e responde por _______________ que represente, também, o valor da área perdida e a ___________________ da área remanescente.
- à vigésima parte deste [ou seja, não superior a 5%];
- propriedade;
- indenização;
- desvalorização.
Contribuição de Tartuci:
- “Estamos diante de uma expropriação social da propriedade alheia gerando dever indenizatório, à semelhança da desapropriação indireta de bem particular feita pelo Poder Público.
- O construtor de boa-fé adquire a área prolongada, mas terá que indenizar o dono do prédio vizinho, cuja quantia abrangerá o valor da área perdida, a desvalorização da área remanescente e eventuais prejuízos experimentados pelo dono do prédio invadido”.
C ou E:
Aquele que semeia, planta ou edifica em terreno alheio perde, em proveito do proprietário, as sementes, plantas e construções; se procedeu de boa-fé, terá direito a indenização.
Certo! É a literalidade do art. 1.255 do CC.
Conforme o Código Civil, julgue certo ou errado:
Ao possuidor de má-fé serão ressarcidas somente as benfeitorias necessárias; não lhe assiste o direito de retenção pela importância destas, nem o de levantar as voluptuárias.
Certo! Literalidade do art. 1.220 do CC.
C ou E:
Os gestores de um fundo de investimento poderão ser subsidiariamente responsabilizados, desde que comprovada culpa ou dolo.
Errado o final, pois é dolo ou má-fé:
CC
Art. 1.368-E. Os fundos de investimento respondem diretamente pelas obrigações legais e contratuais por eles assumidas, e os prestadores de serviço não respondem por essas obrigações, mas respondem pelos prejuízos que causarem quando procederem com dolo ou má-fé.
C ou E:
Em um relação jurídica envolvendo a cobrança pela venda de um imóvel a 3 pessoas, a solidariedade pode ser presumida.
Errado! O CC expressamente o proíbe:
Art. 265. A solidariedade não se presume; resulta da lei ou da vontade das partes.
Como é extinta a hipoteca (6)?
[Mnemo: 3R EPAA]
Código Civil
Art. 1.499. A hipoteca extingue-se:
I - pela extinção da obrigação principal;
II - pelo perecimento da coisa;
III - pela resolução da propriedade;
IV - pela renúncia do credor;
V - pela remição;
VI - pela arrematação ou adjudicação.
C ou E:
A propriedade do solo abrange, pelo princípio da atração jurídica, as jazidas, as minas e os demais recursos minerais.
Errado!
CC
Art. 1.230. A propriedade do solo não abrange as jazidas, minas e demais recursos minerais, os potenciais de energia hidráulica, os monumentos arqueológicos e outros bens referidos por leis especiais.
C ou E:
Aquele que exercer, por 2 anos ininterruptamente e sem oposição, posse direta, com exclusividade, sobre imóvel urbano de até 200m² cuja propriedade divida com ex-cônjuge ou ex-companheiro que abandonou o lar, utilizando-o para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio integral, ainda que seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural, desde que tenha o mesmo limite quanto à extensão.
Errado! Conforme o art. 1.240-A do CC há 2 erros:
- A área é de até 250m²; e,
- desde que NÃO seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.